Praia em Atenas: como é, como chegar e se vale a pena conhecer

Com um dia livre em Atenas, resolvi ir à Praia. Esse não costuma ser foco de uma viagem à capital grega. Mas saiba que as praias de Atenas merecem uma visita. As melhores estão a cerca de 30 minutos do centro.

Aliás, Atenas deixa para trás até mesmo algumas ilhas gregas no quesito praias. Por exemplo, a mais famosa delas, Santorini, não possui praias tão bonitas e boas para banhistas como Atenas.

Cabe dizer que o próprio município de Atenas não é no litoral. Mas sua região metropolitana, a Grande Atenas, é banhada pelo Golfo Sarónico, uma subdivisão do Mar Egeu. Entenda agora todas as distâncias e dicas sobre as praias de Atenas.

Marina de Alimos, na Grande Atenas, perto das melhores praias.

Vale a pena ir à praia em Atenas?

Sim! Claro que isso depende da época do ano e das prioridades do seu roteiro. Caso seja inverno ou um dia chuvoso, aí fica complicado. Nessas situações, é melhor permanecer na região central de Atenas.

No meu caso, aproveitei um lindo dia de sol em abril, mesmo sabendo que o mar estaria gelado, e foi um excelente passeio.

Estabeleci base apenas na Praia Kalamaki, mas caminhei por outras praias e almocei na região, então observei os diferentes perfis das praias atenienses.

Praias mais próximas de Plaka e região central de Atenas

A Paralia Flisvos está a apenas 7,3 km de distância da Acrópole de Atenas. Em seguida, estão as praias Mpátēs e Edem, entre outras com nomes diferentes ocupando uma mesma faixa de areia.

Mas, olhando fotos e opiniões, achei essas praias urbanas demais, ou com pedras demais, ou simplesmente feias.

Por isso, preferi seguir até a Praia Kalamaki, que fica logo após a Alimos Marina. Está a 9,8 km de distância da Acrópole de Atenas.

Como chegar na Praia Kalamaki em Atenas

Na Grécia não tem Uber. Entre alugar um carro ou ir de ônibus para a praia, preferi a segunda opção. Segundo o GPS, são 25 minutos de ônibus entre Plaka, onde eu estava hospedado, até a praia escolhida.

Mas, justo naquele dia, os motoristas de ônibus estavam de greve.

Então foi preciso pegar um “tram”, bonde elétrico, que demora um pouco mais. Peguei o Bonde T6 e fiz conexão com o Bonde T7, que tem ponto bem em frente à praia.

Como é a praia em Atenas

Voltada para o Golfo Sarónico, e protegida por um paredão de pedras, a Praia Kalamaki estava com as águas muito calmas, praticamente sem ondas.

Assim como outras praias gregas, não tem faixa de areia, e sim uma faixa de pedrinhas. Mas não são tão pontudas, então achei viável para caminhar um pouco sem machucar os pés.

Águas cristalinas, naquele tom de azul que a gente espera da Grécia. Mais bonita do que todas as praias que visitei em Santorini.

Tinha uma quantidade razoável de gente na praia, alguns deitados na toalha, outros praticando esportes. Na água, apenas umas 10 pessoas.

Pensei: dá pra entrar.

Me troquei num vestiário público da praia e parti para o mar.

GELADO. Era meio-dia, estava fazendo cerca de 20 ºC. Mas a temperatura da água não chegava perto disso. Não sei como aqueles gregos estavam vivos lá dentro. Mesmo assim, arrisquei algumas braçadas.

No verão, dizem, a temperatura da água é muito mais agradável.

Na volta para a “areia”, logo percebi que não dava pra passar muito tempo ali, pois a praia estava repleta de pombos. Problema comum das praias urbanas.

E como era baixa temporada, o único bar da praia estava em obras, então não tinha como nem comprar uma bebida.

Praia com melhor estrutura em Atenas

A praia seguinte da avenida é a Paralía Akti Iliou. Passei por lá para petiscar no Bolivar Beach Bar, que me pareceu a melhor “barraca de praia” de toda essa parte da orla de Atenas. O restaurante é grande, com estacionamento, mesas internas, serviço de praia e grande infraestrutura.

Essa é uma praia mais extensa, e me pareceu mais limpa. Quanto ao mar, bastante similar à Praia Kalamaki.

Imagino que no verão a Paralía Akti Iliou fique entre as mais movimentadas de Atenas. Lá estão outros restaurantes e “lounges” como o Macaw Beach Bar e a casa noturna Akanthus Summer Club.

Como é Alimos, cidade onde fica a praia

Parte da região metropolitana de Atenas, Alimos é uma simpática cidade com 41 mil habitantes. Nas ruas acima da orla estão boas opções de bares e restaurantes, onde os preços são melhores do que na própria praia.

Parei pra almoçar no restaurante O Mpakalis, especializado em frios e comidas típicas da Grécia. Experimentei a mousaka e uma porção de linguiças. Gostei bastante dos pratos, e gastei menos do que se tivesse comido em restaurante similar nos bairros turísticos de Atenas.

Conhecer cidades diferentes, sem as multidões de turistas, é uma das melhores partes de fazer programas menos conhecidos, ainda mais quando não é alta temporada.

Por isso mesmo, quando alguém me perguntar o que fazer em Atenas além de visitar a Acrópole, a resposta é será: vá à praia!

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *