Roteiro em Istambul: o que fazer em 3 dias

Na minha opinião, um roteiro em Istambul deve ter no mínimo 3 dias inteiros, ou seja, 4 noites de hospedagem. Esse é o tempo mínimo possível para conhecer os principais pontos turísticos da maior cidade da Turquia.

Mas é preciso se organizar bem. Dedique cada dia a uma região. Assim dá pra conhecer a pé os lugares mais interessantes de cada bairro, economizando tempo e dinheiro com transporte.

Importante frisar que é um roteiro de 3 dias inteiros, com 4 noites em Istambul. Se sobrar um tempo no dia de chegar ou ir embora, aproveite para explorar o entorno do seu hotel.

  • Vale a pena comprar o Istambul Card, que está à venda nos principais pontos turísticos. Com ele, você economiza bastante em ingressos de atrações culturais.
  • Em Istambul não tem Uber e muitos taxistas aplicam golpes. A melhor forma de se locomover é de metrô e bonde elétrico. Pra facilitar no roteiro, agrupei os pontos turísticos por bairros.
  • Faça um Free Tour em Istambul, uma caminhada com guia turístico, que dá pra reservar de graça e você contribui, no final do passeio, com o valor que achar justo.

Roteiro de 3 dias em Istambul, com seus principais pontos turísticos

  1. Primeiro dia de roteiro em Istambul → Sultanahmet
  2. Segundo dia de roteiro em Istambul → Beyoglu
  3. Terceiro dia de roteiro em Istambul → Beşiktaş e o lado asiático

Em primeiro lugar, escolha um hotel central, de preferência perto de uma estação de metrô. Eu fiquei no bom e barato Collage Pera Hotel, na região de Galata. Outro bairro que recomendo é Sultanahmet, onde estão os pontos turísticos mais visitados da cidade.

Depois, divida seus dias entre as 3 principais áreas turísticas de Istambul, que são Sultanahmet, Beyoglu e Besiktas, que pode ser combinado com o lado asiático da metrópole.

Sabia que dá pra fazer um cruzeiro com jantar no Bósforo? É uma atividade bem turística, mas é uma ótima maneira de navegar no estreito que separa a Ásia da Europa, e ainda ver as luzes de Istambul à noite.

Agora, confira o que fazer em Istambul num roteiro de 3 dias pela cidade, e depois, dicas do que fazer caso tenha mais tempo, como 4 ou 5 dias inteiros.

1. Primeiro dia de roteiro em Istambul → Sultanahmet

Vá direto aos principais pontos turísticos de Istambul, no bairro de Sultanahmet. Lá estão três dos locais mais emblemáticos da cidade:

  • Sultanahmet Camii, conhecida também como Mesquita Azul
  • Ayasofya Camii, a Santa Sofia
  • Topkapı Sarayı Müzesi, o Palácio de Topkapı

Mesquita Azul

Comece o dia pela visita à Mesquita Azul. Em estilo Otomano, esse imenso templo religioso está em pé desde 1616. Na minha opinião, é um dos lugares mais bonitos de Istambul. Não consegui visitar seu interior pois estava fechado para obras. Espero que você tenha melhor sorte.

  • A entrada é gratuita.
  • O melhor horário para visitar o interior da mesquita é entre 9h e 11h30, num intervalo entre os cultos.

Santa Sofia

Em seguida, ande 5 minutos até a Hagia Sophia, conhecida em português como Santa Sofia. Desde sua inauguração, em 573 pelo Império Bizantino, a monumental obra já foi utilizada como Catedral Católica, templo secular e atualmente é uma mesquita.

  • A visita ao interior do templo é gratuita.
  • Pode ser visitada das 10h às 22h, mas tenha atenção para evitar os horários de culto.

Palácio de Topkapı

A menos de 10 minutos está a entrada do Palácio de Topkapı. Por cerca de 400 anos o local foi a residência oficial dos sultões do Império Otomano. O completo é imenso, com residências, templos e edifícios públicos que guardam um acervo riquíssimos de objetos, móveis, documentos e arte turca. Passei 3 horas no local e não consegui visitar tudo.

  • O Palácio de Topkapı fica aberto das 9h às 18h.
  • O ingresso avulso custa 500 Liras Turcas, o que dá R$ 100 na cotação de hoje. Entrada possível também com o Istanbul Museum Pass, que vale a pena comprar.

Grande Bazar de Istambul

O “Kapalı Çarşı” é conhecido em português como Grande Bazar ou Mercado Coberto. Ele é um dos maiores e mais antigos centros de compras do mundo, em funcionamento desde 1461. É conhecido sobretudo por suas bancas de especiarias, mas também concentra lojas de joias, tapetes e chás, entre outras. Tem restaurantes de comidas turcas dentro do bazar, então você pode almoçar ou lanchar por lá.

  • O Grande Bazar abre todos os dias, das 8h30 às 19h.
  • A entrada no mercado é gratuita. Como não gosto de negociar, preferi sair de lá sem comprar nada.

Parque Gülhane e mais lugares em Sultanahmet

Se sobrar tempo, visite também o Parque Gülhane, onde fica a Coluna dos Godos, monumento romano mais antigo de Istambul.

Para almoçar, minha dica é o restaurante Köftecisi Selim Usta, restaurante antiga especializado em kafta e outros pratos típicos da Turquia.

2. Segundo dia de roteiro em Istambul → Beyoglu

Um bom lugar para começar o dia é a Praça Taksim, onde tem uma estação de metrô. O desembarque é bem em frente à imponente Mesquita Taksim e uma bandeira da Turquia em tamanho gigante, ótima para fotos.

İstiklal Caddesi, a avenida mais turística de Istambul

Vá para a Avenida İstiklal, principal eixo turístico e comercial de Istambul. Essa avenida é exclusiva para pedestres. É repleta de lojas de doces típicos da Turquia, como das redes Hafiz Mustafa e Saray Muhallebicisi. Ótimos lugares para provar a baklava.

Na avenida também estão lojas de marcas, embaixadas e a versão turca do museu de cera Madame Tussaud.

Mas a maior atração na avenida sem dúvidas são os históricos bondes elétricos vermelhos, que circulam de uma ponta a outra da avenida, sempre abarrotados de turistas.

Na mesma avenida, estão algumas sorveterias da humilhação, daqueles em que o cliente é feito de bobo pelo sorveteiro, que fica girando o sorvete no ar, coletando germes. E também tem muitas bancas de comida de rua e lanchonetes de kebab.

Pera, bairro charmoso repleto de cafés e restaurantes

Depois de percorrer cerca de 1.5 km na Avenida İstiklal, você chega à charmosa região de Pera. Foi onde eu me hospedei em Istambul e recomendo. Essa área, também conhecida como Karaköy, é repleta de cafés e bons restaurantes, espalhados por suas ladeiras e escadarias.

Inclusive, recomendo a região para hospedagem, por exemplo no muito bem localizado Medar Hotel, que ainda por cima fica a apenas 100 metros de uma estação do metrô.

Galata Kulesi, um mirante histórico e imperdível

Pelas ruelas de Pera, em poucos minutos se chega a um dos lugares mais bonitos de Istambul, a Torre de Galata.

Construída em 1348, dentro da então cidade genovesa de Constantinopla, a Torre de Galata tem 62 metros de altura. É possível subir de escada ou elevador até o topo da torre, de onde se tem uma das melhores vistas de Istambul.

Para entrar na Torre de Galata, é preciso comprar o ingresso por 350 Liras Turcas, que valem R$ 70 na cotação de hoje. Entrada possível também com o Istanbul Museum Pass.

3. Terceiro dia de roteiro em Istambul → Beşiktaş e o lado asiático

Comece o último dia de roteiro em Istambul pelo Palácio Dolmabahçe. Depois vá passear pelas ruas repletas de restaurantes da animada região de Akaretler. Ali perto, no terminal de balsas de Beşiktaş, pegue o ferry para atravessar o estreito do Bósforo e conhecer o lado asiático de Istambul.

Palácio Dolmabahçe

Inaugurado em 1856, o edifício em estilo europeu serviu como centro administrativo do Império Otomano. Mais tarde, foi residência oficial, onde viveu e morreu o primeiro presidente da Turquia, Mustafa Kemal Atatürk. Transformado em museu, seu interior ostenta móveis centenários e uma impressionante coleção de lustres e tapetes.

  • O valor do ingresso hoje em 2023 é 450 liras turcas.
  • Aberto para visitação das 9h às 18h, sendo permitido entrar até 17h.

Akaretler

Bons restaurantes, cafés e uma animada vida noturna (e diurna) fazem da região de Akaretler o coração de Beşiktaş. Um labirinto de ruas de paralelepípedos, ladeiras e lugares para petiscar. Aliás, se você gosta de agito, esse é um dos melhores lugares para se hospedar em Istambul.

Travessia do Bósforo

Ir em Istambul e não atravessar o estreito do Bósforo? Sem chance. Passagem marítima mais importante do mundo, o Bósforo marca a divisão da Europa com a Ásia. Atravessá-lo é obrigatório. Vá de ferry, o jeito mais barato. Do Terminal de Balsas de Beşiktaş partem balsas o dia inteiro.

Üsküdar, no lado asiático da Turquia

Do lado asiático da Turquia, um dos principais pontos de desembarque da balsa é no bairro de Üsküdar. Desça e vá andando conhecer a imponente Mesquita de Mihrimah Sultan. Em apenas 15 minutos de caminhada, você chegar ao melhor ponto para observar a Kız Kulesi, a Torre do Donzela, um antigo farol que fica sobre uma pequena ilha, e tem um restaurante no seu interior (infelizmente estava em obras quando passei por lá).

Parque Mühürdar Sahili

Ainda do lado asiático, visitei o Parque Mühürdar Sahili e recomendo. Fica na orla do bósforo, com área verde e ciclovia. Aproveite a tranquilidade, longe do excesso do turistas, e admire a silhueta de Istambul do outro lado do mar. O parque fica ao lado do Terminal de Balsas Kadıköy, onde você pode embarcar de volta para o lado europeu.

Respostas para as dúvidas mais comuns sobre roteiro em Istambul

Para facilitar sua viagem, respondi as questões mais frequentes sobre o que fazer em Istambul, por exemplo em determinados números de dias e quanto aos preços das atrações.

O que fazer em Istambul em 1 dia

Se você tiver apenas 1 dia inteiro de roteiro em Istambul, minha dica é fazer um Free Tour em Istambul, passando pelos principais pontos turísticos da metrópole. Almoce num restaurante tradicional do bairro, e em seguir vá para a Torre de Gálata admirar a vista. Pra finalizar, caminhe entre lojas e bondinhos elétricos pela Avenida Istiklal até a Praça Taksim.

O que fazer em Istambul em 2 dias

Com dois dias em Istambul, faça o passeio a Sultanahmet e à Torre de Galáta e Taksim no primeiro dia, e no segundo dia atravesse o Estreito do Bósforo de balsa, para conhecer o lado asiático de Istambul. Outra alternativa é fazer um passeio turístico de barco pelo mar.

O que fazer em Istambul em 3 dias

Um roteiro de 3 dias é exatamente o tema deste post. Resumindo aqui as dicas, dedique o primeiro dia a Sultanahmet, onde estão a Mesquita Azul, o templo Santa Sofia e o Palácio de Topkapı. No segundo dia, explore a região de Beyoglu, onde fica a Torre de Gálata. E pra fechar o roteiro, no terceiro dia visite o bairro de Beşiktaş e atravesse o Bósforo até a região de Üsküdar.

O que fazer em Istambul em 4 dias

Com 4 dias em Istambul, você pode optar por ter mais tempo em cada uma das visitas citadas acima, como ao Palácio de Topkapı, que precisa de horas para ser conhecido por completo. Outra dica é adicionar o bairro de Bebek, uma região luxuosa, com excelentes cafés e vistas para o mar.

O que fazer em Istambul de graça

Há muitos lugares para visitar de forma gratuita em Istambul. Por exemplo, não se paga nada para entrar no Grande Bazar, embora seja difícil sair de lá sem comprar nada. Caminhar por Sultanahmet, passando por atrações como a Mesquita Azul, também não custa nada, assim como uma caminhada no Parque Gülhane, na mesma região.

O que fazer em Istambul à noite

A vida noturna de Istambul é a mais animada da Turquia. A região boêmia da cidade é Beşiktaş, com suas ruelas exclusivas para pedestres, rodeadas de bares que ficam lotados desde o início da tarde. Mas também é possível curtir a noite em áreas mais turísticas, como no entorno da Torre de Gálata, onde funcionam lounges nos terraços dos prédios, com vistas maravilhosas para a cidade, como o Zula Galata, entre outros.

Alguma dúvida sobre o que fazer em Istambul?

Agora que você já sabe quais são principais pontos turísticos de Istambul e viu muitas dicas sobre o que fazer na cidade, chegou a hora de organizar o seu próprio roteiro. E eu posso ajudar você em caso de dúvidas.

Fale comigo pelo email nivaldo@buenasdicas.com e receba recomendações de hotéis e lugares para visitação, de acordo com seu perfil e orçamento.

Boa viagem para Istambul.

Créditos: a foto da Mesquita Azul é de Aliata Karbaschi (CC). Demais imagens são de minha autoria e tem direitos autorais protegidos.

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *