Neve em Campos do Jordão – É possível, mas…

Na Serra da Mantiqueira, Campos do Jordão se eleva 1.628 metros acima do mar, sendo a cidade com maior altitude do Brasil. De clima frio, é o principal destino de inverno no estado de São Paulo. E no meses de junho, julho e agosto, é comum registrar temperaturas negativas.

Apesar disso, é raro nevar em Campos do Jordão.

Fazendo um breve comparativo, neva menos em Campos do Jordão do que em cidades da Serra Gaúcha e da Serra Catarinense, outras das regiões mais frias do país. Isso ocorre pois o clima é mais seco na região da Serra da Mantiqueira do que em Gramado e São Joaquim, por exemplo.

E para nevar, é preciso ter a combinação de frio intenso e alta umidade do ar. Como o inverno em Campos do Jordão é de clima seco, pouco chuvoso, as condições para formação de neve são realmente incomuns.

Quando era comum nevar em Campos do Jordão

Segundo moradores antigos de Campos do Jordão, até a década de 1950 era relativamente comum nevar na Serra da Mantiqueira. Famílias guardam orgulhosas álbuns de fotografias de nevascas dos anos 1920.

Mas, devido à urbanização e fatores externos, como o aquecimento global, as temperaturas na região foram aumentando gradativamente com o passar das décadas. E a possibilidade de nevar se tornou cada vez mais remota, embora ainda seja possível.

Em alguns anos, faz frio suficiente para isso.

Por exemplo, na temporada de inverno de 1988, mês mais frio da história recente de Campos do Jordão, os termômetros na cidade marcaram 7,2 ºC negativos. Aconteceu num mês de junho, início do inverno. Embora tenha havido geada, não nevou.

Histórico de neve em Campos do Jordão

Não houve medição oficial de clima em Campos do Jordão antes dos anos 1960. Mas notícias de jornais revelam alguns anos e datas em que ocorreu neve na cidade.

Olha só quando nevou em Campos do Jordão:

  • 1928 – Dia 31 de julho. Relatos indicam que nevou por cerca de 3 horas, a partir das 6h da manhã;
  • 1942 – Data não encontrada;
  • 1947 – Dia 11 de julho, com duração aproximada de 3 horas, segundo relatos da época;
  • 1966 – Data não encontrada;
  • 1975 – Dia 16 de julho (provavelmente).

Quando tem mais chances de nevar em Campos do Jordão

É preciso que haja a conjunção de dois fatores determinantes: muito frio, de preferência temperaturas negativas durante alguns dias, e alta umidade do ar. Ou seja, chance de chuva.

Todas as médias históricas apontam para o mês de julho.

Apesar de junho ter registrado a menor temperatura das últimas décadas, e de setembro ser o mês mais chuvoso do inverno, em julho o frio é mais constante do que em junho, assim como o nível histórico de precipitação.

E como você pode ver no histórico de registro de neve em Campos do Jordão, listado acima, as três nevascas com data confirmada ocorreram no mês de julho.

Há controvérsias

No ano 2000, um profissional do INMET, Instituto Nacional de Meteorologia, afirmou em entrevista que, desde o início da medição climática no município, em 1944, o órgão nunca registrou neve em Campos do Jordão. O que contraria também as outras datas apresentadas.

Essa afirmação também vai contra os estudos de outros meteorologistas, que confirmam que de fato nevou em Campos do Jordão em 1947 e 1966.

Partiu Campos do Jordão?

Para quem mora no estado de São Paulo, não tem destino de inverno melhor.

Ótimas estradas levam até Campos do Jordão e a infraestrutura hoteleira e gastronômica da cidade agrada muitos viajantes.

E ainda tem essa remota chance de curtir um dia de neve em pleno Estado de São Paulo.


Fontes: Cultura Campos do Jordão, G1, Climate Data, Folha.

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *