Onde se hospedar Liubliana: melhores lugares e dicas de hotéis

Liubliana é a capital e maior cidade da Eslovênia. Ela tem apenas 279 mil habitantes, é super segura e tem um centrinho histórico perfeito para caminhar. Vale a pena dormir 2 ou 3 noites na cidade.

Na hora de escolher onde se hospedar em Liubliana, a dúvida é apenas uma: ficar perto da estação de trem ou no Centro Histórico?

A minha solução foi ficar no meio do caminho. Assim, pude ir caminhando tanto para o centrinho, onde estão restaurantes e pontos turísticos, quanto para a estação de trem, onde também funciona a rodoviária, facilitando muito os deslocamentos.

Sabia que dá pra gastar menos de 50 euros por diária, em casal, num bom hotel na cidade? Aproveite que a Eslovênia ainda é um país barato e organize sua viagem. Confira preços de hotéis em Liubliana e comprove.

Onde ficar em Liubliana: dicas de hotéis nos melhores lugares

Observe no mapa acima como o Centro Histórico é perto da Estação de Trem de Liubliana: apenas 1 km de distância em média. Mas você pode ser ainda mais estratégico, ficando nessa área demarcada, no meio do caminho.

Foi o que eu fiz, e assim pude conhecer toda a região central da capital eslovena a pé, sem gastar nada com carro e transporte público.

Confira a seguir, com fotos, detalhes e dicas de hotéis, onde é melhor se hospedar na charmosíssima Liubliana.

1. Localização estratégica em Liubliana

Avenida principal de Liubliana, que conecta o centro à estação de trem. Demonstra a limpeza e a modernidade da região.

Entre o Centro Histórico e a estação de trem e rodoviária de Ljubljana, essa área comercial tem bons restaurantes e hotéis com ótimo custo-benefício. Com avenidas largas e prédios moderno, é o oposto do centro.

Foi onde eu me hospedei, no Center Liubliana. Assim, quando desembarquei do trem, andei menos de 10 minutos até o hotel, puxando as malas de rodinha por ruas planas e limpas.

Na estação de trem também estão locadoras de carros e o principal local de embarque de ônibus da cidade. Facilita muito o passeio a Bled.

Tudo isso a cerca de 10 minutos de caminhada da melhor área do Centro Histórico de Liubliana. Então, hospede-se aqui e faça realmente tudo a pé na capital da Eslovênia.

Hotel cápsula em Liubliana. Cama de solteiro, privativa, com luzes neon.
  • ($) ibis Styles Ljubljana The Fuzzy Log – Esse hostel da Rede Ibis tem pequenos quartos privativos e também cabines do tipo cápsula. Melhor opção para viajantes solo.
  • ($$) Center Ljubljana – Hotel todo reformado, com quartos modernos, ducha forte e um ótimo atendimento na recepção. Me ajudaram muito em dúvidas sobre passeios e restaurantes.
  • ($$) Ibis Styles Centre – Hotel moderno e com ótimo custo-benefício, nessa área estratégica da cidade.

2. Centro Histórico de Liubliana

Panorama do centro histórico de Liubliana, com o castelo ao fundo, atrás dos prédios seculares.

O Centro Histórico é a região mais bonita e charmosa de Liubliana. Repleto de palácios, monumentos e igrejas, é a principal zona turística e boêmia da cidade, especialmente na orla do rio, onde estão pontes seculares e bares animados.

Se você faz questão de estar no melhor lugar de Liubliana, hospede-se no Centro Histórico. Assim estará a poucos passos dos melhores cafés e atrações. Nesse caso, estará alguns minutos de caminhada mais distante da Estação Ljubljana.

A diversidade de hotéis é imensa no Centro Histórico. E os preços não assustam. Mesmo hotéis de luxo tem diárias acessíveis para muitos.

Fachada do Hotel Union em Liubliana, demonstrando sua grandiosidade e elegância.
  • ($) Apartments Maria – Boa, barata e bem localizada, a pousada fica em frente ao rio e a poucos passos da Ponte do Dragão.
  • ($$) The Hotel Ljubljana – Um raríssimo caso de hotel com café da manhã incluído em Liubliana. Fica do outro lado do rio, numa área repleta de bares e cafés charmosos.
  • ($$) City Hotel Ljubljana – A ótima localização, o conforto e o custo-benefício fazem dele o hotel mais reservado da capital.
  • ($$$) Grand Hotel Union Eurostars – O mais tradicional hotel de Liubliana, num histórico edifício de esquina.

Quantos dias ficar em Liubliana

Como falei no início do texto, vale a pena dormir em Liubliana no mínimo 2 noites.

Muitos a consideram somente uma base para fazer o passeio a Bled, por isso apenas pernoitam e não têm tempo hábil para explorá-la.

Mas o Centro Histórico da capital da Eslovênia merece pelo menos um dia inteiro de roteiro dedicado a ele. O local é totalmente preservado, com lindas praças, casarios coloridos e uma atmosfera vibrante, especialmente nas ruelas da orla do rio, onde estão simpáticos cafés e bares com mesinhas nas calçadas.

Atrações imperdíveis em Liubliana

O melhor de Liubliana é andar a esmo, admirando o conjunto da obra. Mas obviamente tem alguns locais que se destacam entre os pontos turísticos.

Placas de trânsito em Liubliana, apontando pontos turísticos e locais de informações aos viajantes.

Por exemplo:

  • Igreja Franciscana da Anunciação – Com sua fachada rosa e o interior ricamente adornado, ela merecem uma visita.
  • Museu Nacional da Eslovênia – Contém um importante acervo arqueológico, científico e coleções de moedas.
  • Trg republike – Não é o lugar mais bonito de Liubliana, mas nos leva aos tempos do socialismo, com seus impactantes edifícios de arquitetura brutalista.
  • Ponte do Dragão – Adornada com estátuas de dragões e com estilo art noveau, foi construída em 1900.
  • Castelo de Liubliana – Em estilo medieval, está no ponto mais alto da cidade. Vá de funicular para ter a melhor experiência. A vista alcança montanhas nevadas.

Dúvidas sobre hospedagem em Liubliana?

Se ainda não conseguiu se decidir sobre onde ficar em Liubliana, fale comigo aqui pelo comentários ou entre em contato através do email nivaldo@buenasdicas.com.

Assim, poderei contribuir com dicas personalizadas para você, de acordo com seu orçamento, época da viagem e perfil.

Desejo a você uma viagem inesquecível.

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *