10 dicas de ouro para sua viagem a Santorini

Ela parece uma pintura, com suas falésias salpicadas de casinhas brancas. É dona das vistas mais bonitas do Mar Egeu. Mas Santorini, a mais famosa das ilhas gregas, não é a melhor opção para quem gosta de praia e só deve ser visitada numa metade do ano.

Confira agora nossas dicas de Santorini, depois de uma viagem regada a azeite, vinho e paisagens cinematográficas.

Santorini foi a primeira parada do nosso roteiro pela Grécia e outros países do Mar Mediterrâneo. Alugamos um carro para conhecer todos os lugares possíveis em 4 dias, tudo por conta própria.

Cheguei a Santorini no primeiro dia de abril, no início da primavera. Uma época de baixa temporada, com a ilha ainda se preparando para receber as multidões nos meses seguintes. E, por isso mesmo, encontrei preços mais baixos e cidades pouco movimentadas.

Dicas de viagem a Santorini:

  1. Melhor época
  2. Como chegar
  3. Quantos dias ficar em Santorini
  4. Táxi, ônibus ou carro?
  5. Hospedagem
  6. O que fazer em Santorini
  7. Praias de Santorini
  8. Onde comer
  9. Preços e quanto gastar
  10. Vale a pena conhecer Santorini?

No final, entenda quais são os principais pontos negativos e positivos da ilha.

Este é o guia de viagem mais sincero que você verá sobre a ilha. Entenda o que realmente vale a pena fazer em Santorini e como organizar cada etapa da viagem.

Onde fica Santorini – Localização, distâncias, mapa da ilha

Santorini é uma ilha vulcânica, localizada no Mar Egeu, uma subdivisão do Mar Mediterrâneo. Está praticamente no meio do caminho entre a Turquia, a Grécia continental e a ilha de Creta. Está a menos de 1 hora de voo de Atenas.

Em formato de meia-lua, Santorini tem menos de 30 km de extensão e não chega a 8 km de largura. Mesmo com suas estradas repletas de curvas e despenhadeiros, é possível ir de uma ponta à outra, de carro, em cerca de 40 minutos.

Santorini tem uma população de 15 mil habitantes e costuma receber mais de 2 milhões de turistas por ano.

1. Melhor época em Santorini

  • Vá: maio, junho e setembro
  • Pense bem: outubro e abril
  • Evite: julho, agosto, novembro, dezembro, janeiro e março

Os melhores meses em Santorini são maio, junho e setembro. Neles você encontra temperaturas agradáveis, entre 15 ºC e 28 ºC em média, praticamente não chove e a ilha não costuma estar tão lotada quanto no auge da alta temporada.

Evite o calor escaldante e os preços altos do verão, em julho e agosto. Nessa altíssima temporada, o trânsito é péssimo e são comuns os da superlotação, como falta de água e eletricidade (G1).

Fuja também das chuvas e dos ventos gelados do inverno.

Mas eu mesmo não segui essas dicas. Visitei Santorini no início de abril. Foram 2 dias inteiros, mas apenas um deles de céu azul. E todas as noites de ventos fortes. Mesmo assim, foi possível percorrer os principais pontos turísticos e praias, embora entrar no mar tenha sido um desafio.

Santorini hiberna. Segundo moradores de Santorini, a ilha é só deles entre o final de outubro e o início de março. Hotéis e restaurantes fecham as portas. Não tem nada pra fazer. No início de abril, encontrei muitos hotéis em obras, piscinas vazias e restaurantes com horário de funcionamento reduzido. No inverno, a frequência de voos e balsas também é menor.

2. Como chegar

  • Avião: 50 minutos desde Atenas / Passagem partir de 40 euros (fui de Aegean)
  • Ferry direto: 6 horas desde Atenas / Passagem a partir de 45 euros (pesquise aqui)

Entre junho e outubro, Santorini recebe voos diretos das principais metrópoles europeias, como Madrid, Londres, Milão, Frankfurt e Paris, além de ligações com outras partes da Grécia.

Mas, no restante do ano, a maioria dos voos precisa passar por Atenas. Entre a capital grega e o Aeroporto de Santorini, são cerca de 50 minutos de voo.

Eu fui de avião, com direito a um pouso emocionante em meio aos fortes ventos, e voltei de ferry para Atenas, numa cansativa viagem de quase 8 horas.

Apesar do conforto do navio e das paisagens pelo caminho no Mar Egeu, o cheiro de combustível e o mar agitado daquele dia tornaram a viagem um suplício. Cruzar de Santorini a Atenas por água não vale a pena. Pegue o ferry apenas se for para outras ilhas. Saiba mais sobre minha viagem de ferry na Grécia, com muitas fotos e relatos.

3. Quantos dias ficar em Santorini

  • Mínimo ideal: 2 noites (preços de hotéis)
  • Máximo: fique mais apenas se o foco for relaxar

Passei 3 noites em Santorini. Considerando que a chegada foi de manhã, acho que foi tempo demais. O clima não permitiu ficar de bobeira na praia, então conseguimos percorrer tudo o que interessava em apenas um dia.

Se o seu foco também for apenas conhecer, sem relaxar nas praias ou fazer trilhas, 2 noites são o suficiente em Santorini. Principalmente se o seu voo também chegar no início do dia.

Já se a ideia é ir no verão e curtir sem pressa, aí sim compensa ficar 3 noites ou mais.

4. Como se deslocar em Santorini

  • Melhor opção: carro (consulte preços)
  • Alternativas ruins: táxi (muito caro) e ônibus (barato, mas muito limitado)

Alugue um carro! É a forma mais rápida e inteligente de conhecer as cidades, praias e mirantes de Santorini. Tem locadoras no aeroporto e no porto (compare preços), então dá pra chegar de avião ou navio e já sair dirigindo, sem a necessidade de gastar um absurdo com traslados e passeios com agência de turismo.

Pra ir de táxi do aeroporto até Fira, um trajeto de 5 km, não é no taxímetro. O valor é cominado com o motorista, e custa a partir de 30 euros. Um absurdo.

As alternativas são complicadas. Uber não funciona na Grécia. Já os ônibus de Santorini, apesar de baratos, com passagens entre 1,60 e 2 euros, estão longe de terem uma frequência plausível. E são ônibus grandes, desajeitados para as ruas estreitas da ilha, então eles passam apenas por vias principais.

A gasolina não é barata em Santorini, mas como as distâncias são curtas, o gasto não é grande. A única dificuldade, se for no verão, vai ser encontrar vaga. Na primavera, usando um carro pequeno, eu consegui estacionar em todos os lugares. ★ De carro, você terá um leque maior de lugares para se hospedar.

5. Hospedagem em Santorini

  • Minha experiência: fiquei no Nikos Hotels, hotel bom e barato. Mas o banheiro é minúsculo.
  • Seria melhor ter ficado no Agapi Villas, também econômico, mas melhor avaliado.

Apesar de muito pequena, Santorini possibilita três tipos principais de hospedagem. Sua escolha deve levar em conta, além do seu perfil, se você estará de carro.

Os 3 tipos principais de hospedagem em Santorini:

  1. Cidade. Para estar perto de restaurantes, lojas e mercados.
  2. Praia. Caso faça questão de poder ir andando até o mar.
  3. Vista. Pode ser numa vila isolada ou numa cidade.

Dicas de hotéis em Santorini, considerando essas características possíveis:

Selecionei estes hotéis nas melhores localizações de cada uma das principais áreas hoteleiras de Santorini.

✦ Atlantis Hotel

Cidade + Vista. Localizado em Fira, a maior cidade de Santorini.

Nossa dica de hotel em Fira. Ao se hospedar na maior cidade de Santorini, você poderá ir andando a lojas, bares e restaurantes. Além de ter fácil acesso aos principais pontos turísticos. O Atlantis Hotel fica em local estratégico, conta com estacionamento e uma linda vista.

✦ Hotel Sunshine

Praia. Boa escolha no verão e para que ama estar perto do mar.

A Praia Perivolia é uma das mais movimentadas de Santorini. Conta com lounges pé na areia e bons restaurantes. O Hotel Sunchine fica em ponto privilegiado, bem em frente ao mar.

 ✦ Amaya Selection

Cidade + Vista. Localizado em Oia, segunda maior cidade e local mais visitado de Santorini.

Da pequena Oia se assiste ao pôr do sol mais fotografado da Grécia. A cidade é toda um charme, repleta de escadarias e becos com vistas inacreditáveis. A Amaya Selection é uma das melhores pousadas de Oia, tem piscina e parece ser esculpida nas pedras da escarpa.

Veja o guia completo Onde ficar em Santorini, com mais dicas de hotéis nas melhores localizações da ilha.

6. O que vale a pena fazer em Santorini

Visitei os principais pontos turísticos de Santorini, entre praias, igrejas ortodoxas e cidades inteiras pintadas de azul e branco. Se existe museu em Santorini, eu desconheço. Foquei em visitar locais gratuitos e a céu aberto.

Lugares que mais gostei em Santorini

Na minha opinião, estas são as atrações realmente imperdíveis em Santorini:

  • Farol de Santorini / Akrotiri Leuchtturm: Na extremidade sul da ilha, o farol fica numa encosta com vista para o sul, em direção a Creta, e também para a baía de Santorini, abrangendo o vulcão e a silhueta branca de Oia. Dá pra chegar de carro e não é preciso pagar ingresso para ficar na base do farol.
  • Oia:  Santorini é repleta de casinhas brancas com telhados azuis. Mas a maior concentração delas é na cidade de Oia. Pode fazer o passeio até lá a qualquer hora do dia. Mas é no pôr do sol que a cidade fica lotada. Afinal, a vista é mesmo linda e as fotos ficam incríveis, mesmo se o dia estiver nublado.
  • Praia Vermelha / Paralia Kokkini: por si só, assim como as outras praia de Santorini, a “Red Beach” não é grande coisa. Resumindo, areia vermelha, acesso complicado e águas agitadas. Mas o passeio vale a pena por reunir vistas agradáveis e uma parada para fotos numa simpática Igreja Ortodoxa, no estacionamento antes da praia.
  • Imerovigli: tão branca e tão linda quanto Oia, a cidade de Imerovigli é menor e menos movimentada. Por isso mesmo, um ótimo lugar para tirar fotos e curtir o visual sem precisar pegar fila. Aliás, achei o pôr do sol daqui mais bonito do que em Oia.
  • Fira/Thira: a maior cidade de Santorini, apesar de ter um centro comercial sem gracinha, também tem uma bela coleção de casinhas brancas. Mesmo se não se hospedar na região, vale a pena conhecer. É onde fica o teleférico de Santorini.

7. Como são as praias de Santorini

Visitei as principais praias de Santorini e comprovei: são todas péssimas para banhistas. E não estão naquele padrão que idealizamos sobre as praias gregas.

Primeiro, porque a maioria tem pedras ao invés de areia. É bonito e faz um barulho agradável quando bate uma onda. Mas as pedrinhas machucam o pé. É desagradável pra caminhar e ficar em pé.

As poucas praias com areia são “feias” para os padrões brasileiros, pois são areias escuras, algumas marrons, outras pretas. Sobre as praias que visitei:

  • Mesa Pigadia: praia de pedras e terra escura.
  • White Beach: não se engane pelo nome. Praia de pedras e terra escura.
  • Akrotiri: a “Praia Vermelha” fica sob falésias avermelhadas. Difícil acesso. Não é bonita como dizem.
  • Praia Vlichada: Lindíssima. Mesmo com as areias pretas. Estava com ondas fortes. Pôr do sol incrível.
  • Perissa: praia movimentada, com boa infraestrutura e pousadas ao redor. Pedras e areia marrom.
  • Kamari: parece a Perissa. Bonita, águas límpidas e boa infraestrutura. Pedrinhas que machucam.
  • Monolithos: praia feia, padrão Guarujá. Tem um ótimo restaurante em frente.

Águas geladas! No verão, a temperatura do Mar Egeu oscila entre 21 ºC e 27 ºC. Mas a média é de 11 ºC no inverno e 14 ºC na primavera. Comparando: nas praias de Cabo Frio, a temperatura média da água varia de 20 ºC a 25 ºC ao longo do ano. Em Fortaleza, a média é de 26 ºC a 28 ºC.

8. Dicas de restaurantes em Santorini

As comidas típicas da Grécia, e da própria Santorini, são o que existe de melhor para provar na ilha. E sem exageros, eu não comi nada que não estivesse entre muito bom e excelente.

Os três restaurantes que eu mais gostei em Santorini:

  • Ladokolla – No centro de Fira, em ambiente espartano e sem vista para o mar, provei o melhor peixe da viagem. Um “sea bream” grelhado, acompanhado de salada. Atendimento amigável, com direito a drinque de brinde.
  • Captain Loizos – A Salada Grega e o macarrão com frutos do mar estava excelente neste restaurante que me pareceu mais frequentado por locais do que por turistas. Fica bem em frente à Praia Monolithos.
  • Triana Tavern – O visual chique-balada me fez imaginar que a comida seria ruim. Mas foi o melhor risoto de camarão que já comi na vida. Além de ter sido muito bem atendido.

Mas não se prenda às recomendações de ninguém. Por toda Santorini há restaurantes que valem cada centavo dos seus euros. Por todos os lugares que vi e conheci, não senti em Santorini aquele clima de “cilada pra turista”, tão comum em cidades turísticas como Veneza e Paris.

E se você é vegan, não se preocupe. Além da Salada Grega e da Salada Santorini, na ilha você encontra ótimos lugares para experimentar a Mousaka de Beringela, um dos pratos mais característicos da Grécia.

9. Preços e quanto gastar em Santorini

Os preços em Santorini variam muito entre a baixa e a alta temporada. Vou relatar aqui os valores que encontrei na minha viagem em abril, quando a ilha ainda está longe do movimento do verão.

Por ser uma ilha, os preços são mais altos do que na Grécia continental. Comparando com Atenas, reparei que itens como gasolina e comida são mais caros em Santorini.

Ps: olha que gato de sorte. Em toda a Grécia, assim como na Turquia, é comum ver gatos vivendo livres, e aparentam estar bem alimentados. Esse da foto estava ignorando o pôr do sol em Oia.

Médias de valores em Santorini – Viagem na baixa temporada, em abril de 2023

Ida e volta: uma passagem de ferry entre Santorini e Atenas, custa a partir de 40 euros. O preço do voo fica entre 40 e 80 euros, em média, se comprar com antecedência.

Comida boa: gasta-se de 10 euros a 20 euros por refeição, em bons restaurantes gregos, sem ostentação. O prato mais barato é quase sempre a Salada Grega. Exemplos: Cardápio 1 / Cardápio 2

Lanches econômicos: dá pra encontrar kebabs e sanduíches bem servidos na faixa de 5 euros a 10 euros. Lugares mais simples, geralmente para pegar pra viagem.

Hospedagem: hotéis simples, mas confortáveis e bem avaliados, custam a partir de 100 euros. Já para se hospedar nas “villas”, como são chamadas as pousadas mais charmosas, é preciso gastar acima de 200 euros por dia. Hotéis de luxo custam acima de 400 euros a diária.

Passeios: não vi a necessidade de comprar nenhum passeio em Santorini. Mas há os clássicos, como o Mini Cruzeiro nas Ilhas Vulcânicas, que custa a partir de 20 euros. O bilhete do teleférico custa 6 euros.

Deslocamentos: o melhor custo-benefício é alugar um carro. O veículo padrão do turista em Santorini é o Fiat Panda, cuja diária está na casa dos 40 euros. Quanto à gasolina, no meu caso, gastamos 30 euros em 4 dias.

10. Vale a pena conhecer Santorini?

Vá! O quanto antes. Santorini superou minhas expectativas em relação às paisagens e à gastronomia.

Mas não deixe de avaliar de acordo com suas prioridades:

O que pode ser um ponto negativo, é não ter praias tão lindas quanto Mykonos, Milos, Paros e Creta, entre outras ilhas gregas.

Já os pontos positivos, também em comparação a outras ilhas gregas, está na variedade e qualidade dos restaurantes, na possibilidade de passeios, como visitas a vinícolas, e principalmente por ter, segundo múltiplas fontes, o pôr do sol mais bonito da Grécia, visto da cidade de Oia.

Bandeira Grécia Ferry Santorini
A pior hora da viagem: ir embora de Santorini

Boa viagem! Esse foi o nosso primeiro post sobre a viagem à Grécia. Enquanto o conteúdo completo não chega, você pode falar diretamente comigo. Em caso de dúvidas, mande sua pergunta aqui pelos comentários ou para o email nivaldo@buenasdicas.com.

Desejo a você uma viagem inesquecível!

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *