Duas ruas concentram o conjunto arquitetônico mais bonito de Santiago. Estou falando da Rua Paris e da Rua Londres, que se cruzam e formam o pequeno bairro Paris-Londres. Com localização estratégica, ao lado do centro e de uma estação de metrô, o bairro se encaixa em qualquer roteiro (e está na nossa lista de melhores bairros para se hospedar em Santiago).

Em meio à correria e aos arranha-céus de Santiago, o bairro Paris-Londres é um momento de respiro no viagem. É como se de repente você fosse transportado para um pedacinho da Europa, com ruas de paralelepípedo, luminárias de época e raros edifícios em estilo arquitetônico do século XVI. A calmaria tem explicação: a região era parte de um mosteiro, propriedade da Iglesia San Francisco.

Como chegar no bairro Paris-Londres

Não há segredo. Como falei, ele fica ao lado do centro e perto de diversas estação de metrô, todas da Linha 1 (Vermelha), a única em que os trens tem ar-condicionado. A estação mais próxima ao bairro é a Universidad de Chile. A estação Santa Lucia fica poucos metros mais distante, na outra direção.

O bairro Paris-Londres é sujo e fedido?

Li em alguns blogs, relatos de que o bairro fede a urina e é cheio de mendigos. Pessoalmente, nunca reparei em nada disso por lá. Nas três vezes que visitei o bairro, ele estava limpo e não havia quase ninguém nas ruas. Nem turistas, nem mendigos. Então essas reclamações podem ser de experiências isoladas, talvez depois de eventos populares na região, que fica bem ao lado do centro e da principal avenida de Santiago.

O que fazer no bairro Paris-Londres

Por si só, o Paris-Londres já é um ponto turístico de Santiago. Merece ser visitado e fotografado em qualquer época do ano, pela beleza de suas duas ruas, sinuosas e repletas de edifícios em arquitetura europeia. Mas existem duas atrações em especial que valem a pena ser melhor conhecidas:

• Londres 38: a casa onde os militares de Augusto Pinochet torturavam e assassinavam seus opositores, hoje é um pequeno museu que conta a história dos tempos de ditadura no Chile. Jornais da época, fotos, objetos e muitas informações. Na rua em frente à casa, paralelepípedos foram trocados por peças com os nomes dos desaparecidos. (site oficial)

Londres 38, em foto de Pirindao (CC)

• Iglesia San Francisco: começou a ser construída em 1575 e enfrentou diversos terremotos e demolições de suas torres. É o monumento arquitetônico mais antigo do Chile. Onde era seu convento, hoje funciona o Museo de Arte Colonial de San Francisco (site oficial), que conta a vida e a obra de São Francisco de Assis.

Torre da Igreja São Francisco, em foto de Jonas de Carvalho (CC)

Onde ficar no bairro Paris-Londres

Apesar de minúsculo, composto basicamente por duas ruas de 200 metros cada, o bairro Paris-Londres tem diversas opções de hospedagem, pra diferentes gostos e orçamentos. Além da beleza, outro bom motivo para se hospedar aqui é poder ir a pé para os pontos turísticos do centro e para duas estações de metrô. Entre hotéis-boutique, hostels e hotéis que se misturam à clássica arquitetura do bairro, selecionei 3 boas opções., todos perto do metrô:

Hotel Paris-Londres: localizado na única esquina realmente dentro dos limites do bairro, ocupa um prédio de 1920 que é patrimônio cultural da cidade.

Hotel Vegas: este hotel 3 estrelas fica no coração do bairro, também em prédio antigo, perto do centro e do metrô.

ByB Siglo: pousada mantida basicamente pelo dono, não espere serviços de quarto e outras comodidades. Mas o local ganha os hóspedes por ser um dos mais baratos e com melhor custo-benefício do bairro.

E você, tem alguma do bairro Paris-Londres?

Apesar de pequeno, é possível encontrar mais coisas legais nesse pitoresco bairro. Se você já conhece e tem alguma dica de restaurantes, bar ou hotel que vale a pena, mande a dica pelos comentários. E se tiver alguma dúvida, é só perguntar. Respondo sempre o mais rápido possível. Boa viagem. Aqui tem mais Dicas de Santiago.

Créditos das fotos do bairro Paris Londres: Hotel Plaza Londres, Paula Soler Moya / Estátua, Throgers / Ruas (no destaque do topo), Wu / Árvores Secas, RL / Torre da igreja, Jonas de Carvalho /

 

Para planejar sua viagem:  
  1. Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  2. Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  3. RentCars: aluguel de carro pelo menor preço nas principais locadoras do mundo
Viaje com descontos:
  1. 100 reais de desconto no Airbnb
  2. 5% ou mais de desconto em Seguro Viagem
Autor

Criador e principal editor do Buenas Dicas, o blog do viajante inteligente (que é você 😄). Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

2 Comments

  1. francisca domingas de paula responder

    pergunta: quanto temjpo de Santiago a bariloche

    Quanto tempo de Santiago a Bariloche?

    • Nivaldo responder

      Olá. Depende do meio de transporte. De ônibus leva mais de 20 horas. Pode passar uma noite em Mendoza, pelo caminho.

Comentários