Pirenópolis

4 dicas de cafés em Pirenópolis

Nem só de cachoeiras e panelinhas vive o turismo em Pirenópolis, que agora tem excelentes cafeterias em suas ruas históricas. Selecionei os 4 melhores cafés que encontrei em Piri.

De volta a Pirenópolis depois de 5 anos, fiquei impressionado com a quantidade de restaurantes, sorveterias e cafés que a cidade ganhou. E é sobre os cafés em Pirenópolis que eu vou falar agora. Visitei todos que encontrei e, por enquanto, apenas 4 merecem fazer parte dessa lista.

Dessas 4 dicas de cafés em Pirenópolis, apenas os dois primeiros são 100% cafeterias, especializadas somente em cafés e tortas, oferecendo também alguns lanches. As outras duas estão mais para restaurantes, afinal há mais opções de comidas do que de tipos de cafés no cardápio.

(Marquei os cafés indicados no mapa abaixo)


Baixe o mapa: logado em sua conta google, clique na estrela na barra superior do mapa. Assim, quando chegar em Piri, basta olhar no seu Maps que verá onde são os cafés, sem precisar de endereço ou conexão com a internet.

 

1. Pé di Café

Numa cidade dominada pelas “panelinhas”, o Pé di Café foi a primeira cafeteria de Pirenópolis e continua a ser a mais autêntica. Ocupa uma casa colonial na charmosa Rua Aurora, que vem se tornando a mais legal de Piri. No cardápio, diferentes tipos de cafés. Fui conservador e pedi um café coado, que foi preparado na própria mesa. Gostoso e sem frescura.

Experimentei também uma torta de chocolate e um empadão goiano, que estavam honestos. Preço na nova média de Pirenópolis, cada vez mais inflacionada. Mas, ainda assim, um pouco mais barato do que se fosse em Brasília. Pela qualidade do café e pelo ambiente, vale a pena conhecer.

Fachada do Pé di Café, na Rua Aurora. Sem dúvidas um dos melhores cafés em Pirenópolis

 

2. Café com Flores

A fachada discreta, quase em frente ao Pé di Café, esconde o interior sofisticado desse que também é 100% cafeteria. Pelo que assuntei, pertence a uma famosa barista da cidade, que assina as combinações e drinks do cardápio. Fui ousado e pedi um sorvete com café e outras coisas inventivas dentro.

Gostei. Diferente de quase tudo na cidade, que parece tentar preservar os ares de cidade histórica, o Café com Flores é moderno de verdade, e poderia estar em qualquer capital brasileira. Aliás, os preços também são de cidade grande, bem acima da média de Pirenópolis.

 

3. Mundo Quintal Café

Não é só café. Apesar no nome, o cardápio tem muito mais comidas do que bebidas cafeinadas. Pra quem vai somente pelo café, lá tem os básicos: café expresso, capuccino, café gelado e até um café com doce de leite, que também funciona como sobremesa.

Mas, antes do café, o negócio é almoçar ou jantar. O Mundo Quintal Café serve tudo aquilo que se encontra em outros restaurantes de Pirenópolis, como cervejas artesanais, carnes e grande variedade de Panelinhas (tipo um risoto, mas com arroz normal), em sabores como bacalhau, lombo com pequi, linguiça, vegetariana e costela.

Entrada do Mundo Quintal Café em Pirenópolis

 

4. Pitoresco Café

Não existe localização mais estratégica em Pirenópolis. O Pitoresco Café ocupa uma casa com quintal grande na esquina da Rua Aurora, no caminho de quem vai para a Rua do Bonfim. À noite, das mesas no alto do “alpendre” dá pra ver o movimento de turistas na cidade. Como fui sob o sol de rachar do meio dia, experimentei apenas um chá gelado.

Estava bom e veio no tempo certo. Mas, pelo que observei no cardápio, é mais um lugar para comer do que para beber. O garço pareceu até ficar chateado quando pedi apenas a bebida. Preços medianos, similar a de outros restaurantes nesse centrinho turístico de Pirenópolis. Se experimentar o café, pode vir aqui comentar a mandar a dica para outros viajantes.

Varanda do Pitoresco Café em Pirenópolis

 

Para planejar sua viagem:  
  1. Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  2. Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  3. RentCars: aluguel de carro pelo menor preço nas principais locadoras do mundo
Viaje com descontos:
  1. 100 reais de desconto no Airbnb
  2. 5% ou mais de desconto em Seguro Viagem

Criador e editor-chefe do Buenas Dicas. Contato: nivaldo@buenasdicas.com

Escreva seu comentário