Pipa ou Ponta Negra, em Natal: qual é melhor para sua viagem

Antes de viajar, também tive essa dúvida. Ficar em Natal ou Pipa? Impossível dizer que um destino é melhor do que o outro. A escolha depende das suas preferências e necessidades.

Tanto Ponta Negra, em Natal, quanto Pipa, em Tibau do Sul, são excelentes bases para conhecer algumas das melhores praias do Rio Grande do Norte. Entenda as principais diferenças entre elas para escolher onde se hospedar na sua viagem.

O comparativo avalia diferentes aspectos de uma viagem, como facilidade de acesso, gastronomia, hospedagem, passeios e preços.

Melhor para chegar

Ponta Negra, Natal.

O bairro de Ponta Negra fica a 45 km do Aeroporto de Natal, o que dá mais ou menos 50 minutos de viagem de carro. Se for de Uber, vai gastar a partir de R$ 65 em média com a corrida.

Para chegar em Pipa, é mais ou menos o dobro da distância e do tempo. Devido à pandemia, evitei contratar algum serviço de traslado, para não me aglomerar dentro de um van. Então precisei alugar um carro, o que custou um tanto a mais, mas pude conhecer a Rota do Sol e conhecer mais praias.

Melhores hotéis

Depende.

Gosta mais de resorts all inclusive e hotéis com grande infraestrutura? Vá para Natal. Em Ponta Negra mesmo não há muitas opções nesse estilo, mas ali do lado, na Via Costeira, estão os principais resorts de Natal, como o Wish Natal, entre outros, todos pé na areia.

Prefere pousadas charmosas? Vá para Pipa. A vila é repleta de pequenas pousadas e hotéis butique que encantam os visitantes. E hotéis em praias praticamente desertas, como o Hotel Ponta do Madeiro, onde fiquei e adorei.

Em Ponta Negra também há algumas opções de pousadas estilosas, mas não tem como comparar um bairro de cidade grande com uma vila costeira. Por isso, é importante analisar também o quesito abaixo.

Caso escolha viajar para Pipa, veja nosso guia Onde ficar em Pipa, um artigo bem completo com dicas de pousadas nas melhores localizações e uma seleção exclusiva de hotéis, incluindo alguns com acesso direto ao mar.

Melhor atmosfera para se hospedar

Pipa.

Apesar de ter muito mais de tudo, incluindo hotéis e pousadas, Ponta Negra tem clima de cidade grande. A avenida de trânsito intenso, os prédios comerciais, a superlotação da praia, as pichações e outras características fazem do bairro um lugar menos agradável para dormir e circular.

Pipa anda lotada de gente, é verdade. Mas a vila tem a simpatia de uma praia do interior. Muito melhor para caminhar a qualquer hora do dia. Sair pra comer, pra tomar um sorvete, ir a pé até a praia, é muito mais prazeroso em Pipa.

Melhor para comer

Ponta Negra, Natal.

Há décadas lotada de turistas, Natal tem dezenas de bons restaurantes, muitos deles no bairro de Ponta Negra. Além de variedade de estilos, Ponta Negra também ganha pela diversidade de preços, com muitas opções de tudo, dos lugares mais simples ao mais elegantes.

Pipa também é rica em restaurantes. Mas é uma vila pequena, que não consegue concorrer com a grande variedade de Ponta Negra.

Melhores passeios

Depende das suas preferências.

Ponta Negra é a melhor base para explorar tudo o que Natal oferece. Além do famoso passeio de buggy para Genipabu, também tem passeios de parasail, de parapente e dezenas de praias próximas para explorar, além de dunas, lagoas e pontos turísticos famosos como o maior cajueiro do mundo. E até mesmo uma visita a Pipa pode ser feita como um passeio de Natal.

Em Pipa tem praticamente tudo o que Natal oferece, mas em menor escala. Por exemplo, também há bons passeios de buggy em Pipa, além da volta de lancha para ver golfinhos, entre outros. Conta a favor de Pipa, novamente, o clima mais tranquilo.

Melhores praias

Pipa.

A praia de Ponta Negra é linda, e as praias próximas também valem uma visita, como a Praia de Piranji e a Praia do Cotovelo.

Mas Pipa é imbatível nesse quesito. A beleza da Baía dos Golfinhos, com suas grandes falésias, sozinha já encerraria esse assunto. E Pipa ainda tem outras lindas praias, como a Praia do Amor e a Praia da Ponta do Madeiro.

Mais barato

Ponta Negra, em Natal.

Se hospedar em Ponta Negra é muito mais barato do que em Pipa. Mesmo em hotéis de padrão similar, o bairro de Natal tem diárias mais em conta. Além de um número bem maior de opções, então é mais fácil encontrar um lugar que agrade, por um preço justo.

Também pesam a favor de Ponta Negra os custos menores com o deslocamento desde o aeroporto, além da capital também ter passeios e restaurantes consideravelmente mais baratos.

Afinal, ficar em Pipa ou Ponta Negra?

Se tiver mais tempo, por exemplo acima de 5 noites, a dica é dividir suas bases. Nesse caso, eu ficaria as 2 primeiras noites em Natal e as outras 3 noites em Pipa. Foi o que eu fiz e recomendo.

Evite fazer o contrário. Depois de aproveitar as praias mais limpas e tranquilas de Pipa, fica complicado gostar de um destino mais urbano como Natal.

Mas, se puder escolher apenas uma, vá para:

  • Ponta Negra, Natal – Se quer economizar muito com hospedagem, transporte e comida. Ou se prefere um destino mais urbano e uma praia com o máximo de infraestrutura. E se faz questão de ficar num resort.
  • Pipa – Se prefere destinos mais charmosos e românticos, com a opção de hospedagem em pousadas no topo das falésias, em trechos de praia praticamente privativos.
Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *