Bahia

O que fazer em Caraíva: 7 lugares imperdíveis

A praia mais bonita. O restaurante mais gostoso. Aquele passeio obrigatório. Está tudo aqui.

Ninguém é obrigado a fazer nada em Caraíva além de descansar. Mas se você busca atividades legais, pontos turísticos e outras coisas para curtir, veja algumas das melhores programações nessas dicas sobre o que fazer em Caraíva.

Aqui você descobre o que fazer de melhor em Caraíva e região, aproveitando sua natureza exuberante, o charme da vila, a excelente gastronomia e a vida noturna.

E antes que alguém me pergunte o que fazer em Caraíva em 1 dia, eu já respondo: fique mais tempo! Apesar de ser possível fazer o bate e volta de Arraial, Trancoso e Porto Seguro, evite essa correria, em que dá tempo no máximo de olhar o centrinho e conhecer a praia principal.

Veja também: Preços e quanto gastar em Caraíva

Dicas de Caraíva: planejamento da viagem

Antes de viajar e traçar seu roteiro, é preciso entender também algumas informações básicas, que vão impactar bastante nos seus dias em Caraíva.

Melhor época em Caraíva

Os meses menos chuvosos e portanto mais indicados para viajar a Caraíva, são, nesta ordem:  janeiro, fevereiro, março e agosto . Mas, mesmo em outros meses, dá pra curtir bons dias de sol. Tem todos os detalhes, inclusive com médias de temperaturas, nas dicas de Quando ir para o sul da Bahia. E se o tempo fechar, não tem muito o que fazer em Caraíva com chuva, a não ser ficar na pousada. Lembre-se: as ruas são de areia e quase tudo fica a céu aberto

Quantos dias ficar em Caraíva

Se a ideia é apenas fazer os principais passeios de Caraíva, um roteiro de 4 dias e 3 noites é o suficiente. Nesse período dá pra curtir um dia na Praia do Espelho, outro dia em Ponta do Corumbau e nas horas vagas curtir o centrinho e a praia da Barra de Caraíva. Se ficar mais tempo, poderá conhecer praias diferentes e curtir a vila com mais calma.

Qual o aeroporto mais próximo de Caraíva

O Aeroporto de Porto Seguro é o que fica mais perto de Caraíva, a cerca de 60 km de distância, e recebe voos comerciais vindos das principais cidades do Brasil. De lá, recomendo ir de táxi até a balsa e do outro lado, em Arraial d’Ajuda, pegar uma van para Caraíva. Nas dicas de como chegar em Caraíva tem todos os detalhes sobre transporte.

Dicas de hospedagem em Caraíva

Localização é tudo em Caraíva. O que você prefere? Se quer ficar perto dos restaurantes, saídas para passeios e lojinhas, escolha uma pousada no centrinho de Caraíva, como a Pousada Aiuruoca. Ou você pode escolher uma pousada na praia, pé na areia mesmo, mas vai perder em logística. Tem mais dicas de pousadas no guia Onde ficar em Caraíva, aqui no blog mesmo.

Dinheiro e cartão de crédito

Em Caraíva não tem bancos ou caixas eletrônicos. Muitos lugares aceitam cartão de crédito, como os principais restaurantes e barracas de praias, como Espelho e Ponta do Corumbau. Mas  o sinal é ruim e muitas vezes a maquininha não funciona . Nos passeios que fiz, aceitavam somente dinheiro em espécie.

O que fazer em Caraíva: praias, pontos turísticos e atividades

Na minha viagem para Caraíva, acho que consegui conhecer as principais atrações da vila num roteiro super enxuto. Obviamente não vi tudo, mas foi o suficiente para selecionar o que realmente vale a pena fazer e visitar.

Para informações ainda mais completas, consulte os assuntos relacionados nas principais atrações. E aproveite essa seleção com locais escolhidos a dedo.

1. Barra de Caraíva, a praia principal da vila

A Barra de Caraíva é onde ficam as duas principais praias da vila. É a ponta da península. De um lado está a praia de mar aberto e ondas fortes, do outro lado está a tranquila praia do rio. Fica a cerca de 10 minutos de caminhada do centrinho da vila.

No local tem cadeiras com guarda-sol à moda de Caraíva e alguns bares que servem petiscos e bebidas. Se não quiser fazer mais nada em Caraíva, pode só ficar nessa praia que tá tudo bem.

Ela faz parte da nossa lista com a melhores praias de Caraíva, onde você encontra informações mais detalhadas.

2. Centro de Caraíva, onde ficam mercados e lojinhas

Apesar da  falta de iluminação pública e de ainda ter ruas de areia , Caraíva tem um centrinho turístico bem estruturado, com lojas, mercados, padarias e restaurantes.

Nenhum roteiro em Caraíva é completo sem uma boa volta no centro da vila, cuja rua principal fica na orla do rio. Nessa mesma rua acontece o desembarque da canoa que faz a travessia do rio, então, além do comércio, sempre tem o movimento de quem chega ou vai embora.

3. Vida noturna – Qual o melhor forró de Caraíva?

Sim, tem o que fazer em Caraíva à noite. Balada não é seu forte, mas a vila tem boas opções de vida noturna pro pessoal mais animado. Mas o ritmo é um só, o forró pé serra. Em Caraíva tem dois locais especializados no assunto: o Forró do Pelé e o Forró do Ouriço, ambos na rua principal. Ao som de bandas regionais, as festas vão até altas horas.

Se prefere curtir sentado, fique nos bares mesmo. Um dos mais animados é o bar Toca do Siri. Também no centrinho, a pequena galeria Beco da Lua costuma ter música ao vivo, que vai muito bem acompanhada dos drinques servidos em seus bares.

4. Gastronomia – Onde comer em Caraíva?

Ainda falando sobre o que fazer em Caraíva na região central da vila, aproveite para conhecer alguns restaurantes. Num trecho de apenas 200 metros, estão os principais restaurantes e lugares alternativos para comer.

Por exemplo, lado a lado estão o Patioba e o Restaurante Beira Rio, ambos de clima descontraído e cardápio com ótimos peixes e frutos do mar. Se a ideia é gastar pouco, recomendo o Acarajé da Paty, um quiosque com mesas sob a sombra das árvores.

E não falta diversidade culinária em Caraíva. Se quiser sair um pouco do cardápio baiano, na vila também tem uma lanchonete árabe, a Esfiha Caraíva, além de sofisticados restaurantes de comida italiana, cachaçarias, pizzarias e até um restaurante vegetariano. Pra finalizar, não se esqueça de provar o famoso Pastel de Arraia no Boteco do Pará.

5. Praia do Espelho

Recentemente eleita como uma das praias mais bonitas do Brasil, a Praia do Espelho fica pertinho de Caraíva. Você pode ir até lá de carro, de lancha ou pé, pela famosa trilha que passa também pela praia do Satu e tem cerca de duas horas de duração.

Já comentei que a Praia do Espelho é um dos melhores passeios de Caraíva e algo realmente indispensável na sua viagem. A praia é realmente linda, de águas tranquilas, sendo ótima para banhistas. E os restaurantes, apesar de um pouco caros, oferecem cardápio regional e uma das melhores vistas da Bahia.

E se gostar muito da Praia do Espelho e quiser ficar por lá, saiba que tem boas pousadas pé na areia. Mas o movimento e a estrutura não se comparam a Caraíva.

6. Ponta do Corumbau

Se tem uma praia que me agradou mais do que Espelho e própria Barra de Caraíva, foi Ponta do Corumbau. O mar em diferentes tons de azul, as águas mornas e as ondas leves compõem o cenário desse paraíso baiano.

A estrutura é básica, com algumas tendas de restaurantes à beira mar. A melhor forma de chegar lá é de buggy, num passeio bate e volta que parte todos os dias do centrinho de Caraíva. Definitivamente um programa imperdível.

7. A casa mais famosa de Caraíva

Nenhuma viagem para Caraíva fica completa sem uma foto nessa simpática casinha verde. Pintada com a frase “Sorria, você está em Caraíva”, ela se tornou um símbolo da vila. Sem dúvidas é um dos lugares mais conhecidos e um dos principais pontos turísticos de Caraíva.

Ela não fica na Rua Principal. Para encontrar a casa verde, é preciso sair da parte mais central da vila. A casinha está localizada na Rua do Cruzeiro, que liga a orla do rio e a praia.

Veja a localização exata da casinha no mapa, onde ela está registrada como Caraíva Republic. Depois siga até a praia e curta um tempo num dos bares mais animados da vila, pé na areia, na Pousada Coco Brasil.

O que fazer em Caraíva em 4 dias – Roteiro para 3, 4 ou 5 dias de viagem

Como falei no início, acho que 3 noites é o tempo mínimo para ficar em Caraíva. Dessa forma, temos 2 dias inteiros em Caraíva, o que possibilita realizar os principais passeios. Nos meios períodos restantes, realize as atividades centrais. Ou fique um dia a mais para curtir com calma a vila, como em minha sugestão de roteiro de 5 dias em Caraíva:

  • Dia 1 – Voo para Porto Seguro, van para Caraíva. Procure chegar antes de anoitecer, para encontrar sua pousadas com ajuda da luz do dia e depois sair para jantar no centrinho,
  • Dia 2 – Manhã na praia da Barra de Caraíva. Almoce no centro e organize os passeios do dia seguinte. Caminhe pela vila e volte para a praia. Noite no Forró do Pelé.
  • Dia 3 – Passeio de lancha para a Praia de Satu e Praia do Espelho. Saída cedo, retorno no meio da tarde. Dá pra curtir o pôr-do-sol na Barra de Caraíva.
  • Dia 4 – Passeio de buggy para a praia de Ponta do Corumbau. Dia inteiro, retorno no fim da tarde.
  • Dia 5 – Aproveite a manhã para comprar lembranças, como artesanatos indígenas, e retorne para Arraial d’Ajuda ou Porto Seguro.

Como planejar sua viagem para Caraíva

Estas aqui foram dicas rápidas para você ter uma primeira ideia do que fazer em Caraíva e dar aquele pontapé inicial no seu roteiro. Mas é importante coletar ainda mais informações para planejar uma viagem sem erro, evitando ao máximo imprevistos.

Por isso sugiro também ler nossas dicas específicas, que vão ajudar você a se decidir, calcular gastos e organizar todos os detalhes da viagem. Confira o que mais é importante saber sobre Caraíva e região:

Viajar com tudo reservado é bem melhor
      • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
      • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
      • Touron: ingressos e tours em Buenos Aires e em todo o Brasil
      • Confidence: compra de moedas e cartão pré-pago internacional

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

→ Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguro Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem → Acesse o Airbnb por esse link e ganhe mais de  R$ 150 em crédito  de hospedagem se ainda não for cadastrado. → Chip internacional de dados e voz com  15% de desconto  se usar o cupom CHIPMAISBARATO.

Criador e editor do Buenas Dicas, o blog de viagem super sincero. Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

Comentários