Quando cheguei na vila da Praia do Rosa, me perdi em labirintos de ruas esburacadas de terra, cheias de pousadas mal sinalizadas. Aí tive certeza: precisava me hospedar no Centrinho do Rosa, região mais urbanizada da vila e perto do Pontal Sul da praia.

Parei para almoçar, abri o Booking e encontrei a Warung Guest House, indicada como a pousada mais barata da Praia do Rosa naquele sábado. Por sorte ela ficava no centro, a poucos passos de onde eu estava. Fui andando até lá.

O lugar é realmente muito central. Ocupa um lote grande, com vários sobrados de madeira. Quem me recebeu foi o Thiago, responsável pela pousada.

(Passei pelo Rosa no meu roteiro pelo litoral de Santa Catarina, quando fui também para Garopaba, Guarda do Embaú, Floripa, Bombinhas, Balneário Camboriú e outras praias)

Pousada, Hostel e Casa de temporada

A Warung Guest House é um pouco de tudo, depende de quem reserva. É possível, por exemplo, alugar um sobrado inteiro. O que eu fiquei tem 3 quartos, varandas, cozinhas e 2 banheiros. Se for em turma grande, é a melhor pedida.

Mas pra quem viaja sozinho, como eu fui, o local também é uma boa. Fiquei em um quarto de casal, pequeno e com duas janelas. Todo de madeira, do chão às paredes, sem banheiro. Tem quartos ainda mais baratos lá, com beliches. Os banheiros são compartilhados, mas como eu era o único hóspede, não sei dizer se tem espera e piso molhado em alta temporada.

Perto da praia e dos restaurantes do centrinho do Rosa

Mobilidade não é o forte da Praia do Rosa. Ruas esburacadas, falta de sinalização e motoristas bêbados acelerando em ruas estreitas. Essa pelo menos foi a realidade quando estive lá, de domingo para segunda.

Por isso a localização da Warung é excelente, afinal os melhores restaurantes e supermercado estão a poucos passos da pousada. O pontal sul da Praia do Rosa, o lado mais agitado, também está perto. Aliás, acho que a Warung é uma das pousadas baratas da Praia do Rosa mais próximas do mar. Em dias de praia cheia de gente, é melhor ir andando do que gastar tempo e dinheiro procurando vaga pra estacionar.

Quarto, cozinha, garagem e cachorro

Aqui vão as fotos (com a lente embaçada de maresia) que fiz da Pousada e Hostel Warung. Mesmo com a qualidade ruim dá pra ver o aconchegante quarto de madeira, a grande cozinha e o gramado. Fotografei também um dos cachorros que moram na pousada. Aliás, eles aceitam animais de estimação, o que eu valorizo muito.

Um dos simpáticos cachorros da Pousada Warung, na Praia do Rosa
Varanda com rede na Warung Pousada
Quarto de casal na Warung Pousada
Cama da Warung Pousada
Área comum na Warung Pousada
Entrada, garagem e telefone da Warung Pousada, no centrinho da Praia do Rosa
Cozinha compartilhada na Pousada Warung

 

E aí, vale a hospedam na Warung Pousada?

Eu cheguei sabendo que não era um hotel, que não tinha café da manhã e que, pelo preço, não poderia esperar nenhum luxo ou mimo. Então, foi uma experiência positiva. Por R$ 70, ter quarto privativo, garagem e estar próximo da praia e dos restaurantes é um bom custo-benefício na Praia do Rosa.

Pontos negativos

  1. Os banheiros estavam sem papel higiênico. Quando percebi já era tarde e estava tudo escuro na casa do responsável pela pousada.
  2. Taxa de toalha. Eles cobram R$ 5 pelo “aluguel da toalha” e isso não é informado na página do Booking ou na hora do checkin.
  3. Frio polar! O vento estava forte e gelado. E a pousada, de madeira, tem vários furos nas paredes. Impossível vedar o quarto. E como tinha apenas uma coberta, precisei dormir de calça jeans e ainda assim passei frio.

Pontos positivos:

  1. Perto da praia e dos restaurantes, no melhor lugar do centrinho do Rosa.
  2. O responsável pela pousada é bastante solícito. Conhece bem as praias da região e dá muitas dicas. Foi ele que me indicou a Praia do Luz, que já é minha favorita no sul do estado.
  3. Clima natural, cachorros, árvores e silêncio pra dormir.
Para planejar sua viagem:  
  1. Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  2. Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  3. RentCars: aluguel de carro pelo menor preço nas principais locadoras do mundo
Viaje com descontos:
  1. 100 reais de desconto no Airbnb
  2. 5% ou mais de desconto em Seguro Viagem
Autor

Criador e editor-chefe do Buenas Dicas. Contato: nivaldo@buenasdicas.com

1 Comment

  1. Adoramos a matéria no seu blog!!

    Obrigada por ser tão cuidadoso ao falar da nossa pequena pousada.

    Sobre a falta de papel higiênico foi uma grande falha nossa e hoje nos policiamos muito, para que não volte a acontecer!!!

    Vibrações positivas!!!!!!

    Warung Guest House

Escreva seu comentário