Engana-se quem pensa que as melhores praias do Uruguai estão todas em Punta del Este.

De Montevidéu até a fronteira com o Brasil, o litoral do uruguaio guarda praias quase intocadas, de águas verdes ou cristalinas, movimentadas ou paradisíacas, de águas doces e salgadas.

A dica é ir no verão, entre dezembro e março, quando o clima das melhores praias do Uruguai fica propício para tomar sol e dar um mergulho. Já no resto do ano as águas são geladas e o vento frio é capaz de derrubar uma pessoa – exageros à parte, o vento é bem forte mesmo. Mas, se for no inverno, curte o visual e o charme das cidades com a vantagem de economizar muito com hospedagem.

Confira a lista com as 10 melhores praias do Uruguai e programa sua viagem.

• Veja também:

Roteiro de 10 dias na Argentina e no Uruguai

Roteiro romântico: o que fazer em Colonia del Sacramento

Onde ficar em Montevideo: dicas de bairros e hotéis

 

10. Playa del Barco – La Pedrera

Praia de areias grossas e ondas fortes, perfeita para o surf, a apenas 120 km de distância da fronteira com o Brasil. Mas e o barco que dá nome à praia? Bom, o barco é o taiuanês Cathy VII, que naufragou em 1977 e está até hoje encravado nas areias da praia, sem beleza alguma. Legal mesmo é andar na praia e arriscar um mergulho no agitado mar gelado (embora mais agradável do que em Punta del Este).

praias uruguai playa del barco la pedrera
Eis o famoso barco da Praia do Barco | Foto de Rafael Alvez
Vista para o mar, no hotel Brisas la Pedrera

• Como chegar de carro: a Playa del Barco fica a 225 km de distância de Montevidéu. Recomendo fazer a viagem de carro, parando em outros balneário pelo caminho. O início do trajeto é pela Rua Interbalnearia, em pista dupla. Depois a maior parte da viagem é em pista simples, em ótimas condições, até a pequena La Pedrera. (localização)

• Ônibus para La Pedrera: é fácil ir de ônibus a partir da capital. A linha Montevidéu-La Pedrera tem vários horários por dia, todos os dias da semana, com embarque na rodoviária Tres Cruces (veja os horários).

• Sobre La Pedrera: a vila é um charme e tem ótimos restaurantes na Avenida Principal. O blog Volto Segunda tem lindas fotos e dicas sobre a vida noturna. Realmente vale a pena passar pelo menos uma noite na vila.

• Dicas de hotéis em La Pedrera: a Posada del Barco é a mais perto da praia. Próximo à avenida principal e com uma vista fantástica para o mar, o hotel boutique Brisas de La Pedrera é um dos melhores da região.

 

9. Playa de la Viuda e Playa de los Pescadores – Punta del Diablo

Era uma vez uma pacata vila de pescadores no nordeste do Uruguai, pertinho da fronteira com o Brasil. Aí vieram os surfistas, os jovens, mais turistas e muitas festas, transformando Punta del Diablo em uma das praias mais animadas do Uruguai. Os barcos e os pescadores ainda estão lá, compondo o visual.

A praia dos pescadores ainda não foi dominada pelo turismo, mas como ela sai bem em qualquer foto, vale a pena passar por lá.
Público jovem no bar do Compay Hostel

De mar aberto e ondas fortes, a Playa de la Viuda é a preferida da galera que passa as noites nos bares da vila, especialmente na alta temporada, principalmente em janeiro. A praia tem pouca infraestrutura e não tem atrativos ou facilidades para famílias com crianças. O negócios é curtir a natureza e esperar pelo pôr-do-sol. Ande alguns metros a mais pela rua de terra e chegue para fotografar a simpática Playa de los Pescadores.

• Como chegar: eu fui de ônibus a partir de Punta del Este e não recomendo. O trajeto de aproximadamente 200 km de distância pareceu uma eternidade dentro do ônibus pinga-pinga, e a chegada é em um terminal de ônibus no meio do nada, longe do centrinho da vila. Então vá de carro, de preferência parando em várias outras praias do litoral uruguaio. (Localização)

• Onde ficar em Punta del Diablo: nunca vi nada se multiplicar tão rápido quanto as pousadas de Punta del Diablo. Hoje existem mais de 200 propriedades cadastradas no Booking. Mesmo com a concorrência, as diárias continuam altas. O Compay é o hostel mais barato da vila e tem boa localização. Se quer ficar no meio do agito e ainda mais perto do mar, escolha uma pousada entre a Playa de la Viuda e a Playa de los Pescadores, como o Unique Hotel Boutique.

Reserve aqui seu hotel, pousada ou hostel em Punta del Diablo

8. Playa la Balconada – La Paloma

praias uruguai la balconada la paloma
Dia nublado e pescaria em La Balconada | Foto de Andrés Moreira

A 90 km de Punta del Este, na cidade de La Paloma, a Playa la Balconada é popular entre famílias e jovens, que chegam a cada fim de tarde para apreciar o visual e mergulhar no mar de águas verdes.

O charme fica por conta do Faro de La Paloma – oficialmente, Faro de Cabo de Santa María. Ele tem 30 metros de altura e está aberto para visitação. Proporciona uma vista panorâmica, indispensável para quem vai à cidade em busca das melhores fotos.

A cidade é pequena mas possui boa infraestrutura turística, com restaurantes, pousadas e hostels.

Reserve aqui seu hotel, pousada ou hostel em La Paloma

 

7. Playa de las Achiras – Santa Teresa

praias do uruguai punta del diablo

Entre a Playa de la Moza e a Playa del Barco (que não é a mesma do primeiro lugar da lista), possui mar de águas verdades e ondas fortes, excelentes para a prática do surf – e também irresistíveis para os banhistas.

A estrutura da praia se resume a uma escolinha de surf e um posto salva-vidas. Até porque não se pode construir muita coisa por lá, já que a praia é totalmente isolada, em meio as matas do Parque Nacional de Santa Teresa.

 

6. Playa Mansa – Atlántida

praia atlantida aguia uruguaiÉ a praia mais disputada do balneário de Altántida, cidade a poucos quilômetros de Montevidéu. Entre os visitantes, muitos argentinos e alguns brasileiros, principalmente do Rio Grande do Sul, que fica a poucas horas de distância dali.

Trata-se de uma praia urbana, com uma movimentada rambla – como são chamadas as avenidas beira-mar no Uruguai – e um mar de águas calmas, ideal para famílias com filhos pequenos. É no limite dessa praia, mais exatamente na Villa Argentina, que está El Aguia ou La Quimera, uma estranha construção com cabeça de águia e corpo de golfinho. Um cenário interessante para você se iniciar na arte do mate, vicício orgulho nacional do Uruguai.

Reserve aqui seu hotel, pousada ou hostel em Altántida 

 

5. Praias de Punta del Este

Engarrafamentos de Ferraris, navios de cruzeiro, milhares de iates, festas luxuosas e os melhores cassinos da América do Sul. Assim é o verão em Punta del Este, principalmente entre dezembro e fevereiro. No restante do ano, a cidade que tem algumas das melhores praias do Uruguai se torna um destino quase comum. Em qualquer época do ano, aproveite para explorar a natureza da cidade, tanto as praias de ondas fortes, preferidas de jovens e surfistas, quanto praias tranquilas com boa infraestrutura para famílias.

A parte mais interessante da cidade é o pequeno istmo, onde se concentram os melhores restaurantes, o centrinho turístico, muitos hotéis e algumas das melhores praias da cidade. Dá pra visitar tudo a pé. Listei abaixo as características das praias.

• Playa Brava – conhecida por ter a escultura Los Dedos.

• Playa El Emir – pequena no tamanho, grande nas ondas.

• Playa de los Ingleses – Ondas e grandes rochas, o que vale ótimas fotos.

• Playa Mansa – praia de água doce, banhada pelo Rio da Prata. Águas tranquilas e boa infraestrutura para crianças e famílias.

Reserve aqui seu hotel, pousada ou hostel em Punta del Este

 

4. Playa Sur – Cabo Polonio

Ondas transparentes e areia branca a perder de vista. Assim é o litoral ao sul da cidade de Cabo Polonio, considerada uma das regiões mais bonitas do Uruguai. Em meio a essa belíssima natureza, se destaca a Playa Sur, ideal para um relaxante banho de mar e outras atividades, como passeios à cavalo.

Também atrai surfistas, embora suas ondas sejam mais calmas que na Playa Calavera, ao norte da cidade. Sem dúvidas merece seu lugar entre as melhores praias do Uruguai.

Reserve aqui seu hotel, pousada ou hostel em Cabo Polonio

 

3. Playa de Cuchilla Alta

playa cuchilla alta uruguai

Praia de Cuchilla Alta | Foto de Casas en el Este

Lotada no verão, mas tranquila e frequentada basicamente por famílias no restante do ano, é considerada a melhor praia da Costa do Ouro. Atrai também pescadores, que ficam sobre as rochas da praia. Talvez seja apenas um pretexto para admirar o pôr do sol.

Quanto à localização, fica na cidade de Cuchilla Alta, praticamente no meio do caminho entre Montevidéu e Punta del Este. Se for fazer o trajeto de carro da capital ao balneário, é um ótimo lugar para esticar as pernas (e a vista).

Reserve aqui seu hotel, pousada ou hostel em Piriápolis

 

2. Playa San Francisco – Piriápolis

praias uruguai piriapolis
Serviço de praia luxuoso em Piriapolis | Foto de Crazyvet

Não é Pirenópolis, é Piriápolis, balneário uruguaio a pouco menos de 100 quilômetros de Montevidéu. Já a praia em questão está bem próxima do centro da cidade: apenas 3 km. Tem as melhores ondas das redondezas, bastante aproveitadas pelos surfistas locais.

Como está fora do eixo de praias populares do Uruguai, é garantia de descanso o ano inteiro.

Reserve aqui seu hotel, pousada ou hostel em Piriápolis

 

1. Playa Brava – José Ignacio

praia uruguai punta del este

Areia branca, ondas perfeitas para surfar e uma enorme faixa de areia. Certamente umas das melhores praias do Uruguai.

Sorte de quem frequenta lugares como o La Huella, restaurante de alto padrão especializado na irrecusável parrilla uruguaia e com uma vista privilegiada para a praia. É um dos destino luxuoso, preferido pelos ricos e famosos do Uruguai e da Argentina.

Reserve aqui seu hotel, pousada ou hostel em Jose Ignacio

Farol na praia de Jose Ignacio | Foto de Jota Galeano
Farol na praia de Jose Ignacio | Foto de Jota Galeano

Mais praias na América do Sul

• As 12 melhores praias da Argentina

As 10 melhores praias da Colômbia

7 praias do Peru que você precisa conhecer

As 7 praias mais bonitas do Chile

10 melhores praias de São Paulo

 

A dica agora é marcar suas férias e curtir muito em algumas das melhores praias do Uruguai. E quem sabe voltar com sua própria lista.

Boa viagem!

Para planejar sua viagem:  
  1. Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  2. Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  3. RentCars: aluguel de carro pelo menor preço nas principais locadoras do mundo
Viaje com descontos:
  1. 100 reais de desconto no Airbnb
  2. 5% ou mais de desconto em Seguro Viagem
Autor

5 Comentários

  1. legal o post, mas gostaria de dicas de praias para ir com crianças, aguas mais calmas…

  2. Daniel Cavagnoli Responda

    A foto da Playa de Motoya está errada, esta foto é da Playa Mansa ao lado do Porto de Punta del Este, aí não tem ondas muito menos surf, mas sim é reduto de pessoas bonitas. Montoya fica mais ao norte, destaco também ao norte Pria Brava e Bikini Beach em Manantiales aí sim reduto de surf e de mulheres bonitas!

    • Fala Daniel. Desculpa aí a demora de 6 meses pra responder, é que seu comentário tinha passado batido e só vi hoje. Tem mais alguma dica de praias no Uruguai? Se tiver mais informações e fotos, estamos de portas abertas para publicar.

      • Daniel Cavagnoli Responda

        Fala meu garoto! Minha dica são as praias ao norte de Punta del Este: La Barra, que é logo após a Praia Brava, fica na saída de uma Lagoa que também é linda. Ali na lagoa pode se praticar Standup Paddle, passar o dia com a Família, ótimo pra levar crianças. ötmas ondas para praticar surf. A parte mais norte desta enseada chama-se Posta del Cancrejo, também um lugar super família e que rola umas ondinhas. Costeando o litoral em direção ao norte temos Manantiales, neste lugar é onde as pessoas mais descoladas de Punta del Este se encontram, principalmente na Praia chamada “Bikini Beach”. Um lugar charmoso, ideal pra solteiros, lugar badalado, de gente bonita, sarada e de lindas mulheres. Alí é um reduto de famosos do Uruguay e da Argentina, principalmente no mês de Janeiro. E também tem ótimas ondas, para o surf.
        Seguindo costeando o litoral uruguaio em direção ao norte, outras pequenas praias calmas e tranquilas também se destacam, como La Suzana, La Juanita estas já em José Ignácio reduto do Kitesurf. Pra quem prática esse esporte, quase todas as tarde rola o vento ideal para velejar. José Ignácio e seu bucólico Farol atrai centenas de turistas. Lugar de artistas, de gente famosa e afortunados que buscam ali um reduto de paz. Pros casais quem se interessarem, recomendo que conheçam o hotel Playa VIK José Ignacio, e se puder, fiquem uns dias ali e revigore suas energias, tenho certeza que serão dias inesquecíveis. fica a dica, grande abraço!

        • Nivaldo Responda

          Valeu pelas dicas, Daniel! Vai ajudar muito gente que está planejando essa viagem pelo litoral uruguaio. Abraço.

Escreva seu comentário