Aqui vão algumas dicas sobre minha experiência no Jordaan, que considero o melhor bairro de Amsterdã. Onde ir, o que fazer, os melhores hotéis e pontos turísticos no próprio bairro e nas regiões próximas.

Quase todos os sites concordam que o Joordan é o melhor bairro Amsterdã para turistas. Andei muito pelo bairro e assino embaixo. No Jordaan estão importantes galerias de arte da Holanda, além de muitos restaurantes (italianos, tailandeses e até holandeses), brechós, bares estilosos à beira dos canais e uma infinidade de pequenas e belas ruas, que parecem obras de arte. Aliás, um dos principais pintores da história, o holandês Rembrandt, foi morador do bairro e está sepultado lá pertinho, na igreja Westerkerk.

Além de ser um ponto turístico de Amsterdam por si próprio, o Jordaan está bem localizado na cidade. De lá, em alguns minutos de caminhada, é possível chegar às principais atrações da cidade. Localizei algumas no mapa e, a seguir, vou mostrar a distância exata do Jordaan até cada uma. Por ficar praticamente no centro do bairro, escolhi o hotel Mr. Jordaan como ponto de partida.

Amsterdam tem mais de DOIS MIL hotéis cadastrados no Booking. Confere lá.

Transporte fácil: além de poder fazer muitas coisas a pé, quem se hospeda no Jordaan tem fácil acesso às linhas do Tram, os modernos bondes que circulam por Amsterdã e levam a muitos outros pontos de interesse. Um Tram do Jordaan até a Centraal Station leva apenas 10 minutos. A pé, o trajeto de 1,7 km de distância pode ser feito em apenas 20 minutos, atravessando paisagens dignas do mestre Rembrandt.

Rua de lojas no Jordaan | Foto CC de Fred Bird
Foto aérea do principal canal no Jordaan | Foto CC de Jbdodane

 

Mapa de pontos turísticos e hotéis do Jordaan e proximidades

O Jordaan está marcada com a estrela vermelha. Os hotéis, marcados em preto, estão todos dentro dos limites do bairro. 

Se você não tiver mais nada pra fazer em Amsterdam, e por acaso estiver sob o efeito de alguma erva local, o melhor lugar para visitar, antes de todos os outros, é o Electric Ladyland, um museu de arte fluorescente. Descobri o local, endereçado no Jordaan, assistindo o programa do Anthtony Bourdain. Mais dicas aqui sobre esse local exótico.

 

1. Woonbootmuseum (Museu das Casas Flutuantes)

Único museu localizado realmente dentro do bairro, o Woonbootmuseum é simplesmente uma casa-barco típica da Holanda, com móveis e interior muito bem preservados. A entrada é 4,50 Euros para adultos e grátis para quem tem o I’Amstedam Card. Mais detalhes no site oficial, em inglês.

Endereço: Prinsengracht 296K, 1016 HW Amsterdam, Países Baixos – Fica a 5 minutos de caminhada do museu Anne Frank. Localização no Google Maps.

• Distância até o centro do Jordaan: 700 metros

 

2. Museu Casa de Anne Frank

É só atravessar o canal para chegar a uma das principais atrações de Amsterdam, a casa museu no prédio onde Anne Frank e sua família se esconderam dos nazistas durante a II Guerra Mundial. Visita essencial para entender sobre a guerra e emocionante especialmente para quem leu O Diário de Anne Frank.

Um dia quase sem fila no museu Casa de Anne Frank | Foto CC de Mike Mcguff

• Distância até o centro do Jordaan: 450 metros.

 

3. Vondelpark

É o parque mais famoso de Amsterdam. Além da grande área verde, o parque tem atrações internas que merecem pelo menos uma foto, como a estátua Figure découpée (de Pablo Picasso), o Coreto e a ‘t Blauwe Theehuis, um restaurante redondo bem estranho, onde eu comi um crepe até razoável, entre outras coisas legais. Se chegar lá numa tarde de sol, faça como os holandeses e tente pegar um bronze.

Dia (raro) de sol no Vondelpark | Foto CC de Zapdelight

• Distância até o centro do Jordaan: 2,6 km

 

4. Lindengracht, o mercado das pulgas de Amsterdam

Todo sábado, entre 9h e 17h, as charmosas ruas do Jordaan dão espaço para o mais interessante mercado de rua de Amsterdã. É possível encontrar flores, plantas, peixes e queijos, entre outros produtos de comerciantes locais. Aliás, o Lindengracht é um bom lugar para experimentar algumas das 12 melhores comidas típicas da Holanda.

Onde é: Lindengracht é o nome de uma rua no Jordaan, exatamente onde aconte o mercado.

 

5. A arquitetura do Jordaan

Assim como em outras antigas cidades europeias, no Jordaan de Amsterdã vale aquela máxima: o melhor é se perder. Ande pelas ruelas do bairro, admirando as construções de séculos passados e descubra suas próprias atrações, seus cafés favoritos e pequenas galerias de arte.

Charmosos predinhos em estilo holandês tradicional no Jordaan | Foto CC de Salim Virji

 

Outras atrações perto do Jordaan

Se você não se importa de andar um pouco mais, outras importantes atrações de Amsterdam estão a menos de 3 km do centro do Jordaan, como a Heineken Experience e a Museumplein, onde estão os museus Van Gogh, Stedelijk e Rijksmuseum, além daquele letreiro brega que o pessoal adora tirar fotos, o IAMSTERDAM.

Como falei no início, as galerias de arte do Jordaan são uma atração à parte. Tem pra todos os gostos. Pra não perder tempo entrando em todas, recomendo ver fotos e opiniões de outros viajantes. Como nenhum blog fez uma seleção, esta lista do Tripadvisor é o melhor lugar para se informar.

 

Onde se hospedar no Jordaan

Com todo esse charme e localização estratégica, não espere encontrar hotéis bons e baratos no Jordaan. O mais barato, nas datas que pesquisei, foi o Van Onna Hotel. Mas, pagando um pouco mais, existem ótimas opções, principalmente nos B&B do Bairro e em quartos alugados pelo Airbnb.

Em frente ao antigo Ramenas Hotel | Foto CC de Johan Wieland

Diferente do centro da cidade, o Jordaan não é especialista em hostels, embora tenha algumas opções, como o bem avaliado Shelter Jordan Christian Hostel.

Por outro lado, não faltam pousadas charmosas e hotéis luxuosos no bairro. Com direito a vista pro canal, vale a pena conferir o estiloso Studio Bloemgracht. Um pouco mais em conta e também cheio de charme, é o B&B Jordaan Corner. E assim como em toda a busca por onde ficar em Amsterdã, é possível se hospedar muito bem na cidade usando o Airbnb.

• Foto em destaque no início do post: CC Guilhem Vellut

Para planejar sua viagem:  
  1. Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  2. Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  3. RentCars: aluguel de carro pelo menor preço nas principais locadoras do mundo
Viaje com descontos:
  1. 100 reais de desconto no Airbnb
  2. 5% ou mais de desconto em Seguro Viagem
Autor

Escreva seu comentário