Os 5 documentos necessários para viajar à Eslovênia

Sabia que brasileiros não precisam de visto para viajar à Eslovênia? Mas é preciso levar uma série de documentos para visitar esse pequeno país dos Bálcãs.

Confira agora quais são os documentos necessários para viajar à Eslovênia a turismo, além de regras e recomendações para sua viagem, e aproveite ao máximo destinos incríveis como Bled e Liubliana.

Para informações relativas a vacinação e notícias atuais da Eslovênia, acesse I Feel Slovenia, site oficial de turismo do país.

Documentos para apresentar em viagem à Eslovênia

Esta é uma lista de documentos obrigatórios, mas isso não significa que todos eles serão exigidos na sua chegada à Eslovênia. Geralmente, apenas o passaporte é fiscalizado. De qualquer forma, é importante ter todos os comprovantes em local de fácil acesso, caso sejam solicitados.

A Eslovênia não recebe voos internacionais diretos do Brasil. Portanto, atente-se aos documentos exigidos no seu aeroporto de chegada à Europa.

Caso você adentre na Eslovênia via algum país que não faz parte do Espaço Schengen, estes são os documentos obrigatórios que podem ser exigidos pela imigração.

1. Passaporte válido / Obrigatório

Documento mais importante em qualquer viagem internacional, o passaporte é sempre conferido com atenção pelo fiscal da imigração da Eslovênia.

Seu passaporte precisa ter no mínimo mais 3 meses de validade na data da sua saída da Eslovênia ou de outro país membro do Espaço Schengen. Exemplo: caso seu voo de volta seja no dia 30 de junho, seu passaporte deve ser válido até 30 de setembro.

Ainda não tem passaporte ou já está vencido? Faça uma solicitação à Polícia Federal. É preciso pagar uma taxa de 257,25. Recomendo comprar a passagem aérea apenas quando estiver com o passaporte em mãos.

2. Seguro viagem para a Eslovênia / Obrigatório

É obrigatório ter seguro viagem para entrar e circular nos países membros da Espaço Schengen. Portanto, a regra é válida também na Eslovênia.

O seguro deve ter uma cobertura mínima de 30 mil euros e ser válido durante todo o período da viagem. Caso viaje para mais países europeus do Espaço Schengen, o mesmo seguro é válido nos demais territórios.

Faça a cotação do seu seguro viagem de acordo com sua idade, tempo de permanência e compare valores e assistências oferecidas.
.
.
Repare que há planos muito baratos de seguro viagem para a Eslovênia. Escolha um plano de acordo com sua idade, necessidades, histórico e tipo de viagem. Por exemplo, se a ideia é esquiar na Eslovênia, é preciso escolher um seguro específico para esportes de aventura.

3. Passagem de volta ou de saída do Espaço Schengen / Obrigatório

Não viaje à Eslovênia sem ter a passagem de volta ao Brasil. Esse comprovante é ocasionalmente cobrado na imigração.

Também são válidos comprovantes de saída do Espaço Schengen, seja uma passagem de ônibus, trem ou avião para países que não fazem parte do acordo, por exemplo Bósnia, Turquia e Inglaterra.

Tempo máximo de permanência na Eslovênia e no Espaço Schengen

Atente-se que a permanência no território é do no máximo 90 dias como turista. Você pode passar os 90 dias somente na Eslovênia, ou de forma combinada com outros países do acordo. Por exemplo, pode ficar 45 dias na Eslovênia e 45 dias na Grécia.

4. Comprovante de hospedagem na Eslovênia / Obrigatório

O comprovante de hospedagem na Eslovênia é um documento raramente cobrado. Mas pode acontecer e por isso é importante tê-lo com você.

São válidos, por exemplo, comprovantes de reservas de hotéis ou apartamentos de temporada em sites como Booking.com, Hoteis.com, Airbnb e Vrbo, entre outros.

É um documento raramente cobrado pelos fiscais da imigração. Se chegar a esse ponto, é provável que você esteja passando por uma inspeção mais rigorosa.

5. Comprovante financeiro na Eslovênia / Obrigatório

Os sites oficiais de turismo da Eslovênia não informam o valor exato que o turista deve comprovar para se manter no país, caso solicitado.

Por isso, vale a regra do Espaço Schengen, que estipula que o viajante precisar comprovar no mínimo 70 euros por cada dia de permanência no país.

Novamente, esse é um documento raramente cobrado pelos fiscais da imigração.

Atualmente a forma mais econômica de levar dinheiro para a Eslovênia e à Europa em geral, é por meio de um cartão em Euros ou multimoedas, como o Cartão Wise, que cobra apenas 1,1% de taxa de IOF, bem menos que os 5,38% dos cartões convencionais.

Chip internacional para usar a internet na Eslovênia

Meu celular funcionou perfeitamente na Eslovênia, inclusive com internet 4G e 5G em vários locais, inclusive na estrada de Liubliana para Bled.

Por isso recomento que você compre, antes da viagem, um chip internacional na O Meu Chip para usar seu telefone na Eslovênia e nos demais países da Europa.

O mais barato é o chip que inclui apenas dados, mas também há opções de planos com voz e também o eSim, caso seu celular seja compatível com essa nova tecnologia.

Para viagens mais longas, o custo-benefício costuma ser melhor em operadoras como Claro e Vivo, que possuem pacotes internacionais. Então consulte a sua operadora.


Em caso de dúvidas, envie seu comentário ou mande um e-mail para nivaldo@buenasdicas.com. Boa viagem!

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *