Como é o Projeto Hippocampus em Porto de Galinhas

Depois de tantas praias, já era hora de conhecer um lugar diferente em Porto de Galinhas. Conhecido como um berçário de cavalos-marinhos, o Projeto Hippocampus é um passeio legal para fazer com crianças, mas que pode interessar a todo mundo.

O Projeto Hippocampus fica perto do centro turístico de vila, e quem está numa dessas pousadas bem localizadas, pode até ir a pé. É uma boa atividade a qualquer momento, mas especialmente em dias de chuva em Porto de Galinhas.

  • Preço do ingresso: R$ 20 para adultos, R$ 10 para crianças e idosos.
  • Funcionamento: todos os dias, das 9h às 12h50 e das 14h30 às 16h50
  • Site oficial: http://projetohippocampus.org/site/

Por dentro do Projeto Hippocampus

Não espere encontrar um grande aquário padrão Disney. É um local simples, numa casa com um bonito jardim. O espaço de visitação quase todo se resume a uma sala com pequenos aquários, onde estão cavalos-marinhos reprodutores e filhotes. Me pareceu muito bem cuidado. As funcionárias no local, imagino que biólogas, são simpáticas e têm respostas para todas as perguntas dos visitantes.

Berçário para repovoamento dos mangues

É interessante ver os cavalos-marinhos bebês. Parecem ciscos flutuando na água, já com o formato característico. Num outro aquário, espécimes jovens. Também podemos ver exemplares em gestação. Os cavalos-marinhos correm risco de extinção, especialmente na região de Porto de Galinhas, onde os mangues, seu hábitat natural, estão sendo destruídos para a construção de resorts. O que só aumenta a importância desse trabalho de repovoamento.

O Projeto Hippocampus ainda funciona como casa de recuperação para animais machucados. Lá estão lagostas, moreias e outras espécies marinhas em tratamento, para depois serem devolvidos à natureza.

Na saída da sala, tem uma loja de presentes, com camisetas, canecas e outros produtos personalizados.

Estágios da evolução na vida de um cavalo-marinho
Cavalo-Marinho no Projeto Hippocampus de Porto de Galinhas

Amphiprion ocellaris, o Peixe-Palhação, como o Nemo do filme.

Vale a pena visitar o Projeto Hippocampus?

Sim. Primeiro, por ser um passeio legal, relativamente barato e de muito aprendizado sobre o cavalo-marinho e outras espécies da região. Em segundo lugar, por estarmos contribuindo com essa iniciativa de recuperação e repovoamento de espécies.

A visita toda dura no máximo uma hora. Crianças pequenas já se interessam. Como o local é pequeno e plano, sem escadarias, rampas e outros obstáculos, também é um passeio bom para pessoas com mobilidade reduzida, idosos e para qualquer um cansado das piscinas naturais.

Confira outras dicas de Porto de Galinhas aqui no blog. E boa viagem!

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *