Comidas típicas da Turquia: 15 pratos e sobremesas imperdíveis

A culinária turca é uma das mais ricas do mundo. Conheça agora as principais comidas típicas da Turquia, numa lista que vai muito além do kebab e suas variações.

Selecionei alguns dos pratos mais tradicionais da Turquia, e também sobremesas clássicas, afinal, os doces turcos são deliciosos e imperdíveis numa viagem ao país.

Parte na Ásia, parte na Europa, a Turquia tem uma culinária única no mundo, que nasceu da mescla entre Oriente e Ocidente, com sabores que nos levam também ao Mar Mediterrâneo, ao Mar Negro e aos séculos de história do Império Otomano.

Antes de embarcar, veja também nosso Roteiro em Istambul, um guia completo com dicas de atrações, transporte e, lógico, restaurantes para experimentar comidas tradicionais.

Estátua de cera do chef turco Salt Bae, dono de uma famosa rede de restaurantes em Istalbul e Dubai, onde serve carne com ouro. Essa foto eu tirei no Grande Bazar de Istambul, esse sim um lugar imperdível na cidade, onde estão à venda as melhores especiarias turcas.

Comidas típicas da Turquia

Dois ingredientes muito comuns na culinária turca são a pimenta e o iogurte. O primeiro quase sempre em grandes proporções, e o segundo combinado de forma “exótica” para o paladar brasileiro.

Portanto, ao viajar para a Turquia, tenha atenção ao cardápio e traduza todos os ingredientes possíveis para não dar um susto no seu paladar, caso não esteja para inovações.

Tive a oportunidade de provar a maioria destes pratos, que apresento agora em nossa lista com as melhores e mais comuns comidas típicas da Turquia.

1. Kahvalti  – O café da manhã turco

O café da manhã na Turquia é uma refeição completa e nutritiva. Alguns itens são essenciais, como azeitonas pretas e verdes, tomate, pepino e queijo fresco. Pra acompanhar, em vez de café, os turcos preferem chá.

Esse café turco é servido diariamente na maioria dos hotéis de Istambul, e também nos restaurantes da cidade, e não custa caro. Recomendo não sair da Turquia sem prová-lo.

Sabia que a Turquia é o maior produtor mundial de damasco? E o país está em 4º lugar na produção de azeitonas e 6º lugar na produção de amêndoas. Fonte: Mundo Educação.

2. Ezogelin corba – A mais tradicional sopa da Turquia

Feita de lentilhas vermelhas, arroz, azeite, triguilho, cebola, alho, páprica, molho de tomate, hortelã seca, pimenta preta e servida com rodelas de limão, essa é a sopa mais tradicional da Turquia.

Uma curiosidade sobre o nome do prato: Corba é sopa. Já gelin é noiva em turco. Ezo é um nome próprio. Portanto, seu nome por ser traduzido como Sopa da Noiva de Ezo.

3. Manti – A exótica massa com iogurte

O que veio antes, o ravioli ou o manti? Pois é. Muita gente diz que o manti, essa massa recheada, cozida e servida num molho de iogurte, é a versão turca do ravioli italiano.

Mas também é possível que os turcos tenham inventado o prato muito antes dos italianos. Ele é muito popular também em países como Cazaquistão, Uzbequistão e Azerbaijão, além de ter versões bem parecidas na Rússia e na Ucrânia.

4. Lahmacun – A pizza turca

Tem formato de pizza, massa de pizza, mas não é pizza. O Lahmacun, provavelmente inventado pelos povos assírios, traz uma cobertura com carne moída, cebola e tomate, ricamente temperados.

Geralmente é servido como entrada ou lanche. Além de ser um tradicional comida de rua nas grandes cidades, como Istambul.

5. Dolma  – O charuto da Turquia

Os turcos não são árabes, mas compartilham com eles muitos dos seus pratos típicos. Um deles é o dolma, que no Brasil é mais conhecido como charuto.

Os dolmas turcos são essas trouxinhas feitas com folhas de uva, recheadas com arroz, carne e especiarias. Também é um prato mais comumente servido como entrada.

6. Izgara Kofte – Um dos pratos mais consumidos da Turquia

Kofte, traduzido para o português como cafta, é como os turcos chamam esses bolos de carne, uma espécie de almôndega turca.

O prato mais comum de cafta na Turquia é o Izgara Kofte, que traz as caftas acompanhadas de pimentões e molho picante.

Esse prato de cafta acima eu comi no histórico restaurante Selim Usta, em Istambul, localizado a poucos passos da famosa mesquita de Santa Sofia, no bairro de Sultanahmet.

7. Döner kebab – Um “churrasco grego” turco

Um dos principais pratos típicos da Turquia é conhecido no Brasil como “churrasco grego”. Isso porque também é comum na Grécia, além de países do Oriente Médio.

Trata-se de um espeto de carne, geralmente de vaca, carneiro ou frango, assado na posição vertical. Costuma ser servido em fatias finas, no pão pita, acompanhado de salada e molhos picantes.

É uma variação do cağ kebab, no qual o espeto é assado na horizontal, e são retiradas fatias mais grossas de carne.

8. Iskender kebab – Um típico “PF” em Istambul

O iskender é uma das formas mais comuns de servir o döner kebab na Turquia. A carne é assada no espeto, depois fatiada, e então é servida no prato, acompanhada de molho de tomate, iogurte e pimentão.

9. Durum – Praticamente um kebab

durum é o kebab tipo exportação. Foi essa variação do prato que ganhou o mundo, especialmente a França e a Inglaterra.

É um tipo de sanduíche rápido de fazer, além de ser geralmente barato e muito bem servido. Leva a carne do Döner kebab em fatias finíssimas, acompanhada de vegetais e molhos a gosto, enrolada num pão fino e consistente, tipo um wrap.

Onde comer durum em Istambul:  esse exemplar da foto acima, de carne bovina, eu comi no Asmalı Mescit Dürümcü, um tradicional restaurante de Istambul especializado no prato. Aprovadíssimo.

10. Pide – Uma espécie de esfiha turca

Parece uma esfiha, um dos pratos árabes mais difundidos no Brasil. Mas é o Pide, um tradicional lanche na Turquia.

No site Mel e Pimenta tem a receita desse petisco, que consiste numa massa assada, com uma cobertura de carne bem temperada à moda turca, com pimentão, cebola, salsinha, limão, alho e pimenta a gosto, entre outros ingredientes.

11. Pilav – O prato de arroz preferido na Turquia

Além de simples, barato e legitimamente turco, o Pilav é um prato conforto. É basicamente um arroz cozido, servido com carne bovina ou frango temperado com especiarias.

Esse da foto acima eu comi num bar do bairro de Beşiktaş, e estava muito bom. Segundo meu amigo turco, esse é o prato que eles geralmente comem na madrugada, depois de uma boa festa.

Sua versão mais tradicional é o Iç Pilav, ou “arroz do interior“, feito com canela, fígado de cordeiro, cebola picada, pimenta do reino e outros temperos tradicionais.

12. Su boregi – Torta de muitas variedades

Essa tradicional torta da Turquia é composta por finas camadas de massa, entremeadas com queijo e manteiga, em suas verões mais comuns. Há variações que levam carne e outros ingredientes na receita.

Assim como outras das melhores especialidades da culinária turca, o Su boregi tem sua origem disputada com países dos Bálcãs, principalmente a Grécia.

13. Baklava – O doce mais famoso da Turquia (e da Grécia)

A origem da baklava é polêmica. Segundo os turcos, essa iguaria remonta aos tempos do Império Otomano. Mas há opiniões contrárias principalmente na Grécia e no Oriente Médio.

Indiscutível é o sabor da baklava, uma crocante massa folhada, recheada com nozes trituradas e banhada em mel. Há versões menos tradicionais, como essa da foto, que também leva pistache.

14. Lokum – A “delícia turca”

Tá vendo esse quadradinho verde na foto acima? É uma variedade de lokum, mais conhecido como manjar turco, delícia turca ou, em inglês, como “turkish delight”. Também pode ser encontrada em versões menores, como balinhas, em diferentes sabores e cores.

No vídeo acima, confira o processo de fabricação desse doce legitimamente turco.

Costuma ser um doce macio, que remete a uma geleia. É feito com açúcar e amido de milho. Seu sabor mais comum é romã, uma das frutas mais produzidas e consumidas na Turquia.

15. Kestane Kebap – Castanhas assadas

O kestane kebap é uma das principais comidas de rua em Istambul. É vendido por ambulantes, que circulam com seus carrinhos de doces e milho por toda a cidade. Sua receita não tem segredo: são castanhas assadas.

Assista neste vídeo como é o preparo dessa castanha à moda turca:

Hora de planejar sua viagem à Turquia

O melhor lugar para experimentar as comidas típicas da Turquia, é na própria Turquia. As cidades turcas, especialmente Istambul, possuem ótimos restaurantes de pratos tradicionais.

A dica é começar seu planejamento com a leitura do nosso Roteiro em Istambul, um guia original com as melhores atrações da cidade, organizadas da melhor forma para uma viagem de 3 dias inteiros, ou seja, 4 noites.

Boa viagem e boas refeições pra você!

Créditos: Matt Krause, one2c900d, Giacomo Brings, Rowan Z, Jorge Cancela, Kurman

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *