As 7 melhores praias de Trindade (RJ)

Trindade é uma vila litorânea da cidade de Paraty, no extremo sul do estado do Rio de Janeiro. Entre morros e trechos preservados de Mata Atlântica, possui algumas das praias mais bonitas da região.

Voltei há alguns dias de Trindade e agora, com a memória recente desse passeio, listei abaixo quais são e como são as melhores praias de Trindade, com dicas sobre as trilhas, pousadas e lugares para passar o dia.

Planeje seu roteiro: com as nossas Dicas de viagem a Paraty, você organiza tudo, desde o melhor caminho para chegar, até onde comer e o que vale a pena conhecer na região.

Praias de Trindade, no sul do Rio de Janeiro

Para quem está de carro em Paraty, o trajeto até Trindade leva cerca de 40 minutos. Apesar de perto, é preciso encarar uma descida íngrime da serra. A estrada é asfaltada, mas segue estreita por boa parte do caminho, com árvores praticamente invadindo a pista. É preciso descer devagar e com bastante atenção.

Fui na baixa temporada e consegui estacionar numa vaga privativa do bar onde almocei na Praia do Rancho, a principal de Trindade. Também há vagas em estacionamentos privativos, que cobram a partir de R$ 10 a diária em dias tranquilos, e muito mais do que isso na alta temporada.

No mapa das praias de Trindade, você confere a localização exata de cada uma delas. Estas são as melhores praias de Trindade:

1. Praia do Cepilho / Primeira praia de Trindade

A Praia do Cepilho é a primeira praia de Trindade, estando ao lado da rodovia. Pequena e cercada por grandes pedras, é onde deságua o riacho, que precisamos atravessar de carro para chegar à vila e às próximas praias. Não possui estrutura na areia, tampouco pousadas ou locais seguros para estacionar. Na minha opinião, é a praia menos recomendada para passar o dia.

2. Praia de Fora / Praia grande e sem infraestrutura

A segunda praia de Trindade é mais selvagem e repleta de pedras na areia. Entre a estrada e a mata, possui algumas áreas muito rústicas para camping. Extensa e pouco movimentada, também não possui estruturas como barracas de praia. Se for, leve seus petiscos, bebidas e cadeiras.

3. Praia dos Ranchos / A praia principal de Trindade

Possui o nome de Praia dos Ranchos pois concentra os principais “ranchos” ou barracas de praia na orla de Trindade. Por isso mesmo, é também a praia mais movimentada. Como fica no canto, protegida pela Ponta de Trindade, possui águas mais calmas. Embora seja uma praia de tombo, daquelas em que a gente dá um passo e já chega no fundo.

Os bares da praia se apropriaram de todas as possíveis vagas de estacionamento. Então é impossível parar de forma gratuita. Ou você fica num estacionamento privado, no início da praia, ou meio que “troca” a vaga por consumação em algum bar. Isso se for baixa temporada e tiver a sorte de encontrar vaga.

Almocei no Restaurante O Teimoso e gostei. Os sucos e a isca de peixe estavam excelentes, além de bem servidos. É a melhor praia para se hospedar em Trindade, seja em pousadas bem estruturadas da Rua Principal, como a Luar do Prata, ou em lugares mais simples e próximos do mar, como o Flat Trindade.

4. Praia do Meio / A praia mais bonita de Trindade

Na minha opinião, é a praia mais bonita de Trindade. Para chegar na Praia do Meio, é preciso caminhar cerca de 10 minutos por um caminho de areia desde a Praia dos Ranchos. Não chega nem a ser uma trilha, de tão fácil que é a caminhada.

E na verdade são duas praias, bem pequenas, separadas por uma grande pedra. No local tinha ambulantes alugando cadeiras de praia e fazendo caipirinhas.

O mar estava calmo, mas assim como outras praias de Trindade, me pareceu pouco seguro, por ser uma praia de tombo e possuir correnteza lateral.

5. Praia do Cachadaço / Acesso por trilha

A trilha até a Praia do Cachadaço começa na Praia do Meio. Segundo as placas, são apenas 500 metros de distância. Mas o caminho me pareceu um pouco maior, talvez devido às subidas íngremes pela mata. Uma questão de preparo físico ruim, pois vi idosos fazendo a trilha e pareciam estar tirando de letra.

É uma praia extensa, com uma longa faixa de areia e protegida pela mata de uma ponta a outra. Seguindo pela areia, o Quiosque Trinta Réis é a única estrutura fixa da praia.

Depois da praia, a trilha continua até a Piscina Natural do Cachadaço, onde as pedras criaram um espaço um pouco mais tranquilo para banhistas.

6. Praia Brava / Isolada e com ondas

Isolada, a Praia Brava é uma das mais preservadas de Trindade. Com uma larga faixa de areia e um rio no canto direito, é também uma das mais bonitas da região. Não dá pra chegar de carro, sendo acessível apenas por uma trilha ou de barco.

Possui águas cristalinas e ondas que atraem surfistas. Apesar de não ser oficialmente uma praia de nudismo, se tornou ponto de encontro dos praticamente do naturismo.

7. Praias do passeio de barco em Trindade

Com saída da Praia dos Ranchos, os passeios e transfers de barco levam a praias mais isolados da região de Trindade. Algumas delas também são acessíveis por trilhas, como a Praia do Sono. Mas, fazendo o passeio, dá pra visitar todas elas em apenas um dia.

  • Praia da Galeta
  • Praia do Sono
  • Praias de Antigos e Antiguinhos
  • Praia da Ponta Negra

Mapa das praias de Trindade

Marque no mapa a localização exata de todas as praias de Trindade. Em roxo, as praias com acesso melhor por terra, sendo que algumas apenas via trilha. Em laranja, as praias visitadas pelos passeios de barco que partem de Trindade.

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *