Vila Núbia: vale a pena maltratar crocodilos e camelos no Egito?

Um dos lugares mais visitados no sul do Egito é a Vila Núbia, vilarejo na margem do Rio Nilo. O local é ocupado pelos núbios, conhecidos por serem a civilização mais antiga da África.

Mas, sem questionar sua importância histórica, já adianto que minha experiência como turista ocidental na Vila Núbia foi um tanto perturbadora. O principal motivo? Os maus tratos aos animais.

Por isso, recomendo que você preste atenção quando agências de viagem e blogs disserem que a Vila Núbia é um passeio imperdível. Fique atento às nossas dicas.

Tudo sobre o passeio à Vila Núbia

A Vila Núbia fica a 50 minutos de carro de Assuã. Mas o trajeto é menor e mais agradável pelas água do Rio Nilo. Por isso, quase todo mundo chega lá de barco.

Durante o Cruzeiro no Rio Nilo, o tour para a Vila Núbia foi o primeiro passeio que fizemos. Começou bem, mas terminou com uma sensação de indignação.

Preço do passeio à Vila Núbia

Esse tour é vendido por praticamente todas as agências de viagem do Egito. A média de preços varia de 50 a 100 dólares. Depende de onde você compra, do tipo da embarcação e se é um tour em grupo ou privado.

Comprei por 60 dólares diretamente com a agência que montou meu roteiro. Mas também é possível reservar o tour em agências multinacionais, na mesma média de preços, por exemplo, neste site parceiro do blog: Passeio de barco até a Vila Núbia.

A duração do passeio todo, contando ida e volta e paradas na Praia do Rio Nilo e na Vila Núbia, foi de cerca de 3 horas. Saímos no meio da tarde e chegamos de volta ao navio junto ao pôr do sol.

Como chegar à Vila Núbia

Em Aswan, entramos numa embarcação confortável e decorada em estilo árabe. A bordo, apenas o meu grupo de brasileiros, nosso guia egiptólogo e a tripulação.

No caminho, fizemos uma parada numa praia do Rio Nilo, onde estavam dezenas de outros barcos turísticos. Alguns turistas se encorajaram a nadar nas águas geladas do rio.

Seguimos a navegação, entre as paisagens pitorescas do vale fértil do Rio Nilo, e atracamos em frente à Vila Núbia. Não cronometrei, mas o deslocamento todo, incluindo a parada na praia, levou menos de uma hora.

Como é a Vila Núbia

Subindo a rua principal da Vila Núbia, a primeira impressão que tive foi me lembrar de algumas vilas de praia do Nordeste do Brasil. Uma coisa assim meio Jericoacoara, meio Trancoso.

Rua de terra, cercada por lojinhas e tendas com artigos multicoloridos à venda.

Coloridas também são as casas. Mas apenas na rua principal e no pequeno eixo turístico, que compreende também algumas ruelas adjacentes.

Além dessa parte pra turista ver, a Vila Núbia é um lugar muito pobre, com casebres comuns, por onde apenas os moradores circulam.

Não vi nenhum turista tentando conhecer a real Vila Núbia. Tentei adentrar na parte residencial, mas começaram a falar em árabe comigo. Na dúvida, recuei. E nosso guia sequer falou sobre a vila.

O que fazer na Vila Núbia

Além de fazer compras, negociando à exaustão para não ser enganado, o turista comum na Vila Núbia é incentivado a maltratar os animais.

As principais vítimas são os jacarés. Ou melhor, os crocodilos do Rio Nilo. Mas também é possível maltratar os camelos.

Maltratar crocodilos

Temido desde os tempos do Antigo Egito e cultuado pelos faraós e seus súditos, o Crocodilo-do-nilo é explorado em vida e morte na Vila Núbia.

Desde filhotes, os crocodilos passam o dia com a boca amarrada. Assim, eles podem ser alisados pelos turistas. Alguns, se arriscam e seguram os crocodilos em mãos. Claro, quanto maior a interação, maior o preço a se pagar.

Reparamos que o crocodilo, esse da foto acima, não tinha língua. Pelo que entendemos das palavras do “domador”, isso é comum, pois eles decepam as próprias línguas tentando abrir a boca.

Enquanto não estão posando para fotos com pessoas, os “jacarés” ficam numa pequena caixa, ali mesmo, embolados uns aos outros.

Os influencers patrocinados acham tudo lindo. Mas há quem concorde comigo.

Lendo avaliações de turistas sites de viagem, inclusive em plataformas de reservas de passeios, encontrei muitas opiniões negativas sobre o vilarejo. Esta aqui, por exemplo:

“Fiquei chocado e chateado ao ver um crocodilo dócil na minúscula cela de concreto de uma casa núbia. Este animal claramente não consegue correr, nadar, tomar sol ou interagir com qualquer outro crocodilo. Há espaço suficiente para o crocodilo se virar, mas isso é tudo! Que longa existência cruel e horrível! Além disso, testemunhamos 2 guias de grupos de turistas pegando um pedaço de pau e cutucando repetidamente o pobre crocodilo! Os proprietários da casa permitem isso claramente, pois nada foi dito”.

Maltratar camelos

Os camelos do Egito, que na verdade são dromedários, pois possuem apenas uma corcova, são os animais mais maltratados do deserto do Saara.

Na Vila Núbia não é diferente.

Assim como nas Pirâmides, os camelos são utilizados para passeios com turistas.

São animais imensos, bem maiores do que cavalos. Montados por crianças locais e turistas sem experiência alguma, eles circulam pelas ruas estreitas da Vila Núbia.

Reparei que os camelos dali estavam cheios de cicatrizes, principalmente no rosto.

Seus “adestradores” não se importam em bater nos camelos na frente dos turistas. Os animais precisam se deitar para a montaria de quem paga pelo tour.

Mesmo na rua principal da Vila Núbia, os animais circulam quase a galope, numa velocidade perigosa para os pedestres, que precisam se proteger nas lojas para dar passagem às tropas.

Depoimento de outro viajante:

“Vi crianças de uns 7 e 8 anos correndo com os camelos nas ruas estreitas da vila, o que torna a caminhada muito perigosa, pois você pode ser morto acidentalmente por um camelo!”.

Saborear uma Coca-Cola gelada

Pra finalizar no melhor estilo Tour Cilada pra Gringo, a visita termina com um lanche servido ao lado do pote de crocodilos.

Ali, sentados num banco de madeira sob a tenda núbia, saboreamos um petisco, que se não me engano era um bolo de milho, e recebemos latas de coca-cola.

Estava tudo incluído no pacote do passeio.

“Mas é a cultura deles”

O povo núbio é conhecido há milênios por domar crocodilos. Inclusive, assisti a vídeos que parecem sérios, focados em realmente mostrar essa cultura.

Mas o que é exibido no tour à Vila Núbia não é nada histórico ou cultural. Parece um show de horrores. É o puro Turismo Cruel.

Muitos moradores da vila provavelmente dependem do turismo. Aliás, a indústria do turismo é a principal fonte de renda do Egito. Por isso mesmo, eles deveriam repensar a forma de lucrar.

Tenho certeza que existe muito a ser mostrado e comercializado na Vila Núbia além do sofrimento dos animais.

Mas, infelizmente, enquanto tiver gente disposta a pagar para maltratar jacarés e camelos, haverá quem venda esses serviços.

Vale a pena visitar a Vila Núbia

Depende.

O trajeto de barco até a Vila Núbia foi uma das melhores partes da viagem ao sul do Egito. Apesar de ter como finalidade o deslocamento, a navegação foi um excelente passeio. Foi assim que pudemos ver de perto as margens do Rio Nilo. Também foi interessante fazer a parada numa praia de água doce.

Mas a Vila Núbia em si é uma cilada pra turista.

Claro, viajantes menos experientes vão se encantar. Afinal, as casinhas coloridas são fotogênicas e a “interação” com crocodilos e camelos pode valer muitas curtidas no Instagram.

Mas não vimos nada de história real na Vila Núbia. Mesmo com um guia turístico egiptólogo conosco, o passeio foi pobre em curiosidades. Além da exploração aos animais e da coquinha gelada, só restaram as fotos.

Fotos da Vila Núbia

Abaixo, algumas fotos que tirei durante o tour à Vila Núbia, incluindo o barco, a parada na praia do Rio Nilo e as ruas da Vila Núbia.

Camelos no deserto do Saara, em praia do Rio Nilo, no caminho para a Vila Núbia
Praia do Rio Nilo
Praia do Rio Nilo
Píer da Vila Núbia, onde chegam os barcos com turistas
Nosso barco em Aswan, rumo à Vila Núbia
Barco turístico em Aswan, a caminho da Vila Núbia
Vila Núbia, Egito
Rua principal da Vila Núbia. Lojas de tapetes e souvenires
Letreiro turístico na Vila Núbia
Loja de tecidos e especiarias egípcias na Vila Núbia
Crocodilo empalhado na Vila Núbia
Terraço na Vila Núbia com vista para o Rio Nilo
Estátuas de deuses do Egito na Vila Núbia
Crododilos empalhados de enfeite na Vila Núbia
Estátua de gato na Vila Núbia
Lojas na rua principal da Vila Núbia
Tendas de comerciantes núbios
Crocodilo empalhado na Vila Núbia
Hora de ir embora da Vila Núbia

Boa viagem! Se resolver visitar a Vila Núbia, siga as dicas e seja menos um a maltratar os animais.


Continue planejando sua viagem ao Egito

Além das dicas sobre a visita à Vila Núbia, aqui no blog você também encontra:

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 Comentários

  1. Nivaldo, parabéns pelo post e pela reflexão que traz. Também evito esse tipo de turismo e a sua dica foi boa para pensar sobre o passeio oferecido pela agência. Fiquei apenas com uma dúvida: você fez o passeio de felucca? Não seria parecido com esse passeio de barco que você fez e que realmente gostou? Obrigada desde já!

    1. Oi Leila. Fui num barco convencional, a motor, ele aparece numa das fotos aqui no post. Infelizmente só descobri que existia felucca depois que voltei do Egito, então perdi a chance…

      Se tiver o passeio só pra andar de feluca, sem a Vila Núbia, deve valer a pena.

      Boa viagem.

  2. Parabéns pela postagem. Inacreditável as pessoas patrocinarem esse turismo cruel. Os núbios têm tanta importância histórica e riqueza cultural pra conhecermos, pra quê o turista perde tempo alisando crocodilos maltrados?

    1. Obrigado, Jessi! Fico feliz de mais pessoas também pensarem com carinho no turismo sustentável e evitarem essas ciladas.