Como é voar United Airlines para Newark, perto de NYC

Um dos aeroportos mais próximos de Nova Iorque é na cidade vizinha de Newark, estado de New Jersey. Aproveitando uma promoção da United Airlines de Guarulhos para lá, fiz a viagem de ida e volta. Reparei em detalhes como check-in, atendimento, espaço do avião, entretenimento a bordo, comidas e chegada nos Estados Unidos.

Entenda agora como é voar United Airlines nessa rota de São Paulo para Newark, aeroporto perto de NYC, que achei uma boa alternativa aos famosos John F. Kennedy e La Guardia. Entendo que cada experiência de voo é diferente, mas, de qualquer forma, é interessante ver o que esperar de uma companhia aérea.

Embarque em Guarulhos

Desde 2014 está em funcionamento o “novo” terminal internacional de Guarulhos, o Terminal 3. É lá que fica o guichê da United Airlines. Ele não funciona em tempo integral no horário comercial do aeroporto. Os funcionários chegam apenas quando faltam 4 horas para o próximo voo da empresa. Então não adianta chegar com maior antecedência.

No local tem máquina para check-in, mas ela não funciona para quem tem passaporte brasileiro em caso de voos para os Estados Unidos. Isso porque os funcionários precisam fazer perguntar e averiguar pessoalmente seu visto e outros detalhes.

Como é por dentro do avião da United Airlines

Embarquei num boeing dividido em quatro classes. Na primeira, melhor de todas, reparei até em pantufas para os passageiros que podem viajar praticamente deitados. As outras duas classas, provavelmente executivas, têm mais espaço entre as poltronas e telas maiores de tv. Depois, vem a imensa classe econômica, onde eu viajei.

Tipos de classe executiva na United Airlines
Espaço das poltronas na classe econômica

Diferente de outros grandes aviões, no esquema 3 x 4 x 3 filas de poltronas, esse tem somente 3 lugares na fila do meio. Achei melhor assim, pois facilita idas ao banheiro para quem senta no meio. Além de levantadas para esticar as pernas, o que é muito necessário naquele aperto. Nunca tinha viajado em avião tão apertado.

Vi uma criança que parecia imobilizada na poltrona. Imagine então um adulto com mais de 1,80 m de altura.

Entretenimento

Quando ao entretenimento a bordo, a programação disponível na TV é boa para quem entende inglês. O catálogo de filmes e séries é excelente. Tem vários lançamentos recém saídos dos cinemas e vários episódios de séries como Friends e The Big Ben Theory, entre outras. Mas não tem nada legendado e apenas algumas opções de filmes dublados.

Serviço e refeições a bordo

Comida de avião a gente sabe como é, quase sempre aquela coisa sem graça padrão. Não foi diferente na United Airlines. Não servem tantos lanches e refeições como a KLM, por exemplo, mas também não é tão regulado, como na Iberia ou na Air Europa. Diria que estão num padrão quase Air France. Os comissários de bordo são educados, alguns tentam falar em português. O piloto parecia falar um português de Portugal.

Como era um voo noturno, primeiro veio água e depois ofereceram o jantar, com opções de carne ou frango. O prato de carne acompanhava um estranho bolo que parecia ser de milho. Pra beber, oferecem sucos, água e vinho tinto ou branco. Bom pra dar aquele grau e tentar encarar uma noite de sono padrão sardinha, entre turbulências e choros de bebês. Glamour que só a classe econômica pode oferecer 😂.

Chegada e imigração no Aeroporto de Newark

Na hora marca, por volta de 6h da manhã, aterrissamos nos Estados Unidos. Todo mundo acabado, aquela cara de sono, baba seca no canto da boca. Enquanto isso, dezenas de policiais reparando em cada movimento dos passageiros, inclusive por meio de monitores dentro de uma ilha de observação ao lado da fila da imigração.

Acho que faziam o esquema Good Cop, Bad Cop. Alguns policiais tentavam organizar educadamente a fila, enquanto duas mulheres gritavam coisas em um inglês de sotaque carregado. Uma delas parece nervosa, era obviamente a policial má do dia. Fila grande, mas andou até rápido.

O fiscal da imigração fez perguntas básicas: se era minha primeira vez nos Estados Unidos, há quanto tempo era casado, onde nasci, para onde iria e quando iria embora. Como estava lá apenas para fazer conexão para o Canadá, expliquei que voltaria para NYC somente uma semana depois. Liberado.

Mais à frente, na hora de mostrar o papel de controle da imigração na saída com as malas, mais algumas perguntas para outro fiscal. A mesma coisa. Para onde vou, onde vou ficar, quando volto pra Brasil. Pegadinhas básicas pra ver se descobre alguma contradição. Por isso é importante dizer somente a verdade sobre sua viagem.

Liberado novamente, fui procurar naquele aeroporto imenso e mal sinalizado onde seria o meu embarque para Toronto. Mas isso é assunto pra outro posto, assim como as dicas de como chegar no Aeroporto de Newark e outras informações. Enquanto esses artigos não ficam prontos, veja o mais completo Roteiro em NYC da internet.

Boa viagem!

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 Comentários

  1. Bom dia Nivaldo, ótimo posto, as perguntas foram em inglês?
    E esse aeroporto de Newark tem os quiosques de passport Control?

    1. Olá, João. O controle de passaporte era feito como no Brasil e outros países, em espécies de guichês individuais. Ao lado da fila tem uma central, com vários funcionários dentro, observando monitores, aparentemente analisando imagens de segurança. Talvez seja o que você perguntou, não tenho certeza.

      1. Certo é isso mesmo, e a entrevista é feita em inglês? Pode se solicitar intérprete?

        1. Opa, esqueci de responder essa parte. Isso mesmo, tudo em inglês. Depois de passar pela imigração, tinha um outro pequeno controle para sair com as malas. Uma coisa meio informal, mas com o pessoal fazendo perguntas capciosas, pra testar o viajante. Sobre intérprete, não consigo te confirmar.

    1. Oi Michelle. Não anotei os números dos terminais. Mas, segundo site especializado, funciona assim:

      Terminal A – Voos domésticos
      Terminal B – Voos domésticos e internacionais operados pela Delta Airlines, principalmente
      Terminal C – Voos internacionais operados pela United Airlines, exclusivamente

        1. No voo de ida, fui do terminal internacional para o doméstico num ônibus interno, que passa pelas pistas do aeroporto. Cheguei a ele perguntando para funcionários. No voo de volta, peguei o AirTrain, que é um trem que liga os três terminais e a estação de trem. Essa forma é mais fácil. Procure por ele.

          Este trem aqui: https://youtu.be/cZuQF-uay2k?t=87

  2. Nivaldo,

    Muito obrigada por compartilhar sua experiência comigo!
    Eu já estou procurando conexões longas, justamente na tentativa de minimizar os problemas.
    Na verdade, como irei à Montreal, terei que fazer conexão de qualquer maneira, a única dúvida é onde, rs.
    Vou manter meu plano inicial, prefiro que seja em Toronto, pois assim já estarei em solo Canadense e evito a burocracia dos EUA.

    Voce me ajudou muito! Obrigada .

    1. Verdade. A Aeroporto de Toronto (Pearson) também é muito grande e também fiquei perdido lá, haha. Mas porque estava procurando um ponto de ônibus específico, então precisei usar o aerotrem pra trocar de terminal…Outra vantagem do Canadá, além da menor burocracia, é que o pessoal é mais simpático, então vai ser fácil encontrar gente pra ajudar, se precisar.

      Outra alternativa, se você não tiver pressa pra chegar em Montreal, é pegar o trem de NY pra lá, da Amtrack. Fiz a viagem e o visual é incrível. Custa mais ou menos R$ 300 e dura 10 horas com muito conforto, cabine lanchonete e cabine com vista panorâmica.

  3. Olá Nivaldo, seu post me apareceu no Google, pois estava pesquisando sobre Vôos para o Canadá com conexão em Newark.
    Viajarei para Montreal em janeiro e estou na dúvida entre comprar vôo parando nos EUA, ou com a Air Canada e parando para imigração já no Canadá, pois os custos são um pouco mais altos.
    Não falo inglês, então queria saber como é para se localizar no aeroporto e encontrar o embarque para o vôo que vai pro Canadá. Você chegou a fazer post sobre isso? Não localizei =/

    Parabéns pelo Blog, muito conteúdo bacana, passarei a conferir as novidades!

    1. Olá. Então, comigo foi assim:

      O voo de Newark para Toronto era apenas 2 horas após minha chegada nos EUA. Parece um tempo razoável, mas foi corrido, mesmo com o voo aterrissando no horário exato. Passei pelo menos meia hora na imigração, considerando fila e conversa. Depois foi mais meia hora procurando o terminal de embarque para o Canadá. Porque nesse aeroporto são vários terminais, tive que pegar um ônibus interno para trocar (depois descobri que também tem um aero-trem). Para o outro embarque, tive que fazer todo o procedimento de checagem de mala e metais, bem mais rigoroso que no embarque em Guarulhos. Por fim, esse outro terminal também era grande e foi mais um tempo até achar o portão.

      Achei a sinalização muito ruim nesse aeroporto. Eu falo inglês bem, então pedi informação pra pelos menos 5 pessoas até achar o embarque pro Canadá. Só seguindo placas é impossível. Pra quem não fala inglês, recomendo pelo menos 4 horas de folga entre um voo e outro, pra conseguir chegar.

      Se o voo direto para o Canadá estiver apenas um pouco mais caro, vale a pena. Poupa tempo e toda uma novela com a imigração dos Estados Unidos.

      O único post sobre o assunto por enquanto é esse…se tiver mais dúvidas e eu puder ajudar, pode perguntar. Abraço.