Melhor época em Barcelona (e clima mês a mês)

Quando ir para Barcelona? Pode ir o ano inteiro. Sempre tem milhares de turistas e muita coisa pra fazer. Mas existe a melhor época para tudo. Entenda aqui como é o clima em Barcelona e o que esperar da cidade em cada estação do ano.

De clima mediterrâneo, tem a melhor época em Barcelona para curtir as praias, a melhor época para se concentrar nas atrações culturais e até a pior época. Pra começar, uma tabela de temperaturas e chuvas.

Importante destacar algumas informações dessa tabela, que devem influenciar bastante na sua decisão e são importantes para definir a melhor época em Barcelona para cada objetivo principal. Meses de extremos:

  • Outubro e setembro são os meses mais chuvosos do ano.
  • Julho e agosto são os meses mais quentes do ano.
  • Dezembro, janeiro e fevereiro são os meses mais frios do ano.

Melhor época em Barcelona para curtir as praias

Barcelona fica num trecho privilegiado do litoral espanhol, sendo a principal base para explorar as praias da região, além de ter praias bem ajeitadas em sua orla revitalizada, como a famosa La Barceloneta, que fica lotada de gente no verão, quando o calor encoraja o topless nas areias e o banho nas águas geladas.

O verão em Barcelona, de meados de junho a meados de setembro, não é necessariamente a única época que dá praia. Dependendo do ano, no final de abril o clima já começa a esquentar, mas é mais garantido a partir de maio.  Em junho o clima é ideal para as praias . Em julho e agosto, geralmente faz calor além da conta. Aí em setembro começa a esfriar e chover um pouco mais. Em outubro já fica mais complicado, mas ainda assim abre um sol decente de vez em quando. A vantagem de ir no final do verão é a temperatura um pouco mais elevada do mar.

Resumindo, os melhores meses para se dedicar às praias em Barcelona são o  final de maio, junho e o início de setembro . Em julho (férias no mundo) e agosto (férias na Europa) a cidade fica lotada e com o calor em excesso, adivinha pra onde todo mundo vai? Se gosta de multidão, evite esses dois meses.

Melhor época em Barcelona para fazer turismo cultural

Alguns dos principais pontos turísticos de Barcelona são seus parques, museus e edifícios projetados pelo arquiteto Gaudí. E não tem nada melhor do que conhecer tudo isso caminhando, sem passar frio ou sofrer no calor. Chuva? Quanto menor, melhor.

Essa época que considero de glória para o turista em Barcelona engloba os meses de clima mais ameno, principalmente no outono, de meados de março a meados de junho. E  destaco principalmente abril e maio . Perdido ali no final do ano e já com uma pitada de frio, novembro é outro mês que indico bastante. Além de seres meses da média temporada (não existe mais baixa temporada em Barcelona) em que a cidade está menos lotada.

Piores meses em Barcelona

Se você leu tudo até aqui, já viu que é melhor evitar duas situações em Barcelona.

Primeiro, a  pior época de todas, o auge de verão, em julho e agosto . É quando a cidade fica insuportavelmente lotada. Julho por ser mês de férias praticamente no mundo todo. Agosto por ser férias em muitos países da Europa, inclusive na Espanha. Então o pessoal viaja bastante. E o comércio em Barcelona, ignorando a alta demanda, dá férias coletivas, sendo possível encontrar muitas coisas fechadas em agosto. Fora o calor acima de 30 ºC.

Em segundo lugar, evite os meses chuvosos. Cabe dizer que pode chover o ano inteiro em Barcelona. Por exemplo, já peguei três dias seguidos de chuvas em maio. Mas, historicamente, os meses mais chuvosos são outubro e setembro. Se puder se planejar, evite principalmente outubro.

Inverno em Barcelona

Pra finalizar, alguns comentários sobre o inverno em Barcelona, que vai de dezembro a meados de março. São meses frio, com temperaturas médias por volta de 10 ºC. Isso as médias. As mínimas chegam perto de 0ºC e pode até nevar em Barcelona, apesar de ser um tanto raro. E os ventos fortes e gelados desencorajam as caminhadas pela orla, principalmente.

Por outro lado, é uma boa época para combinar a viagem com uma escapada para as estações de esqui perto de Barcelona, como em La Molina e Andorra . Para entender onde e quando é possível esquiar nas proximidades de Barcelona, recomendo ler este post aqui, de um blog especializado em Barcelona.

Melhor época para assistir aos jogos do Barcelona

O Campeonato Espanhol geralmente começa em meados de agosto e vai até maio do ano seguinte. Ele costuma ser paralisado no final do ano, em média entre o Natal e a primeira semana do ano.

A Liga dos Campeões da UEFA geralmente começa em junho e vai até maio do ano seguinte. Então, se quiser assistir às fases finais, contando que o Barcelona siga na competição, melhor viajar em abril ou maio.

Em Barcelona seguro viagem é obrigatório

Se já decidiu quando ir, o próximo passo é providenciar os documentos. Além do passaporte, outro documento necessário para entrar na Espanha é o seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros. Recomendo comparar preços nesse site e contratar um plano com o melhor custo-benefício.

E se tiver qualquer dúvida sobre quando ir para Barcelona, é só perguntar. Eu respondo sempre o mais rápido possível. Boa viagem!

Fontes: temperaturas e índices históricos de chuvas em Barcelona foram pesquisados no site oficial da de Barcelona (ajuntament.barcelona) e em aplicativos de previsão do tempo.

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

  1. Vou dia 05/05 maio um cruzeiro de 8 noites de Barcelona e volta em Barcelona (França e Itália)
    O que levar de roupa ? tenho 76 anos.
    Vou completar nessa semana bodas de ouro.
    Estou muito insegura de que roupa tenho que levar.
    Obrigada

    1. Oi Virgínia. Nos dias anteriores ao sem embarque, confira a previsão do tempo em Barcelona, pra ter uma ideia sobre temperaturas e chuvas. Boa viagem.