Passeio com guia turístico em Paraty: vale a pena fazer

Paraty é uma das cidades históricas mais bonitas do Brasil. Para entender um pouco mais sobre ela, fiz um passeio com guia turístico, uma caminhada pelo coração do seu Centro Histórico preservado e muito bem cuidado.

Já adianto que a atividade foi um dos pontos altos do nosso roteiro em Paraty.

O passeio se chama “Free Tour em Paraty”, mas não é gratuito, e sim com valor livre. Ou seja, no final da caminhada, cada um contribui com quanto achar justo. O passeio pode ser reservado pela internet.

Prepare-se para o passeio. A caminhada não é longa, mas são duas horas a céu aberto. As ruas de Paraty são de pedras irregulares. Não use sapato de salto. Prefira um tênis confortável. Confira a previsão do tempo nos dias da sua viagem. No meu passeio, por exemplo, ainda era dia e começou a fazer frio. Leve o que precisar numa bolsa ou mochila.

Como é o passeio com guia turístico no Centro de Paraty

Atualmente o passeio está disponível em dois horários, às 10h e às 17h. Escolhi o período da tarde, pra evitar o sol quente. A atividade tem 2 horas de duração, mas a caminhada é curta, algo como 1 km de percurso no total.

O ponto de encontro é a praça principal de Paraty, em frente à Igreja Matriz.

Cheguei atrasado e já havia dois grupos formados no local. Um menor, para falantes de inglês, conduzido por um argentino, e outro com 10 pessoas, para falantes de português, guiado por uma carioca.

Ela sabia tudo da história de Paraty. Explicou em detalhes o surgimento da cidade e períodos importantes, como a ascensão de Paraty no ciclo do ouro, a Estrada Real e a decadência da cidade após a abertura de novas rotas comerciais e ferrovias.

Planejamento urbano e saneamento em Paraty

Assim como outras cidades fundadas nos séculos passados, Paraty não possuía rede de esgoto. Mas ela contava com uma saneamento, digamos assim, natural.

Construída no nível do mar, Paraty era, àquela época, invadida pela mar todos os dias. Se aproveitando da maré alta, os moradores atiravam nas ruas seus dejetos, que eram varridos para o mar.

Essa é apenas uma das curiosidades históricas contadas no passeio guiado. Não vou entrar em detalhes para não estragar suas descobertas durante a caminhada.

Arquitetura e casas históricas em Paraty

Para entender adornos e detalhes das construções, passamos por algumas das casas mais bonitas de Paraty. Entre elas, a casa do navegador Amyr Klink (foto acima), localizada em frente à praça da matriz.

Lá entendemos o significado dos abacaxis e das pinhas colocados nas varandas, assim como detalhes sobre a arquitetura e as matérias-primas utilizadas na construção das casas.

A caminhada também passou pela Casa do Príncipe (foto acima), propriedade de João de Orleans e Bragança, descendente da antiga Família Real Brasileira. Se quiser ver por dentro da casa, assista ao episódio de Paraty no programa Casa Brasileira, do canal GNT.

Ainda conhecemos a história das principais igrejas de Paraty.

E como o sagrado e o profano sempre estiveram muito próximos, passamos também pela Rua do Fogo, conhecida por ter sido o principal ponto de prostituição de Paraty. Fica em frente à Igreja de Santa Rita de Cássia.

Vale a pena fazer o passeio com guia turístico em Paraty

Recomendo muito que você também faça o Free Walking Tour em Paraty. Sem dúvidas foi um dos pontos altos da nossa viagem a Paraty. Só perdeu para o passeio de barco na baía de Paraty, que também recomendo muito que você faça.

A dica é que ele seja sua primeira atividade na cidade. Assim você já fica por dentro da história, da arquitetura e poderá observar tudo o que aprendeu em outras partes do Centro Histórico.

Como falei no início, o passeio não tem um valor fixo. A contribuição é feita diretamente ao guia, podendo ser em dinheiro ou transferência bancária via PIX.

E vá preparado, de preferência levando na mochila itens como água, repelente e protetor solar. Confira antes a previsão do tempo e use um calçado confortável.

Boa viagem!

 

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 Comentários

  1. Olá! Como entro contato com os guias do free tour/walking para agendar ou pegar informações?

    Obrigada

    1. Oi Adriana. Eu fiz o agendamento pelo link que você vê aqui no terceiro parágrafo do post. Lá tem mais detalhes sobre o roteiro e outras informações. Boa viagem!