Planejamento de viagem

Como gastar menos dados em ligações de Whatsapp

Sabia que uma ligação de voz no Whatsapp gasta menos dados do que a gente imagina? E que é possível gastar ainda menos? O que é muito útil em viagens internacionais. Saiba como fazer isso.
Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Fazer ligação pelo WhatsApp é cada vez mais comum. Principalmente em viagens ao exterior. Mas aí surgem algumas dúvidas, tipo:

  • Ligar pelo WhatsApp (voz ou vídeo) gasta muitos dados?
  • Ligar pelo WhatsApp vai acabar com meu pacote de dados?
  • Tem como economizar dados em ligações pelo WhatsApp?

Vou responder tudo isso de uma vez só e ainda vou explicar como configurar seu WhatsApp para economizar dados em ligações, o que é muito útil em viagens internacionais, quando dependemos de sinal de wi-fi, geralmente ruim, ou de chip internacional.

Quanto uma ligação de áudio via WhatsApp consome de dados?

Segundo artigo do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC), o WhatsApp é o aplicativo mais econômico nesse quesito, à frente de concorrentes como FaceTime, Viber e Google Hangouts. Em testes realizados, uma ligação de voz no WhatsApp no 3G consumiu cerca de 500 KB por minuto. O que é muito menos do que o Instagram, por exemplo, que gasta cerca de 8 MB a cada 20 fotos carregadas.

Então quanto tempo poderei falar pelo WhatsApp no exterior?

Por exemplo, um plano de dados internacional de 30 dias para a Europa, da empresa Chip de Viagem, atualmente oferece 12 GB. Considerando que você vá utilizar seu pacote apenas para ligações pelo WhatsApp, com o consumo de 500 KB por minutos, você poderá falar 400 HORAS ao telefone. O que dá mais de 16 dias em tempo integral. Resumindo, pode falar até cair a orelha.

  • 1 minuto de ligação = 500 KB de dados
  • 1 hora de ligação = 30 mil KB ou 30 MB de dados
  • 1 dia (24 horas de ligação) = 720 MB
  • 16 dias de ligação sem parar = 11.520 MB ou 11.25 GB
  • Você é matemático? Sou de humanas e posso ter errado alguma conta. Corrijam-me se tiver erros.

Mas tem como economizar?

Ninguém vai usar celular e WhatsApp no exterior apenas para ligações de voz. Afinal a gente também assiste vídeos no Youtube, stories do Instagram e outras coisas que gastam muitos dados. Além de ligações de vídeo pelo próprio WhatsApp. Então pode ser útil economizar nas ligações. E tem como fazer isso, num recurso oferecido pelo próprio aplicativo.

Como economizar dados de WhatsApp em ligações – Passo-a-passo

Não tem mistério. Basta abrir seu aplicativo WhatsApp e clicar em AJUSTES. Aí você verá a opção USO DE DADOS E ARMAZENAMENTO. Dentro dessa área, a primeira opção é REDUZIR USO DE DADOS, que você deve ativar. Esses nomes e as telas abaixo são do aplicativo IOS para Iphone. No Android, a nomenclatura e os locais podem ser um pouco diferentes.

Veja mais dicas para economizar na viagem

Viajar com tudo reservado é bem melhor
  • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  • RentCars: aluguel de carro pelo menor preço em dezenas de países
  • Chip Internacional: internet no celular em qualquer lugar do mundo

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

Criador e principal editor do Buenas Dicas, o blog do viajante inteligente (que é você 😄). Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

Comentários