Copa Airlines é boa? Relato da minha viagem

Aproveitando uma promoção de passagens da Copa Airlines, não pensei duas vezes e comprei. Como pedi stopover e depois precisei alterar os voos, precisei muito do atendimento da empresa. Aqui vão alguns detalhes de voos, serviços e minha opinião geral sobre a maior companhia aérea do Panamá. (Antes de embarcar, leia 15 dicas de viagem para a Colômbia)

Comprei ida e volta entre Brasil e Colômbia, pela seguinte rota: Brasília-Panamá-Cartagena. Descobri os preços em algum site de pesquisas, tipo Decolar ou Skyscanner, e então fiz a compra diretamente pelo site oficial da Copa Airlines em português.

Como fazer Stopover no Panamá com a Copa Airlines

Cada companhia aérea tem regras diferentes para fazer o stopover, que é basicamente a possibilidade de passar um tempo na cidade em que o voo faz conexão. No caso da Copa Airlines, é possível fazer isso na Cidade do Panamá. Mas não é tão simples quanto parece. E não é grátis. No meu caso, aumentou em cerca de R$ 300 o preço do voo.

Não compre a passagem, apenas reserve. Isso aí. Pra fazer stopover, não existe botão no site. Você tem que escolher seus voos e prosseguir a compra. Aí, em vez de pagar, você vai clicar em RESERVAR. O tempo em que a companhia mantém sua reserva está indicado no site.

Com a reserva feita e todos os dados em mãos, você vai ligar para a central de atendimento da Copa Airlines. Pode demorar muito até ser atendido. E os atendentes falam um português muito diferente do nosso. Difícil de entender. Tem que ter paciência pra explicar.  Então ele vai acessar seus voos e pedir pra vocês escolher se quer ficar na Cidade do Panamá na ida ou na volta, e por quantos dias. Tem um passo-a-passo aqui.

Alteração de voos e datas

Como falei no início, precisei mudar as datas da minha viagem. Aí aproveitei também para mudar o tempo de permanência e o roteiro da viagem. Foi assim que dicidi cancelar o Stopover no Panamá.

Diferente da LATAM, que foi gananciosa e me devolveu apenas taxas de embarque dos meus voos cancelados, a Copa Airlines foi mais razoável. Pra mudar os voos, mesmo pra uma data muito próxima, tive que pagar cerca de R$ 300 a mais.

O problema mesmo, mais uma vez, foi a Central de Atendimento. Apesar de todas as leis contra espera excessiva, a Copa ainda deixa os clientes pendurados por mais de 30 minutos. Lembrando ainda que o atendimento é um português não brasileiro. Talvez de Angola ou Moçambique. Muito difícil de entender e de ser entendido. Se você fala inglês, melhor usar essa opção.

Embarque e voos

Fora a turbulência inicial, devido a tantos pedidos e mudanças, foi tranquilo viajar com a Copa Airlines. Mesmo me esquecendo de realizar o check-in online, fui rapidamente atendido nos guichês dos aeroportos, tanto em Brasília quanto em Cartagena. Todos sem fila e com funcionários prestativos.

A escala no Panamá foi rápida. Intervalo de apenas 50 minutos entre os voos. Como todos os voos foram pontuais, cheguei sempre a tempo de embarcar.

Refeição quente no meu voo com a Copa Airlines entre Panamá e Brasília

Meus voos foram em aviões Boeing 737-800. Ou seja, não são aviões daqueles grandões de porte internacional, com três fileiras de cadeiras. É um avião com duas fileiras de 3 poltronas cada, estilo voos nacionais da GOL. Não são super modernos, mas não são velhos. Para entretenimento, tinham apenas 1 monitor de TV a cada 3 lances de poltronas. Só no voo de volta que colocaram filmes e séries. Distribuíram fones de ouvidos gratuitamente, mas são de péssima qualidade, com volume baixo demais.

Gostei da comida. Nos voos mais longos, entre Brasília e Panamá (cerca de 7 horas de duração), teve um lanche com biscoito e uma refeição principal, com prato quente, salada, sobremesa e boa variedade de bebidas pra escolher. Inclusive vinho tinto, vinho branco e whisky. Achei suficiente. Tanto na ida quanto na volta, as opções de prato quente eram frango ou carne. Se for vegetariano, tem que avisar no momento da compra da passagem.

Comissários de bordo eficientes, aparentemente panamenhos e falantes de espanhol. Um deles se arriscava no português.

Acho que valeu a pena aproveitar a promoção

Respondendo à pergunta inicial, acho que Copa Airlines é boa sim. Pelo menos foi uma companhia que resolveu meus problemas e fez voos pontuais, o que é muito importante. Melhor ainda foi conhecer a Colômbia. Se quiser mais detalhes sobre essa viagem, veja nossas dicas de Cartagena, San Andrés e Bogotá. Já adianto que são destinos incríveis.

E você, gostou de voar na Copa Airlines?

Sei que cada voo é diferente e as experiências de cada um podem ser completamente diferentes. Principalmente quanto a filas, atendimento e comidas. Se você também voou pela Copa Airlines e quer compartilhar sua experiência, crítica ou sugestão, pode mandar nos comentários abaixo.

 

Reserve hotéis, ingressos, passeios e seguros com os parceiros do Buenas Dicas.

Você não paga nada a mais, e o blog recebe uma comissão.

Conheça nossos parceiros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *