Pedra Furada: a trilha mais fácil de Jericoacoara
A Pedra Furada é um dos cartões-postais de Jericoacoara. Fiz a trilha a partir da Praia das Conchas, no final da tarde, logo depois de conhecer a Lagoa do Paraíso. É uma trilha curta e fácil, com visual incrível de fora a fora.
Já existem ótimos relatos sobre o passeio pela internet, então vou só passar os dados principais, tipo como chegar e o que esperar do passeio, além de indicar outras fontes e encher aqui de fotos. Aliás, fotos bem mais ou menos, já que escolhi a pior hora do dia para fazer a trilha.
- Saiba mais: O que fazer em Jericoacoara e Onde se hospedar em Jericoacoara
Como chegar à Pedra Furada
O único jeito é andando, já que não é permitido chegar lá de carro. Existem duas trilhas possíveis, uma delas a partir de uma base onde bugueiros e caminhonetes estacionam.
1. A partir da Praia das Conchas: foi o caminho que eu fiz. O bugueiro estacionou no alto de uma encosta e apontou o caminho. Segundo ele, a caminhada até a Pedra Furada levaria 30 minutos. Só pra contrariar, fui lentamente, observando o mar e as pedras. Mas, ainda assim, fiz em 25 minutos.
2. A partir de Jericoacoara: descobri agora no 360 Meridianos que a Pedra Furada fica a menos de 3 km da vila e dá pra chegar lá andando pelo outro lado e fazendo belas fotos a partir do Morro do Serrote. Fica pra próxima.
Tempo total da trilha: 1 hora, contando tempo da ida, da volta e das fotos na pedra.
O que esperar da trilha
Mar, pedras e conchas. Muitas conchas. A Praia das Conchas não tem esse nome à toa. Andando até a Pedra Furada, passei por trechos em que a areia estava completamente forrada por conchas. Por isso mesmo, não esqueça de ir de chinelo.
No fim da tarde, a maré vai estar alta. E claro que foi bem nessa hora que eu cheguei lá. Isso atrapalha as fotos e exige um preparo físico um pouco melhor, já que é preciso ultrapassar algumas rochas pelo caminho.
Lixo. Infelizmente o turismo de imbecis já chegou a Jericoacoara. A cidade e as praias ainda são majoritariamente limpas, mas encontrei latas, garrafas e sacos plásticos por várias partes, incluindo na trilha da Pedra Furada.
Assaltos. Eu não imaginava que isso seria possível, até ler o item 11 desse post do Esse Mundo é Nosso. Comigo correu tudo bem, mas depois de ler essa dica, recomendo que faça a trilha num horário de maior movimento ou em grupo.
Beleza. O mar azul, o céu azul, as grandes rochas pelo caminho e a pequena montanha/encosta que protege a praia compõem o cenário que faz valer o passeio.
Kitesurf. Eles estão por todos os lados em Jericoacoara, percorrendo a água e os céus. Do estacionamento próximo à Pedra Furada, os esportistas descem com seus equipamentos e embarcam em direção à Duna do Pôr do Sol.
Vendedores de água e coco. Depois de encontrá-los até no Mangue Seco, era mesmo de se esperar que estivessem beirando mais um ponto turístico de Jericoacoara, com o kit completo: caixa de isopor, guarda-sol e anúncio na cartolina.
Resumo da trilha da Pedra Furada
Passeio rápido e bonito, mas não é essencial em Jericoacoara. Como aproveitei que a ida até a entrada da praia estava incluída no pacote com o bugueiro, não me arrependo. Valeu a pena percorrer essa bela praia.
Não merece ser o cartão-postal de Jeri, que tem lugares muito mais bonitos, como a Duna do Pôr do Sol e a Lagoa do Paraíso, além da própria vila, que tem um charme único no Brasil.
Veja mais dicas de Jericoacoara.
Reserve hotéis, ingressos, passeios e seguros com os parceiros do Buenas Dicas.
Você não paga nada a mais, e o blog recebe uma comissão.