Quando viajar para Fortaleza (melhor época)

Planejar quando ir para Fortaleza é essencial para quem gosta de ter garantia de sol e clima de praia. Assim como em todo o litoral do Ceará, a época de chuvas em Fortaleza vai de janeiro a junho. E a considerada  melhor época é entre julho e dezembro . Mas cada mês tem suas particularidades, médias de temperaturas e outros detalhes.

Lembro até de uma campanha da Secretaria de Turismo do Ceará, que prometia indenizar o turista que enfrentasse mais de dois dias de chuvas durante sua estadia na capital. A regra valia para viagens de agosto a dezembro, e chuvas entre 11h e 16h.

Devido à proximidade com a capital, essas mesmas dicas valem para entender quando ir para Cumbuco, Aquiraz, Morro Branco e outras praias do Ceará. Afinal, qual a melhor época em Fortaleza? Entenda.

Quando ir para Fortaleza, Ceará

O litoral do Ceará está na zona do chamado clima Tropical. Essa região se caracteriza por duas estações bem definidas:

  • Inverno, com poucas chuvas e clima seco devido às longas estiagens. Vai de julho a dezembro.
  • Verão, época de muitas chuvas e clima quente e úmido. Vai de janeiro a junho.

Temperaturas em Fortaleza

Poucas cidades no Brasil tem as temperaturas tão estáveis quanto Fortaleza. De janeiro a dezembro, as mínimas médias ficam por volta dos 23 ºC e as máximas médias em torno de 30 ºC. Dificilmente você vai precisar levar roupa de frio para Fortaleza.

As temperaturas máximas absolutas costumam ultrapassar os 34 ºC apenas nos meses de novembro, dezembro e janeiro. Já os meses de temperaturas mais amenas são maio, junho e julho.

Melhor época em Fortaleza

Como as maiores atrações do Ceará e de Fortaleza são as praias, você já viu que a época mais indicada para viajar é no segundo semestre.

Entre esses meses, julho apresenta a maior probabilidade de chuvas. Em segundo lugar vem dezembro. Mas isso não significa que vai chover na sua viagem. Foi justamente nesses dois meses que já viajei ao Ceará. Em Fortaleza e Cumbuco não peguei uma gota de chuva. Em Jericoacoara, cheguei a ver o céu nublado e caiu um chuvisco, mas nada que estragasse a viagem.

Agora, se você viajar em agosto, setembro, outubro e novembro, pode se preparar para ficar o dia inteiro na praia, porque a chance de chuva, especialmente de chuva forte e duradoura, tende a ZERO.

Quando NÃO ir para Fortaleza – Época mais chuvosa

No primeiro semestre do ano é quando chove mais na região de Fortaleza. Mas isso não significa que cai aquele aguaceiro todos os dias. É possível ter lindos dias de sol nessa época, o que é mais provável que aconteça nos meses de janeiro, maio e junho.

Sabe aquelas notícias de alagamento e mar revirado em Fortaleza? Repare que a maioria delas é nos meses de fevereiro, março e abril. Em maio também chove bastante. São justamente esses meses, historicamente, os mais chuvosos em Fortaleza.

Então, se puder ser flexível na sua viagem, evite esses meses. Basta procurar notícias de tempo ruim na capital e conferir a data da publicação.

Por exemplo, a maior chuva do ano foi em março e essa ressaca foi em fevereiro. Mas sempre lembre-se que o tempo é imprevisível.

Opinião pessoal – Melhores meses para viajar a Fortaleza

Não descarte totalmente o primeiro semestre. Em janeiro e junho costuma chover pouco e as temperaturas são mais agradáveis do que no verão. Se quer encontrar as  praias mais tranquilas e promoções nos hotéis, junho é a melhor escolha  da baixa temporada.

Em julho, mês de férias e início do verão, é altíssima temporada, com voos e hotéis mais caros do que o normal. Pra piorar, ainda é quando tradicionalmente acontece o Fortal, grande evento de axé e pessoas de abadá.

E sobra todo o restante do ano com um excelente clima de praia em Fortaleza e em todo o litoral do Ceará. Então não se preocupe com chuvas, apenas com os demais planejamentos da sua viagem. E para isso você tem todas as dicas aqui no blog.

Veja dicas Dicas de Fortaleza aqui no blog e organize melhor sua viagem.


Fontes: para as pesquisas de temperaturas, registros históricos de chuvas e clima em Fortaleza, foram consultados os sites Climate-DataINMET.

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *