Por dentro da Vila Germânica de Blumenau

A culinária e a arquitetura alemã são os exemplos mais evidentes da colonização alemã de Blumenau, que foi fundada em 1850 por um imigrante germânico. No centro da cidade, a Rua XV de Novembro tem belos edifícios em estilo alemão.
Mas é numa espécie de parque temático, a famosa Vila Germânica, que estão os melhores restaurantes alemães de Blumenau e os mais fotogênicos edifícios em estilo alemão.
Distante pouco mais de 2,5 km do centro de Blumenau, o Parque Vila Germânica é o maior centro de eventos de Santa Catarina. Lá dentro estão restaurantes e bares de comidas típicas alemãs, lojas de presentes e centro de convenções, tudo com fachadas em arquitetura alemã.
- Site oficial: parquevilagermanica.com.br
- Perfil oficial no Instagram: @vilagermanicaoficial
Principais eventos da Vila Germânica
Além da Oktoberfest, o complexo Vila Germânica recebe outros eventos ao longo do ano. Estes são os principais:
- Osterdorf, a Vila de Páscoa
- Magia de Natal
- Festival da Cerveja
- Sommerfest, a Oktoberfest de verão
- Sabores de Santa Catarina
- Blumenau International Beer Festival
Lembrando que o local de realização dos eventos pode ser alterado, então é importante checar nos sites oficiais de cada um onde será o endereço no ano da sua visita.
Como chegar na Vila Germânica
Táxi não vale a pena em Blumenau, principalmente em datas de grandes eventos, quando os motoristas preferem desligar o taxímetro e cobrar valores absurdos pelas corridas.
Por isso, prefira se deslocar utilizando aplicativos de transporte, como o Uber e Cabify.
Em média, uma corrida em Uber da principal zona hoteleira do Centro de Blumenau até a Vila Germânica, custa cerca de R$ 15.

Nos dias do Oktoberfest, devido à grande procura por carros, pode ocorrer a chamada “tarifa dinâmica”, aumentando bastante o valor das corridas.
Por isso, você pode também utilizar o transporte coletivo. Para ir do Centro à Vila Germânica, embarque nos ônibus no sentido Terminal Proeb.
Restaurantes e lojas na Vila Germânica
Além dos grandes eventos, quando o fica toda decorada, a Vila Germânica também pode ser visitada em datas normais, sem eventos. Lá estão muitos bares e restaurantes.
O maior deles é a Choperia e Restaurante Vila Germânica, com preços razoáveis, comidas alemãs em fartura e, logicamente, decoração temática.
Outra boa opção é Eisenbahn Bierhaus, um bar também focado em culinária alemã, melhor para beber e petiscas.
Também visitei a Choperia Bier Vila, que costuma ter música ao vivo, e o Alemão Batata Choperia.
Além de bons lugares para comer e beber, a Vila Germânica tem algumas lojas de presentes. Todas que visitei são focadas em lembrancinhas em estilo Alemão e com a temática da Oktoberfest.
Então, aproveite para comprar lembranças como canecas, ímãs de geladeira, roupas típicas, chocolates, brinquedos, cervejas, enfeites e centenas de quinquilharias tradicionais.
Vale a pena visitar a Vila Germânica?
Blumenau tem algumas outras atrações, mas não há dúvidas de que a Vila Germânica é o principal ponto turístico da cidade.
Mesmo que não esteja havendo algum evento no local, vale a pena conhecer a Vila Germânica.
Aproveite as dicas de bares e restaurantes e vá com fome, para saborear as boas iguarias alemãs.
Saiba mais o que fazer em Blumenau.
Planeje sua viagem com antecedência
Se for a Blumenau para um grande evento, especialmente se for a Oktoberfest, reserve tudo com bastante antecedência.
Os voos para o Aeroporto de Navegantes, o mais próximo a Blumenau, ficam bem mais caros nessas épocas.
A hospedagem também deve ser reservada com alguns meses de antecedência. A rede hoteleira da cidade não é grande e até mesmo os apartamentos de temporada, tipo Airbnb, podem se esgotar.
Então, acesse as dicas de onde ficar em Blumenau, conheça as melhores localizações e reserve seu hotel o quanto antes.
Dica para economizar: se não encontrar voos baratos para Navegantes, consulte também passagens para Florianópolis e Curitiba, capitais relativamente próximas, de onde partem ônibus diários para Blumenau.
Roteiros que combinam com Blumenau
O bom de viajar por Santa Catarina é poder explorar vários destinos de uma vez, aproveitando a proximidade de alguns dos lugares mais interessantes do estado.
Por exemplo, a 31 km de Blumenau, está a pequena Pomerode, também de colonização alemã.
No litoral, a 67 km de distância de Blumenau, está Balneário Camboriú, com suas lindas praias e intensa vida noturna.
Seguindo viagem em direção ao litoral sul, passe por Bombinhas, Floripa, Guarda do Embaú, Garopaba e Praia do Rosa, entre outras destinos paradisíacos.