As 11 melhores praias de São Paulo, de norte a sul do estado

Sabia que o litoral de São Paulo é o 5º maior do Brasil? São quase 600 km de extensão, com praias tão diversas quanto seus frequentadores. E aqui você vai conhecer as melhores praias de São Paulo, do tranquilo Litoral Sul, ao movimentado Litoral Norte.

De praias desertas, em ilhas ou em meio à Mata Atlântica, a praias urbanas bem estruturadas, na costa paulista estão praias ideais para passar um final de semana, e também para um roteiro completo de férias.

Gosta de praia de águas calmas ou de ondas fortes? Em São Paulo tem. Prefere praia movimentada ou praticamente deserta? Não se preocupe, pois em São Paulo tem.

Não se arrisque em águas sujas. Consulte na CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) as condições de balneabilidade das principais praias do estado.

As 11 melhores praias de São Paulo para conhecer em 2024

Confira a seguir quais são as melhores praias do litoral de São Paulo, com fotos e motivos para amar (ou não) cada uma delas.

1. Praia da Laje – Cananéia, Ilha do Cardoso, Litoral Sul

  • Distância de São Paulo: 257 km / 3h30 de viagem até Cananéia + trajeto de barco
  • Horários e valores da balsa Cananéia/Ilha Comprida no site dh.sp.gov.br
  • Melhor para quem gosta de praias desertas e trilhas
Vista do mirante na Praia da Laje, uma das melhores praias de São Paulo

Praia deserta, protegida por obstáculos naturais. Boa para quem gosta de trilhas, de pesca e de piscinas de águas naturais. A longa faixa de areia, de cerca de 5 km, é ideal para uma boa caminhada curtindo a natureza ao redor.

Dicas de pousadas: as bases mais próximas são campings e pousadas rústicas, em Marujá. Hotéis mais estruturados estão em Cananeia.

2. Praia de Itamambuca – Ubatuba, Litoral Norte

  • Distância de São Paulo: 239 km / 3h40 de viagem
  • Praia eclética. Agrada de surfistas a famílias inteiras.
  • Viagem com crianças? Fique no Itamambuca Resort.
Encontro do rio com o mar em Itamambuca, uma das melhores praias de São Paulo

Reconhecida como a melhor praia de São Paulo para o surf, Itamambuca recebe diversos campeonatos e etapas mundiais do esporte. Trilheiros também gostam da praia, rodeada de Mata Atlântica, cheia de aves, rios e cachoeiras. Nas areia, agitação de jovens, surfistas e tudo o que vai atrás deles.

Dicas de pousadas:

3. Praia Domingas Dias – Ubatuba, Litoral Norte

  • Distância de São Paulo: 212 km / 3h de viagem
  • Praia familiar, ideal para crianças. Águas rasas e calmas.
Nascer do sol numa das melhores praias de São Paulo, a Domingas Dias, em Ubatuba

Também às margens da BR-101, só pode ser alcançada depois de uma rápida trilha, de cerca de 10 minutos. Mas a caminhada vale a pena. Numa cidade de lindas praias como Ubatuba, a Domingas Dias se destaca pela transparência de suas águas tranquilas, um bom lugar para a prática de esportes como SUP. Suba na prancha e garante lindas fotos no pôr do sol.

Dicas de pousadas: as pousadas mais próximos estão na Praia do Lázaro, vizinha à Domingas Dias.

4. Praia da Feiticeira – Ilhabela, Litoral Norte

  • Distância de São Paulo: 206 km / 3h50 de viagem, incluindo travessia de balsa
  • Dica: leve repelente!
Cachoeira na Feiticeira, em Ilhabela, uma das melhores praias de São Paulo.

Pequena, com apenas 250 metros de extensão, não tem bares ou quiosques. É um lugar pra ouvir o som da natureza, caso não esteja lotada. O mar calmo atrai mergulhadores de flutuação. Apesar da aparência tranquila, a praia costuma “puxar” os banhistas, não sendo muito segura para ir com crianças.

A praia tem bonitas cachoeiras ao redor, inclusive uma cachoeira artificial que deságua no mar, além de casarão colonial na sua extremidade esquerda. Dependendo da hora que chegar, pode estacionar perto e até curtir o dia sob a sombra de uma árvore.

Dicas de pousadas:

5. Praia de Baraqueçaba – São Sebastião, Litoral Norte

  • Distância de São Paulo: 203 km / 3h15 de viagem
  • Ideal para ir em família. Boa estrutura para hospedagem e com alguns quiosques.
Vista aérea da Praia de Baraqueçaba, uma das melhores praias de São Paulo.

Voltando de Ilhabela, parei só para olhar essa praia e acabei passando uma dia inteiro. Gostei tanto da Praia de Baraqueçaba que preferi nem esticar até Guaecá, a vizinha famosa. Tem cerca de 1 km de extensão, areias escuras e mar de ondas suaves, boas para a prática de Stan Up Paddle (SUP) e para famílias com crianças.

A praia não tem grandes bares, mas alguns quiosques itinerantes emprestam cadeiras e guarda-sol em troca de consumo. Sem dúvidas, uma das melhores praias de São Paulo, onde vale a pena dormir pelo menos uma noite.

Dicas de pousadas:

6. Praia de Massaguaçu – Caraguatatuba, Litoral Norte

  • Distância de São Paulo: 187 km / 2h50 de viagem
Dia de sol na Praia de Massaguaçu, uma das melhores praias de São Paulo.

Urbana, mas nem tanto. É uma praia de tombo, perigosa para banhistas, mas boa para pescadores e surfistas. Durante o ano acontecem campeonatos de pesca na praia. De fácil acesso, a estrada passa logo ao lado e tem uma vila de pescadores na extremidade.

No horizonte, o charme é a vista para Ilhabela, o que colabora para que ela seja a praia mais bonita de Caraguatatuba, além de uma das melhores praias de São Paulo.

Dicas de pousadas:

7. Praia de Juquehy – São Sebastião, Litoral Norte

  • Distância de São Paulo: 170 km / 2h40 de viagem
  • Quer ver gente bonita? Essa é sua praia em SP.
Ilha na Praia de Juquehy, uma das melhores praias de São Paulo.

A Praia de Maresias muito lotada para o seu gosto? Então vá para a Praia de Juquehy, que também é movimentada, mas ainda não foi dominada pelas multidões. É uma praia grande, com quase 4 km de extensão, com alguns bares e muitas pousadas pé na areia.

Dicas de pousadas:

  • ($$$) A pousada Chez Louise et Louis é elegante no nome e na estrutura. E ainda é pé na areia.
  • ($$) O Juquehy La Plage Hotel é o melhor hotel do pedaço, e também tem acesso direto à praia.
  • ($) Não existe pousada boa e barata em Juqhehy. Mas a Rosa dos Ventos chega perto, sendo confortável e com ótimo custo-benefício.

8. Praia de Maresias – São Sebastião, Litoral Norte

  • Distância de São Paulo: 170 km / 2h40 de viagem
  • Quer ver gente bonita? Essa é sua praia em SP.
Dia lotado de verão em Maresias, uma das melhores praias de São Paulo.

Afastada do centro de São Sebastião, Maresias é uma praia de areias claras e ondas fortes, e já sediou etapas de campeonatos mundiais de surfe.

A praia é extensa, com alguns poucos bares, que oferecem um bom serviço de praia, conhecido pelos preços altos.

Atmosfera jovem, tanto na praia quanto nas baladas que surgem ao redor. Vida noturna intensa. Na avenida beira-mar tem muitos restaurantes e opções para todos os orçamentos.

Dicas de pousadas:

9. Praia da Riviera de São Lourenço – Bertioga, Litoral Norte

  • Distância de São Paulo: 127 km / 1h55 de viagem
  • Praia praticamente privativa do condomínio. Região segura e monitorada.
Coqueiral e praia da Riviera de São Lourenço, em Bertioga, uma das mais visitadas do litoral de SP.

A praia da Riviera de São Lourenço é uma das minhas favoritas em São Paulo. Não por ser a mais bonita ou a mais tranquila. O mar é de ondas medianas, boas pra pegar jacaré.

O que faz a diferença aqui é a estrutura e a segurança: a praia ocupa a extensão de um bairro nobre, de mesmo nome, que cuida da limpeza, da estrutura ao redor e da segurança da praia. A praia não é particular, mas é quase como se fosse.

A praia não tem bares fixos. A maioria das pessoas fica nos guarda-sóis cedidos pelos respectivos flats. Cada um tem seu ponto na praia. Pra comer, você pode ir nos restaurantes luxuosos do bairro, no pequeno shopping e até no McDonalds. Ambulantes vendem espetinhos, milho e outros petiscos na praia. Por isso é boa para um bate e volta, desde que leve seu equipamento de praia.

Dicas de pousadas: tem muitos apartamentos de temporada na Riviera de São Lourenço, mas pouquíssimo hotéis.

10. Prainha Branca – Guarujá, Baixada Santista

  • Distância de São Paulo: 107 km / 2h de viagem via Bertioga + travessia de barco
  • Praia “roots”. Clima alternativo. Trilhas, natureza e gente jovem.
Mata Atlântica na Prainha Branca, uma das mais queridas praias de SP.

A “Prainha Branca” foi uma das primeiras praias de São Paulo que eu conheci. Cansado da superlotação do Guarujá e daquele visual de praia urbana, pesquisei muito até encontrar uma praia mais natureza perto da capital, viável para um bate e volta.

Areias brancas, mar cristalino e uma longa faixa de areia. Na extremidade da praia, uma piscina natural é a sensação do lugar. Mesmo isolada naturalmente, a praia que sempre foi um reduto hiponga e de trilheiros, vem atraindo também a turma da farofa nos finais de semana de sol.

Dicas de pousadas: na própria praia estão apenas áreas de camping e pousadas rústicas. Se faz questão de conforto, é melhor se hospedar em Bertioga e ir apenas passar o dia.

11. Praia de Pitangueiras – Guarujá, Baixada Santista

  • Distância de São Paulo: 88 km / 1h15 de viagem
  • Eclética e quase sempre lotada. A melhor praia para um bate e volta, inclusive de ônibus.
Pitangueiras, Guarujá, uma das mais famosas praias de SP.

Por ser uma das praias mais próximas de São Paulo, está longe de ser tranquila. Nos finais de semana de sol, a Praia de Pitangueiras fica lotada e é preciso disputar um lugar na areia. Mesmo assim, a correria é menor do que na imensa Praia de Enseada, logo ao lado.

Ideal para um bate e volta, a praia atrai todos os públicos e classes sociais. Sua orla tem um calçadão, que passa por restaurantes, feira de artesanatos e pelo Shopping La Plage. Pra comer com vista pro mar, indico o restaurante Tahiti, que tem uma boa moqueca (pra gastar muito) e pizzas (pra gastar pouco).

Dicas de pousadas:

Mapa de praias de São Paulo

Melhores praias de São Paulo no mapa do estado, com suas principais características e localizações.
Confira o mapa navegável de praias de São Paulo e como chegar de carro a cada uma delas.

Continue planejando sua viagem às praias de São Paulo

Aqui no blog você encontra dicas completas, que são verdadeiros guias de viagem, para algumas das mais visitadas praias de São Paulo.

Então aproveite para organizar todos os detalhes da sua viagem, desde a melhor forma de transporte, até o que vale a pena incluir no seu roteiro.

E se tiver alguma dúvida, basta pergunta. Boa viagem!


Viaje com tudo reservado

Descontos para você economizar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *