As 11 melhores praias de São Paulo em 2025
Sabia que o litoral de São Paulo é o 5º maior do Brasil? São quase 600 km de extensão, com praias tão diversas quanto seus frequentadores. E aqui você vai conhecer as melhores praias de São Paulo, do tranquilo Litoral Sul, ao movimentado Litoral Norte.
De praias desertas, em ilhas ou em meio à Mata Atlântica, a praias urbanas bem estruturadas, na costa paulista estão praias ideais para passar um final de semana, e também para um roteiro completo de férias.
Gosta de praia de águas calmas ou de ondas fortes? Em São Paulo tem. Prefere praia movimentada ou praticamente deserta? Então não se preocupe, pois em São Paulo você também encontra.
Não se arrisque em águas sujas. Consulte na CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) as condições de balneabilidade das principais praias do estado.
As 11 melhores praias do estado de São Paulo
Estas dicas de praias são baseadas em experiências pessoais. Por isso, conto com quem também conhece muitas praias em São Paulo, inclusive estas, para comentar com sugestões, críticas e novos pontos de vista.
Confira, a seguir, quais são as melhores praias do litoral de São Paulo, ordenadas a partir da mais próxima à capital, com fotos e motivos para amar (ou não) cada uma delas.
1. Praia de Pitangueiras – Guarujá, Baixada Santista
- Distância de São Paulo: 88 km / 1h15 de viagem
- Eclética e quase sempre lotada. A melhor praia para um bate e volta, inclusive de ônibus.
Por ser uma das praias mais próximas de São Paulo, está longe de ser tranquila. Nos finais de semana de sol, a Praia de Pitangueiras fica lotada e é preciso disputar um lugar na areia. Mesmo assim, a correria é menor do que na imensa Praia de Enseada, logo ao lado.
Ideal para um bate e volta, a praia atrai todos os públicos e classes sociais. Sua orla tem um calçadão que passa por restaurantes, feira de artesanatos e pelo Shopping La Plage. Pra comer com vista pro mar, indico o restaurante Tahiti, que tem uma boa moqueca (pra gastar muito) e pizzas (pra gastar pouco).
Dicas de pousadas na Praia das Pitangueiras:
- ($$$) Ferraretto Guarujá
- ($$) Hotel Rio
- ($) Morada do Mar
2. Prainha Branca – Guarujá, Baixada Santista
- Distância de São Paulo: 107 km / 2h de viagem via Bertioga + travessia de barco
- Praia “roots”. Clima alternativo. Trilhas, natureza e gente jovem.
A “Prainha Branca” foi uma das primeiras praias de São Paulo que eu conheci. Cansado da superlotação do Guarujá e daquele visual de praia urbana, pesquisei muito até encontrar uma praia com mais natureza perto da capital, viável para um bate e volta.
Areias brancas, mar cristalino e uma longa faixa de areia. Na extremidade da praia, uma piscina natural é a sensação do lugar. Mesmo isolada naturalmente, a praia que sempre foi um reduto hiponga e de trilheiros, vem atraindo também a turma da farofa nos finais de semana de sol.
Dicas de pousadas na Prainha Branca:
Na própria praia estão apenas áreas de camping e pousadas rústicas. Se faz questão de conforto, é melhor se hospedar em Bertioga e ir apenas passar o dia. Algumas sugestões:
- A Pousada da Cici é a melhor na própria Prainha Branca. Ela não aceita reservas por plataformas como o Booking, então entre em contato direto.
- Em Bertioga, perto da travessia para a Prainha Branca, a Pousada Acqua Azul é uma boa alternativa.
3. Praia da Riviera de São Lourenço – Bertioga, Litoral Norte
- Distância de São Paulo: 127 km / 1h55 de viagem
- Praia praticamente privativa do condomínio. Região segura e monitorada.
A praia da Riviera de São Lourenço é uma das minhas favoritas em São Paulo. Não por ser a mais bonita ou a mais tranquila. O mar é de ondas medianas, boas pra pegar jacaré.
O que faz a diferença aqui é a estrutura e a segurança: a praia ocupa a extensão de um bairro nobre, de mesmo nome, que cuida da limpeza, da estrutura ao redor e da segurança da praia. A praia não é particular, mas é quase como se fosse.
A praia não tem bares fixos. A maioria das pessoas fica nos guarda-sóis cedidos pelos respectivos flats. Cada um tem seu ponto na praia. Pra comer, você pode ir nos restaurantes luxuosos do bairro, no pequeno shopping e até no McDonalds. Ambulantes vendem espetinhos, milho e outros petiscos na praia. Por isso é boa para um bate e volta, desde que leve seu equipamento de praia.
Dicas de pousadas na Riviera de São Lourenço:
Tem muitos apartamentos de temporada na Riviera de São Lourenço, mas pouquíssimo hotéis. Selecionei as melhores opções.
- ($$) No Canto da Riviera tem café da manhã e piscina, a poucos passos da praia.
- ($$$) O Travel Inn Boulevard está a apenas 150 metros da praia.
4. Praia de Maresias – São Sebastião, Litoral Norte
- Distância de São Paulo: 170 km / 2h40 de viagem
- Quer ver gente bonita? Essa é sua praia em SP.
Afastada do centro de São Sebastião, Maresias é uma praia de areias claras e ondas fortes, e já sediou etapas de campeonatos mundiais de surfe.
A praia é extensa, com alguns poucos bares, que oferecem um bom serviço de praia, conhecido pelos preços altos.
Atmosfera jovem, tanto na praia quanto nas baladas que surgem ao redor. Vida noturna intensa. Na avenida beira-mar tem muitos restaurantes e opções para todos os orçamentos.
Dicas de pousadas na Praia de Maresias:
- ($$$) O hotel Maui Maresias fica no melhor ponto da praia.
- ($$) Gosta de piscina? A melhor da área fica na Pousada Tambayba.
- ($) A Brig Maresias é boa, barata e perto da praia.
5. Praia de Juquehy – São Sebastião, Litoral Norte
- Distância de São Paulo: 170 km / 2h40 de viagem
- Quer ver gente bonita? Essa é sua praia em SP.
A Praia de Maresias muito lotada para o seu gosto? Então vá para a Praia de Juquehy, que também é movimentada, mas ainda não foi dominada pelas multidões. É uma praia grande, com quase 4 km de extensão, com alguns bares e muitas pousadas pé na areia.
Dicas de pousadas na Praia de Juquehy, SP:
- ($$$) A pousada Chez Louise et Louis é elegante no nome e na estrutura. E ainda é pé na areia.
- ($$) O Juquehy La Plage Hotel é o melhor hotel do pedaço, e também tem acesso direto à praia.
- ($) Não existe pousada boa e barata em Juqhehy. Mas a Rosa dos Ventos chega perto, sendo confortável e com ótimo custo-benefício.
6. Praia de Massaguaçu – Caraguatatuba, Litoral Norte
- Distância de São Paulo: 187 km / 2h50 de viagem
Urbana, mas nem tanto. É uma praia de tombo, perigosa para banhistas, mas boa para pescadores e surfistas. Durante o ano acontecem campeonatos de pesca na praia. De fácil acesso, a estrada passa logo ao lado e tem uma vila de pescadores na extremidade.
No horizonte, o charme é a vista para Ilhabela, o que colabora para que ela seja a praia mais bonita de Caraguatatuba, além de uma das melhores praias de São Paulo.
Dicas de pousadas nesta que é uma das melhores praias de SP:
7. Praia de Baraqueçaba – São Sebastião, Litoral Norte
- Distância de São Paulo: 203 km / 3h15 de viagem
- Ideal para ir em família. Boa estrutura para hospedagem e com alguns quiosques.
Voltando de Ilhabela, parei só para olhar essa praia e acabei passando uma dia inteiro. Gostei tanto da Praia de Baraqueçaba que preferi nem esticar até Guaecá, a vizinha famosa. Tem cerca de 1 km de extensão, areias escuras e mar de ondas suaves, boas para a prática de Stan Up Paddle (SUP) e para famílias com crianças.
A praia não tem grandes bares, mas alguns quiosques itinerantes emprestam cadeiras e guarda-sol em troca de consumo. Sem dúvidas, uma das melhores praias de São Paulo, onde vale a pena dormir pelo menos uma noite.
Dicas de pousadas na Praia de Baraqueçaba, em SP:
- ($$$) Pé na areia, o Pris Hotel é o melhor da praia. E tem piscina!
- ($$) O Portal da Praia é bem localizado e com bom custo-benefício.
- ($) Boa a barata, a Pousada Vila Baraqueçaba fica a 5 minutos da praia.
8. Praia da Feiticeira – Ilhabela, Litoral Norte
- Distância de São Paulo: 206 km / 3h50 de viagem, incluindo travessia de balsa
- Dica: leve repelente!
Pequena, com apenas 250 metros de extensão, não tem bares ou quiosques. É um lugar pra ouvir o som da natureza, caso não esteja lotada. O mar calmo atrai mergulhadores de flutuação. Apesar da aparência tranquila, a praia costuma “puxar” os banhistas, não sendo muito segura para ir com crianças.
A praia tem bonitas cachoeiras ao redor, inclusive uma cachoeira artificial que deságua no mar, além de casarão colonial na sua extremidade esquerda. Dependendo da hora que chegar, pode estacionar perto e até curtir o dia sob a sombra de uma árvore.
Hospedagem na Praia da Feiticeira:
- A Pousada Fortes Rocha é uma das mais reservadas da região.
- Confira onde ficar em Ilhabela e conheça as melhores pousadas perto da Praia da Feiticeira.
9. Praia Domingas Dias – Ubatuba, Litoral Norte
- Distância de São Paulo: 212 km / 3h de viagem
- Praia familiar, ideal para crianças. Águas rasas e calmas.
Também às margens da BR-101, só pode ser alcançada depois de uma rápida trilha, de cerca de 10 minutos. Mas a caminhada vale a pena. Numa cidade de lindas praias como Ubatuba, a Domingas Dias se destaca pela transparência de suas águas tranquilas, um bom lugar para a prática de esportes como SUP. Suba na prancha e garante lindas fotos no pôr do sol.
Dicas de pousadas na Praia Domingas Dicas, em Ubatuba, SP:
As pousadas mais próximas estão na Praia do Lázaro, vizinha à Domingas Dias.
- ($$$) Mandala Beach Hotel
- ($$) Solar das Águas Cantantes
- ($) Hotel Canoeiro
10. Praia de Itamambuca – Ubatuba, Litoral Norte
- Distância de São Paulo: 239 km / 3h40 de viagem
- Praia eclética. Agrada de surfistas a famílias inteiras.
- Viagem com crianças? Fique no Itamambuca Resort.
Reconhecida como a melhor praia de São Paulo para o surf, Itamambuca recebe diversos campeonatos e etapas mundiais do esporte. Trilheiros também gostam da praia, rodeada de Mata Atlântica, cheia de aves, rios e cachoeiras. Nas areia, agitação de jovens, surfistas e tudo o que vai atrás deles.
Dicas de hospedagem na Praia de Itamambuca, em SP:
- ($$$) Itamambuca Eco Resort (grande estrutura)
- ($$) Guest House da Lui (muito bem localizada)
- ($) Pousada e Hostel Marthi (boa e barata)
11. Praia da Laje – Cananéia, Ilha do Cardoso, Litoral Sul
- Distância de São Paulo: 257 km / 3h30 de viagem até Cananéia + trajeto de barco
- Horários e valores da balsa Cananéia / Ilha Comprida no site travessias.sp.gov
- Melhor para quem gosta de praias desertas e trilhas
Praia deserta, protegida por obstáculos naturais. Boa para quem gosta de trilhas, de pesca e de piscinas de águas naturais. A longa faixa de areia, de cerca de 5 km, é ideal para uma boa caminhada curtindo a natureza ao redor.
Dicas de pousadas na Praia da Laje, em SP:
As bases mais próximas são campings e pousadas rústicas, em Marujá. Hotéis mais estruturados estão em Cananeia.
- ($$) Hotel Marazul (Cananeia)
- ($) Pousada Ilha do Cardoso (Marujá)
- ($) Recanto do Marujá (Marujá)
Mapa com as melhores praias de São Paulo
Acima, descrevemos as melhores praias de São Paulo a partir das mais próximas da capital. Mas se você está no interior, será útil conferir este mapa com a localização exata de cada praia, para traçar a rota a partir da sua cidade.
Continue planejando sua viagem às praias de São Paulo
Aqui no blog você encontra dicas completas, que são verdadeiros guias de viagem, para algumas das mais visitadas praias de São Paulo.
Então aproveite para organizar todos os detalhes da sua viagem, desde a melhor forma de transporte, até o que vale a pena incluir no seu roteiro.
E se tiver alguma dúvida, pergunte e seja respondido o mais breve possível. Boa viagem!
Créditos das fotos: Favaro Jr (Baraqueçaba), André Jaconi (Pitangueiras), Rafael Chaves (Prainha Branca), Prefeitura de Caraguá (Massaguaçu), CH Machado (Itamambuca), Mathias (Domingas Dias), Bruno C (Juquehy)