15 dicas de viagem para a Colômbia: documentos, vacina, segurança e mais

Primeira vez na Colômbia? Aqui tem tudo o que você precisa saber para planejar a viagem. Dicas da Colômbia com informações oficiais e relatos da minha experiência no país.

Entenda quando ir, o que levar, regras, documentos, segurança, gastos, hospedagem, padrão de tomadas, fuso horário, preços, câmbio e mais dicas práticas para sua viagem à Colômbia.

Nessa última viagem para a Colômbia, visitei Cartagena, San Andrés e Bogotá. Mas as informações também são válidas para outras das principais cidades turísticas colombianas, como Medellín e Santa Marta.

Piedra del Peñol, em Guatapé

Confira abaixo todas as nossas dicas da Colômbia, resumidas da forma mais direta possível, com links úteis que também vão ajudar na sua organização.

1. Cartão de vacinação internacional: obrigatório na Colômbia

O CIVP (Certificado Internacional de Vacinação) é documento obrigatório para brasileiros entrarem na Colômbia, com o devido registro de vacina contra Febre Amarela. O documento é realmente cobrado na imigração.

Precisei mostrar o meu CIVP na fila do embarque na Copa Airlines, ainda no Brasil. Na Colômbia, o fiscal no Aeroporto de Cartagena também requisitou o comprovante.

Documento vitalício: a ANVISA informa que o documento vencido ainda pode ser utilizado, pois descobriram recentemente que a vacina contra Febre Amarela tem duração para toda a vida, e não de apenas 10 anos.

CIVP digital: Não é mais necessário enfrentar fila para tirar o Certificado de Vacinação. Basta fazer a emissão digital do certificado, acessando com seu CPF sua conta no site gov.br.

2. Pode entrar na Colômbia com Passaporte ou RG

Brasileiros podem ingressar na Colômbia apenas com RG, segundo informação oficial do Ministério das Relações Exteriores. Essa facilidade faz parte de um acordo do Mercosul.

Não existe na lei regra sobre o RG ter no máximo 10 anos de emissão. Apesar disso, as companhia aéreas podem recusar documentos antigos.

Seu RG está velho ou sua aparência mudou muito? Tire um logo um passaporte, pois é um documento mais importante, válido também para outras viagens internacionais. Faça a solicitação pelo site da Polícia Federal, de preferência antes de comprar a passagem.

3. Com dinheiro vivo você economiza na Colômbia

A moeda oficial da Colômbia é o Peso Colombiano, cuja sigla é COP. Como falei no artigo Câmbio na Colômbia, a aceitação de cartão de crédito é bem menos ampla do que no Brasil. Muitos lugares cobram taxas sobre o cartão e têm valores mínimos para aceitar “la tarjeta”.

Por isso, ter dinheiro em espécie, em Pesos Colombianos, vai gerar bastante economia em lojas, restaurantes e na compra de passeios turísticos.

Leve Real (BRL) para a Colômbia e faça o câmbio em grandes cidades, como Cartagena, Bogotá e Medellín, onde a cotação é melhor.

4. Tenha um cartão de crédito que não cobra IOF

Mesmo se levar a quantia suficiente em dinheiro, recomendo ter também um cartão internacional com você, liberado para transações internacionais.

A dica é ter uma cartão mais moderno, que não cobra IOF e possui melhores valores na conversão dos seus gastos.

Enquanto um cartão de crédito internacional de bancos tradicionais cobra uma taxa de IOF de 4,38% nos seus gastos no exterior, cartões como Wise, Nomad e Revolut cobram apenas 1,1%.

No caso do Cartão Wise, você ainda pode carregá-lo com Pesos Colombianos a um câmbio bastante favorável. Solicite o seu pelo site site e vá adicionando dinheiro durante a viagem. Assim você não precisa calcular exatamente quanto levar.

5. Preços na Colômbia

De modo geral, a Colômbia é um país mais barato do que o Brasil. Comer, fazer compras e se hospedar, custa bem menos, na maioria dos casos.

Valores variam entre as cidades. Por exemplo, em Medellín e Bogotá os preços são mais baixos do que em grandes cidades brasileiras. Mas em destinos essencialmente turísticos, como Cartagena e San Andrés, os preços são levemente mais altos do que no Brasil.

Além dos preços, outro fator que faz ser barato viajar à Colômbia é o grande número de atrações gratuitas. Por exemplo, o Museu Botero, em Bogotá, e o Museu do Ouro, em Cartagena, não cobram ingresso.

No caso de San Andrés, o que barateia a viagem é a programação. Afinal, o que há de melhor pra fazer na ilha é passar o dia nas praias, onde você só gasta se consumir algo nos restaurantes.

6. Quantos dias dias ficar na Colômbia

Depende dos seus destinos no país. Se vai conhecer os três principais, que são Cartagena, San Andrés e Bogotá, fique no mínimo 10 dias. Se acrescentar outro lugar, como Medellín, inclua mais 3 ou 4 dias no seu roteiro.

Para definir de acordo com sua viagem, este é o tempo mínimo recomendável para conhecer o básico de cada destino na Colômbia:

  • Cartagena – 4 noites
  • San Andrés – 3 noites
  • Bogotá – 3 noites
  • Medellín – 3 noites

Roteiro pronto para você: Detalhei tudo o que vale a pena conhecer neste roteiro de 6 a 10 dias na Colômbia, incluindo as melhores atrações de cada lugar indicado na programação.

7. Reserve sua hospedagem com antecedência

Sabia que muitas pousadas em San Andrés não possuem chuveiro com águas quentes? E que o calor é tanto em Cartagena, que ar-condicionado é um item praticamente obrigatório?

Em Bogotá, é o oposto: a cidade é tão fria, devido à altitude, que é necessário ter um aquecimento nos quartos de hotéis.

Por isso, fique atento às características de cada local antes de fazer sua reserva de hospedagem.

E quanto maior a antecedência da reserva, maior a chance de encontrar vagas nos hotéis com melhor-custo benefício e maior a chance de encontrar descontos.

Guias de hospedagem: entenda onde ficar em Cartagena, onde ficar em Bogotá e onde ficar em San Andrés, com dicas de hotéis nas melhores localizações.

8. Leve adaptador de tomadas para o padrão da Colômbia

Sabe quando você chega no hotel e a primeira coisa que faz é ligar seu carregador de celular na tomada?

Então, isso não vai acontecer se você não tiver um adaptador de tomadas. O padrão da Colômbia é daquele com duas entradas achatadas, similar ao que existia no Brasil antes das novas regras.

Por isso, se você tiver um adaptador em casa, nesse padrão, pode levar. Se não, precisará comprar ou pedir emprestado no hotel (mas não são todos que têm).

9. Leve pouca bagagem para a Colômbia

A Colômbia não é um destino de compras. Eletrônicos, relógios e perfumes custam praticamente o mesmo que no Brasil. No máximo você pode aproveitar para comprar um café diferente.

Nos destinos caribenhos, o calor é garantido noite e dia, o que significa roupas leves. E levando poucas malas, você ainda economiza nas passagens, pois não precisará pagar para despachar.

10. Segurança e violência na Colômbia

Apesar da má fama, fazer turismo na Colômbia é mais seguro do que muita gente imagina.

Nos principais destinos, como Bogotá, Cartagena, San Andrés e Santa Marta, existe grande respeito com os turistas e o índice de roubos e violência é baixo se comparado ao Brasil.

Em Bogotá, o policiamento é grande, tem cães farejadores de drogas e armas até na entrada dos shoppings, e nos melhores bairros é tranquilo caminhar à noite. Me senti muito mais seguro na Colômbia do que em qualquer cidade brasileira.

Os problemas com as FARC e o tráfico de drogas ainda existem, mas em proporções bem menores do que nos tempos de Pablo Escobar. E se concentram principalmente no Valle del Cauca e na região amazônica.

Então, se pretende fazer turismo no interior e região de selva, saiba que muitas estradas não são recomendáveis e que o perigo existe. No litoral, especialmente no Caribe Colombiano, a segurança é muito maior.

11. Faça um seguro viagem

Já pensou que sua bagagem despachada para a Colômbia pode ir parar na Europa? Extravios, infelizmente, são muito comuns. Outra coisa comum é a gente se empolgar com a culinária de um país e acabar com uma uma diarreia nervosa. Sem falar nos riscos em passeios.

Por isso, apesar de não ser obrigatório, recomendo muito que você faça um seguro viagem antes de embarcar para a Colômbia.

Um bom seguro viagem para a Colômbia é mais barato do que você imagina. Faça um orçamento aqui, nesse site parceiro do blog, e encontre planos super completos, para todas as cidades e estilos de viagem.

Nas dicas de seguro viagem para a Colômbia, você encontra mais opções.

Importante saber que cada seguro oferece coberturas diferentes, que podem ir muito além de atendimento médico e hospitalar. Alguns planos dispõem, por exemplo, de indenizações em caso de bagagem danificada e cancelamento de voo. Fique de olho nas regras.

12. Transporte: táxi, aplicativo, ônibus e avião

Entre San Andrés, Cartagena e Bogotá, a melhor forma de se locomover é de avião. De Bogotá para Cartagena, são mais de mil quilômetros de distância e a estrada é cheia de precipícios. Seguindo a dica de colombianos, fiz tudo de avião.

  • A Wingo é a cia aérea “low cost” da Colômbia, que costuma ter as passagens mais baratas entre Bogotá e San Andrés.
  • A LATAM e a Avianca também operam as principais rotas do país.
  • No Booking Voos, pesquise preços em várias cias aéreas simultaneamente.

No transporte terrestre, a melhor forma de circular em Bogotá é utilizando os aplicativos de transporte Uber e Cabify.

Já em Cartagena, por incrível que pareça, ainda é mais fácil e barato utilizar táxi. Nesse caso, é preciso ter dinheiro em espécie para fazer o pagamento das corridas.

13. Fuso horário na Colômbia

A Colômbia tem um único fuso horário e não tem horário de verão. Mesmo em San Andrés, muito distante do continente, os relógios estão sempre iguais aos de Bogotá.

Em relação ao Brasil, os relógios marcam 2 horas a menos do que o Horário de Brasília. Por exemplo, quando é meio-dia na maior parte do Brasil, ainda são 10 horas na Colômbia.

Atente-se que muitos telefones ajustam automaticamente o horário assim que você entrar no avião.

14. A gastronomia é uma das melhores atrações

Bandeja Paisa, prato típico da Colômbia

A culinária colombiana não é muito diferente da brasileira. Mas ela tem uma charme diferente. Os pratos mais tradicionais, como a Bandeja Paisa, são simples, baratos e bem servidos. As frutas e os sucos são muitos gostosos, principalmente de sabores nativos, como Lulo e Guanabana.

Para quem gosta de frutas na refeição, a Colômbia é o paraíso: muitos pratos vêm acompanhados de abacate e banana frita, ou melhor, patacones. E as comidas de ruas são fartas, baratas e gostosas, principalmente as arepas.

Pra recuperar as energias, não faltam excelentes cafés, especialmente em Bogotá.

15. San Andrés cobra taxa de entrada para turistas

Sim, é preciso pagar para para entrar na ilha de San Andrés. Atualmente, o valor é 124 mil COP por pessoa. Na cotação de hoje, são R$ 166.

E esse valor pode ser pago de diferentes maneiras, dependendo da sua cia aérea e aeroporto de origem. No meu caso, a cobrança foi feita no Aeroporto de Cartagena, no momento do embarque, e aceitaram somente dinheiro em espécie.

Espero sinceramente que as autoridades de turismo da ilha utilizem essa verba para melhorar a estrutura de San Andrés y Providencia. De qualquer forma, o valor não é impeditivo. Vale muito a pena visitar San Andrés, que tem algumas das praias mais bonitas da Colômbia e é um dos destinos mais baratos do Caribe.

Evite ciladas na Colômbia

Assim como outros países, a Colômbia tem seus altos e baixos. Por isso, é preciso pesquisar muito o que realmente vale a pena fazer. Então fique atento às dicas mais sinceras da internet aqui no Buenas Dicas.

Por exemplo, só aqui você descobre que a Playa Blanca de Cartagena é muito ruim. E vê também dicas do que merece ser visitado, como o Museu Botero, em Bogotá.

Não deixe de perguntar. Como nossas viagens não são patrocinadas, não devemos nada a ninguém. Assim conseguimos fazer roteiros inteiros com indicações isentas.


Continue planejando sua viagem para a Colômbia

Aqui no blog você encontra as informações mais completas sobre este incrível destino da América da Sul. Encontre tudo o que você precisa saber sobre San Andrés, Bogotá e Cartagena. E se não encontrar, é só perguntar.

Eu mesmo respondo, sempre o mais rápido possível, e posso ajudar você a planejar seus dias na Colômbia.

Boa viagem para a Colômbia!


Reserve hotéis, ingressos, passeios e seguros com os parceiros do Buenas Dicas.

Você não paga nada a mais, e o blog recebe uma comissão.

Conheça nossos parceiros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

54 Comentários

  1. Boa tarde, Nivaldo. Tudo bem?
    Vou a Cartagena mês que vem.
    Vou levar reais e o cartão Wise.
    Nunca utilizei este cartão. Você conseguiu utilizá-lo? Alguma sugestão de melhor cambio, se é pelo cartão ou em Portal de Los Dulces e Las Bóvedas (como consta no blog)?
    Obrigado

    1. Boa tarde, Flávio. Estou utilizando bastante o Wise esses dias para comprar online. Está funcionando bem. Para comprar pessoalmente, é bandeira Visa, então é facilmente aceito. Viu o comparativo Wise ou C6? Lá explico mais sobre ele.

      A diferença entre o câmbio nessas duas área provavelmente é irrelevante. Na praça da entrada da cidade amuralhada tem mais opções. Boa viagem!

  2. Josemario correia santos disse:

    boa tarde em minhas ferias quero ir pra Medellin. Minha preucupação é a moeda e hospedagem.

    1. Olá. Aqui no blog tem dicas sobre Câmbio na Colômbia, bem detalhadas.

      E no post sobre Hospedagem na Colômbia, tem uma dica sobre Medellín.

      Boa viagem.

  3. Tagiane Beteghelli disse:

    Olá, qual o melhor período para ir para SAN Andres? Você recomenda sistema All Inclusive ou em virtude dos passeios é melhor hospedagem com café?

      1. CLAUDETE PAIVA disse:

        Olá Nivaldo, tudo bem contigo ? Irei para a Colômbia agora em abril. E vi suas dicas. Gostaria de saber se tu tens Instagram.

        1. Oi Claudete. Pode mandar por aqui mesmo suas dúvidas de viagem para a Colômbia. Me segue lá: @buenasdicas

        2. Oi, bom dia! E os valores de Cartagena pra San Andres?

          1. Olá, Roger. Aqui tem dicas de cias aéreas e guias de hospedagem, assim você calcula de acordo com suas necessidades. Boa viagem para a Colômbia!

    1. Olá, Carolina. A melhor época para viajar, depende da região. Se for uma viagem combinando Cartagena e San Andrés, é melhor ir entre janeiro e abril, quando chove menos. Tem mais detalhes no post Quando ir para San Andrés.

  4. Daniela Soares disse:

    Nivaldo, boa tarde! Viajarei para Cartagena pela companhia aérea Copa Airlines e eles fazem conexão no Panamá, sabe se é necessário passaporte? Ou somente o RG e o CIVP são necessários. Abraços.

    1. Olá, Daniela. Também fui de Copa Airlines com conexão no Panamá. Lá teve apenas uma espera de cerca de 2 horas e troca de avião. Passei pela imigração somente em Cartagena, onde apresentei os documentos. Não houve fiscalização nenhuma no Panamá.

      Mas não posso te garantir que também será assim na sua viagem. Recomendo pesquisar e perguntar direto para a companhia aérea. E se tiver tempo hábil, vale a pena solicitar passaporte, que é um documento mais importante e que evita estresses.

    2. Olá Nivaldo!
      Vou fazer voo de conexão de 2h em Bogotá para Cartagena é tranquilo com este tempo? A emigração é feita em Bogotá ou Cartagena? Venho da Europa. Obrigada

      1. Oi Monica. É provável que a imigração seja feita em Bogotá, onde você desembarca do voo internacional. Duas horas é um tempo razoável, desde que não haja uma fila demorada na fiscalização. Boa viagem.

  5. FERNANDA CAROLINA DA COSTA MORAIS disse:

    Ola Nivaldo, boa noite.. Eu vi sua dica para os adaptadores de tomada, em relação a voltagem da energia, é a mesma aqui do Brasil, no caso do Nordeste (220 vlts)

    1. Oi Fernanda. Obrigado pela pergunta, porque reparei que não tem esse informação aqui e vou atualizar agora. Sobre o voltagem na Colômbia: 110 v. . Infelizmente lá é 110 volts, diferente da maioria das cidades brasileiras.

      Pra itens básicos como celular e câmera, isso não é problema, pois a maioria é bivolt. Secador também pode usar, embora ela vá funcionar numa potência menor. Nos hotéis mais modernos, costuma ter pelo menos uma tomada 220 v, geralmente no banheiro.

  6. Flávio Gomes disse:

    Opa, nivaldo e ai blz, acompanho aqui seus roteiros de viagens pela Colômbia, muito maneiro, tenho interesse em conhecer Barranquila, vc tem algumas informações de lá que possa compartilhar,, abraços

    1. Olá, Flávio! Olha, vou ficar te devendo essa. Gostaria de ter ido a Barranquilla, mas não tive tempo da última viagem. Espero conhecer lá em breve. Se você for, tá convidado pra voltar aqui e contar como foi, com algumas dicas para os próximos. Abraço.

    2. Olá*!
      Vou viajar em setembro para Colômbia. Quero levar minha filha para ver e entrar na água com os golfinhos. Como encontro este passeio?
      Agradeço

  7. olá, adorei as suas dicas, esse certificado internacional de vacinação, é difícil para consegui-lo? tomei recentemente a vacina contra a febre amarela, mas só vale por oito anos. o que tenho que fazer? tenho que tomar a vacina vitalícia?

    1. Olá, Victor. Era complicado, porque tinha que ir num aeroporto com posto da Anvisa. Mas desde o início do ano, é possível fazer a emissão online do certificado. Nessa página do Governo Federal tem tudo explicado.

      Sobre o vencimento da vacina: cientistas descobriram que não é preciso tomar reforço, pois ela vale para sempre. Mesmo quem tomou antes da descoberta. Eu, por exemplo, tenho um Certificado Internacional que diz que a minha dose da vacina está vencida. Mesmo assim ele é aceito em qualquer país.

  8. Boa tarde Nivaldo! Já li que podemos entrar na colombia sem passaporte, mas minha dúvida é, a minha filha menor, poderia viajar somente comigo, sem o pai biológico e sem autorização expressa dele, e sem passaporte, somente com o RG? Sou divorciada e o pai da minha filha, se recusa e liberar o passaporte dela, por puro capricho…..
    obrigada pelas dicas

  9. Boa noite, estou pretendo ir a San andres em junho di 19/06, gostaria de saber quantos dias é legal passar para conhecer os passeios e a ilha e um bom lugar para me hospedar, se o clima e bom?

  10. Boa noite Nivaldo, li em um post que na Colombia não se reconhece a CNH. No caso, como faria pra poder alugar um automóvel lá, principalmente em San Andres que possui a mula, o carrinho de golf e a moto para alugar!

    1. Olá, Natalia. Pra alugar mule em San Andrés não me cobraram CNH. Apenas deixei com eles um depósito caução e os dados do passaporte (também vale RG). Existe carteira de motorista internacional, mas na Colômbia não costuma ser cobrado, mesmo em Bogotá. Já dirigi com CNH Brasileira na Argentina e no Chile sem problemas. Pode pra turista. Deixa de ser permitido pra imigrantes (não sei a lei ao certo, mas é mais ou menos assim).

  11. Isabela Elicker Zampronio disse:

    Ola Nivaldo tudo bom? Voce por acaso sabe se existe algum problema em entrar na Colombia somente com passagem de ida? Eu vou daqui uns dias pra la, meu namorado é colombiano e mora la. Ele conseguiu ligar para o consulado brasileiro de la que o informaram que nao seria um problema. Por aqui, eu pesquisei na internet e sites de consulados e nao encontrei repostas concretas. Tenho receio da imigraçao no momento da chegada. Obrigada, abraço.

    1. Oi Isabela. Acho muito improvável cobrarem passagem de volta na Colômbia. Isso costuma acontecer em países com histórico de imigrantes ilegais brasileiros, como EUA, Inglaterra e Espanha. Aqui na América do Sul, muita gente viaja de carro, moto, bicicleta…Vá tranquila.

  12. Edvaldo Timóteo disse:

    Qual o valor do Peso colombiano em relação ao real hj ?

    1. Hoje a cotação tá R$ 1 = 858 Pesos Colombianos. Muitos estável, praticamente o mesmo valor há um ano. Em casas de câmbio, como explico no post Câmbio na Colômbia, ele é vendido um pouco acima disso. Tem muitos conversores de moedas grátis na internet.

  13. Bom dia vou pra SAN Andres minha escala Panamá lá no aeroporto Porto e bom pra efetuar compras ?

    1. Olá, Wellington. Olha, eu particularmente não gostei das lojas do aeroporto do Panamá. Parece um shopping popular, não tem nada no padrão Duty Free Dufry do Aeroporto de Guarulhos, por exemplo. Olhei eletrônicos e os preços estavam até acima do Brasil. Mesmo perfumes, que geralmente são bem mais baratos, estavam em preços similares.

  14. Olá..preciso ir à Cali para o casamento de meu filho..gostaria de saber:
    Sou de Sorocaba SP, não precisa de passaporte e visto? Só RG mesmo?
    Tem vôo direto? Qual companhia?custo+- hoje de passagem?
    Vacina..eu perdi meu cartão de vacinas tem uns 20 anos..como nunca precisei usar, como faço para emitir outro, é só a vacina de febre amarela que precisa?
    Tem como trocar dinheiro no aeroporto? Qual a quantidade ideal da moeda?
    Aguardo ansiosa!! Muito obrigada !

    1. Olá, Rosângela. Sobre suas dúvidas:

      RG

      Se o seu voo é direto do Brasil pra Colômbia, pode entrar apenas com RG. Precisa estar em bom estado. Não é lei, mas recomenda-se que tenha menos de 10 anos de emissão, principalmente pra pessoa não estar tão diferente da foto. Somente RG é aceito. CNH, CPF e certificados profissionais não são válidos.

      Passporte e visto

      Passaporte é necessário apenas se seu voo tiver conexão em algum país que faça imigração na troca de portões. Eu passei pelo Panamá e não teve fiscalização. Brasileiros não precisam de visto para entrar na Colômbia.

      Vacinação

      Como expliquei na Dica 1, é obrigatório ter o CIVP. A única vacina obrigatória é contra a Febre Amarela. Se perdeu, vai ter que se vacinar novamente, marcar no cartão e solicitar o certificado nesse link que passei da ANVISA. Esse documento é realmente cobrado, tanto no embarque no Brasil quanto na imigração da Colômbia.

      Dinheiro

      Pra Cali pode levar Real mesmo e trocar lá por pesos Colombianos. Troca um pouco no aeroporto e depois procura uma casa de câmbio no centro, onde geralmente compensa mais. Expliquei em detalhes no post Câmbio na Colômbia.

      Se tiver alguma dúvida ainda, estou por aqui. Boa viagem!

  15. Olá, como vai???

    Vou em março pra Colômbia, 16 dias ao total
    6 em Bogotá
    6 em Cartagena
    4 em San Andrés

    Algumas dicas de lugares para visitar?
    Onde ficar?
    Costumo alugar apartamentos, para ter uma noção maior do cidadão local

    Viajo sozinho e gosto muito de balada.

    Ouvi falar que tem um imposto de saída da Colômbia, que vem embutido na passagem, como fazer pra ser ressarcido?

    1. Fala Murilo. Com esse tempo, dá pra tirar 3 dias de Bogotá pra conhecer também Medellín. Todo mundo diz que é melhor. Eu não conheci, por isso já tô pensando em voltar pra Colômbia. Dicas de lugares:

      O que fazer em San Andrés
      O que fazer em Bogotá
      O que fazer em Cartagena

      Não fiquei sabendo sobre esse imposto. O único que foi caro o bastante pra lembrar que paguei, foi a taxa de entrada em San Andrés. No geral as coisas são baratas na Colômbia, como comida, bebida e transporte. Bom, se descobrir algo sobre isso e se vale a pena tentar um reembolso, volta aqui pra contar! Boa viagem.

  16. Boa tarde!!
    Excelentes dicas!! Muito obrigada!!

    Qual vc considera ser a melhor forma de ter dinheiro disponível para a viagem?? Trocar em casa de câmbio no Brasil mesmo?

    1. Olá, Livia. Para as grandes cidades da Colômbia, como Cartagena e Bogotá, é sempre melhor levar Real e trocar lá por Pesos Colombianos. Já para San Andrés, recomendo levar Dólares ou Euros, que são mais facilmente cambiáveis e até aceitos no comércio, ou enviar antes de viagem, via empresas de remessa internacional, como WU. Tem mais dicas e explicações no post Câmbio na Colômbia.

  17. Oi Nivaldo, tudo bem?
    Você indica esta viagem para família com 2 crianças de 2 e 8 anos?
    Obrigada.

    Abs.
    Juliana

    1. Oi Juliana. Indico principalmente San Andrés, onde tem praias com melhor infraestrutura e os passeios são fáceis de fazer. Em Cartagena, pra ir nos melhores lugares é preciso ficar muito tempo dentro de barcos rápidos e pouco confortáveis. Já Bogotá é uma grande cidade, deve ter atrativos para crianças e lugares legais pra família, mas não foi o meu foco, fiquei só visitando museus, mirantes e andando no Centro.

  18. Amigos do Brasil, sejam bem-vindos em Bogotá, se vocês precisarem de hospedagem, eu posso oferecer para vocês meu apartamento na melhor região de Bogotá (Bairro Chapinero / Quinta Camacho, Calle 72) podem fazer a reserva diretamente no link da airbnb.

    1. Olá, José. Aqui neste post estão dicas gerais de Bogotá e da Colômbia. Coisas básicas como documentos, vacinas, tipo de tomada, moeda e transporte. Para dicas de hospedagem, temos os seguintes artigos:

      Onde ficar em Bogotá
      Onde ficar em Cartagena

      Por aqui, se tiver mais dicas de viagem para a Colômbia, serão bem-vindas.
      Até mais!

    2. Beth Albuquerque disse:

      Oi Nivaldo. Viajo dia 24/6 pra San Andres e gostaria de umas dicas.
      Estou levando dólares. Tu achas que devo levar alguns pesos, daqui do Brasil, só pro necessário na chegada, ou posso trocar lá e onde?
      Tens ideia de quanto vou gastar, por pessoa, entre alimentação e passeios?
      Quais os imperdível?

      1. Oi Beth. Eu levaria alguns pesos colombianos daqui do Brasil sim, mesmo sabendo que o câmbio aqui é muito pior. Realmente só por precaução na chegada. Mas tem uma casa de câmbio no aeroporto de San Andrés, se chama Aerocambios.

        Sobre gastos, depende do seu perfil. Os passeios são baratos lá. Fiz uma lista de preços em San Andrés, mas foi em 2018, então está desatualizada. Mas também depende do seu estilo.

  19. San Andres também é rodeado de picos/montanhas ou o pôr-do-sol apenas completamenta a paisagem do Caribe?

    1. Caribe! A ilha é plana, sem grande elevações. Mas com a cor daquele mar, não dá pra pedir mais nada. Muito lindo.

      1. Ouvi dizer sobre Sierra Nevada mas não consigo achar mais informações sobre ela,você conhece algum lugar onde eu possa encontrar informações sobre ela?

        1. Sarah, tem dois blogs com relatos interessantes sobre visitas à Sierra Nevada.

          (Infelizmente os conteúdos desses blogs foram retirados do ar)

          Eu li um pouco e já fiquei com vontade de conhecer também. Principalmente porque é perto de Santa Marta, então dá pra explorar montanha e praias na mesma viagem.

  20. Olá,estou querendo muito ir para Colômbia mas para visitar montanhas e picos,nas cidades que você visitou,alguma delas eram próximas a algum deles? Amo pontos altos e iria com uma colega,seria a viagem de formatura escolar dela e somos duas pessoas apaixonadas pelo pôr-do-sol e o nascer do mesmo,queríamos ver de um lugar alto. Conhece algum que seja seguro ir?

    1. Olá, Sarah. Escolheu bem o destino! Tem duas semanas que voltei de lá e já estou com saudades. Foi o melhor destino que poderia ter escolhido.

      Então, Bogotá fica no altiplano andino, a 2640 metros de altitude. E é cercado de picos ainda mais altos. Fiz somente o passeio mais fácil e barato: Monserrate. Subi de teleférico ao topo, a 3152 metros de altitude. Lá no alto tem lojas de artesanato, café, restaurante e uma igreja. Mas o melhor é a vista. Dá pra ver Bogotá inteira. O ideal é ir no fim da tarde, assim pode ver o pôr-do-sol e depois admirar a cidade todo iluminada. O único porém é o clima. Bogotá é muito chuvosa e poluída, enfumaçada, então a visibilidade do pôr-do-sol costuma ser ruim. Se tiver mais tempo, certamente dá pra explorar montanhas mais isoladas e vistas para a natureza.

      Mas, sem dúvidas, o pôr-do-sol mais bonito que vi na Colômbia foi no Caribe, em San Andrés. Recomendo muito.

      Esses dois lugares, Monserrate e San Andrés, são seguros e muito visitados.