4 praias para conhecer em Porto de Galinhas

Não vou fazer um ranking ou dizer quais são as piores ou melhores praias de Porto de Galinhas. Afinal cada um tem suas preferências. Apenas comentarei sobre as principais praias da região, falando de ondas, barracas de praias, estacionamento e facilidade de acesso.

Além, é claro, das dicas mais sinceras que você vai encontrar, pois minhas viagens não são patrocinadas e por isso sou isento para comentar de praias e passeios.

Mesmo que seja parte do município de Ipojuca, Porto de Galinhas tem um trecho de litoral para chamar de seu: vai de Maracaípe, na ponta sul, a Muro Alto, na extremidade norte. De modo geral, são praias extensas e sem grandes barreiras naturais, então é possível caminhar entre todas elas.

Praias em Porto de Galinhas: melhores, mais bonitas e piscinas naturais

Porto de Galinhas tem praias para diferentes perfis de viajantes. De praias de ondas fortes, a outras de mar calmo, ideais para ir com crianças. Aqui vou explicar em detalhes todas as praias que ficam no distrito de Porto de Galinhas, com dicas de como chegar, onde comer, o que fazer e fotos das praias.

Confira as vantagens e desvantagens de cada um das 4 principais praias de Porto de Galinhas.

↳ Mapa de praias em Porto de Galinhas

Marquei no mapa a localização das praias indicadas pelo blog, além de recomendações de pousadas que valem a hospedagem em cada uma delas.

A seguir, confira quais são as principais praias de Porto de Galinhas e por que cada uma delas merece sua visita, com dicas de barraca de praia e como chegar.

1. Praia de Maracaípe e Pontal de Maracaípe

De uma ponta à outra, são mais de 3 quilômetros de extensão. Os trechos mais frequentados por banhistas são as extremidades.

De um lado, o Pontal de Maracaípe e suas grandes piscinas naturais, com alguns bares próximos e pousadas. Do outro, um longo trecho de mar aberto e ondas fortes.

  • Como chegar na Praia de Maracaípe:

Praia com acesso fácil a partir do centro de Porto de Galinhas, com asfalto em boas condições. Uma avenida (de terra) acompanha praticamente toda a extensão da praia e tem muitas vagas para estacionar. Fui num dia de dezembro, que é alta temporada, e ainda assim estava tranquila.

  • Estrutura e barracas na Praia de Maracaípe:

Perto do pontal estão os melhores bares. Mais pra frente, quando estive por lá, senti um certo clima de risca faca no ar, com músicas péssimas em alto volume e pedintes abordando no estacionamento. Eu não andaria só a pé nessa região.


2. Praia central de Porto de Galinhas (a praias das jangadas)

É a menor e mais lotada entre as praias de Porto de Galinhas. Tem pouco mais de 1 quilômetro de extensão, ficando bem em frente ao centro da vila.

Repleta de bares e barracas de praia, que ocupam toda a faixa de areia com cadeiras e guardas-sóis.

Dela, partem as jangadas para as piscinas naturais, alguns metros à frente. Todo dia no pôr-do-sol é um espetáculo à parte, com a luz refletida nas velas dos barcos.

  • Como chegar na Praia Central de Porto de Galinhas:

Para quem está hospedado em Porto de Galinhas é fácil, basta ir andando. Inclusive recomendo que se hospede numa pousada perto da praia, onde também estão os melhores bares da vila. Mas se vai apenas passar o dia, é muito complicado estacionar perto da praia. Há vagas em lugares mais distantes, muitas delas disputadas por flanelinhas.

  • Estrutura e barracas na Praia Central de Porto de Galinhas:

Como falei, é grande o número de barracas de praia e restaurantes da orla que servem nas mesas na areia. Os preços dos restaurantes em Porto de Galinhas estão muito acima da média do nordeste. E no geral a qualidade é inferior.


3. Praia do Cupe e Pontal do Cupe (piscinas naturais)

Não tem um fronteira definida, mas praticamente tudo entre a Praia Central de Porto de Galinhas e o Pontal do Cupe, é a praia do Cupe, o que faz dela a maior praia de Porto de Galinhas, com mais de 5 km de extensão.

Boa parte da praia é de mar aberto e ondas fortes. No final, onde fica o Pontal do Cupe, estão arrecifes que formam piscinas naturais na parte rasa da praia, então dá pra ir andando, sem gastar dinheiro com jangada. Me pareceu limpa e estava com boa visibilidade.

Sabe aquela praia boa e eclética pra ir com a família inteira? Tem diversão pra todo mundo.

  • Como chegar na Praia do Cupe e no Pontal do Cupe:

Se estiver no centrinho de Porto de Galinhas, pode ir andando até a Praia do Cupe. Se for de carro, a estrada asfaltada leva até os conjuntos de pousadas, em ruas paralelas à praia, onde estão também resorts de luxo como o Enotel Convention & Spa. Mas se a ideia é passar o dia, melhor seguir até o Pontal do Cupe, onde tem um pequeno centro comercial é o Bar da Praia Pontal do Cupe, com amplo estacionamento. Tem um pequeno trecho final em estrada de terra.

  • Estrutura e barracas no Pontal do Cupe:

São pouquíssimas as barracas de praia na Praia do Cupe. O melhor lugar para se estabelecer é no Pontal do Cupe, onde estão as piscinas naturais e o Bar da Praia Pontal do Cupe, onde a comida é melhor do que no centro de Porto de Galinhas. Mas, no horário de pico das piscinas naturais, com bar e praia lotados, o atendimento é lento.


4. Praia de Muro Alto (águas calmas)

Se divide em três partes: uma de mar aberto, outra de mar com pedras, impossível de entrar, e o longo trecho final, que parece um piscinão. Todos eles cercados por condomínios e resorts de luxo.

O maior trecho, o piscinão, é a foz do Rio Ipojuca, protegida do mar pela alta barreira de corais, o “muro alto”. Quando a maré sobe, a faixa de areia desaparece.

Antes de chegar lá, só vi elogios. Mas acabei me desapontando com a vista da praia, para as indústrias do Porto de Suape, com a areia, que estava mais para lama em muitos locais, e com o próprio mar, parado demais.

É a praia preferida das famílias com crianças pequenas e adolescentes.

  • Como chegar na Praia de Muro Alto:

Uma estrada asfaltada acompanha boa parte da extensão da praia. Começa em boas condições e vai piorando aos poucos. De repente, na altura do Nannai Residence, se torna uma pista de paralelepípedos. Um pouco mais à frente, vira um terrível estrada de terra. Quanto mais longe você for, pior fica para chegar.

  • Estrutura e barracas em Muro Alto:

Os condomínios e hotéis cercam praticamente todo o acesso de pedestres entre a estrada e a praia. Se quiser apenas passar o dia, melhor ir até o final da praia (passando pelo pior trecho da estrada), onde estão as poucas barracas, com destaque para a Barraca da Ana e a Barraca do Paulista.


Passeios e praias perto de Porto de Galinhas

Além das praias consideradas próprias de Porto de Galinhas, quem tem base na vila deve aproveitar para conhecer muitas outras partes do litoral sul de Pernambuco.

Logo após o Pontal de Maracaípe e a foz do rio, está a longa Praia de Enseadinha, de ondas fracas devido à barreira de corais. Depois, na Vila dos Pescadores, está a Praia de Serrambi, num trecho urbano.

A próxima praia, essa sim, vale uma parada para conhecer e fotografar. Estou falando da Lagoa Azul de Serrambi, com um belo coqueiral e piscinal naturais  Em seguida vêm a Praia da Barra de Sirinhaém, a Praia do Guaiamum e a Praia do Gamela, entre outras.

Mas nenhuma dessas supera em beleza e charme a Praia dos Carneiros, que é no mínimo um bate e volta imperdível para quem está em Porto de Galinhas, apesar das condições das estradas.

Galeria de fotos das praias de Porto de Galinhas

Dúvidas ou dicas sobre as praias de Porto de Galinhas?

Esse é um post autoral e dessa forma é baseado em minhas experiências pessoais nessas praias. E como cada um tem uma vivência diferente, é sempre bom receber comentários com mais dicas e opiniões. Se você tem uma praia preferida, discorda de algo ou tem alguma dica que mereça ser compartilhada, mande pra gente.

Também não deixe de perguntar caso tenha dúvidas acerca do litoral de Porto de Galinhas ou busque informações diferentes. Vai ser uma prazer ajudar na sua viagem e na sua escolha de praia nessa linda região do Nordeste brasileiro.

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

  1. Oiiiii queria bater um papo sobre as praias de Pernambuco . Se puder me responder agradeço.

    1. Olá, Fabiana. Respondemos dúvidas apenas aqui pelo blog mesmo. Apaguei seu número de telefone que postou, pra proteger sua privacidade. O que quiser saber das praias de Porto de Galinhas, basta perguntar.