Pernambuco

Quando ir a Porto de Galinhas, Recife e Praia dos Carneiros

A melhor época, quando é mais barato e quando tem sol garantido em Porto de Galinhas.

Ninguém gosta de pegar chuva na praia. Para evitar esse e outros perrengues na sua viagem ao litoral de Pernambuco, é preciso se planejar. Entenda quando ir para Porto de Galinhas e outras praias da região.

Como Porto de Galinhas fica muito perto do Recife e da Praia dos Carneiros, o clima é muito parecido. Então, entendendo qual a melhor época em Porto de Galinhas, já pode montar o roteiro completo.

Veja primeiro a tabela com médias históricas de chuvas, horas de sol e temperaturas médias, mínimas e máximas em Porto de Galinhas todos os meses do ano:

Quando ir a Porto de Galinhas – Melhor época no litoral sul de Pernambuco

Quer garantia de sol em Porto de Galinhas? Viaje nestes meses:

  • Outubro
  • Novembro
  • Dezembro

É nessa época, entre a primavera e o verão, que chove menos nas praias de Pernambuco. E como as temperaturas são altas o ano inteiro, variando em média de 22 ºC e 32 ºC, o clima é perfeito para curtir uma praia.

O final de setembro e o início de janeiro, historicamente, também são pouco chuvosos. Então pode viajar tranquilo a Porto de Galinhas, Recife e Praia dos Carneiros nessa época.

Mais horas de sol em Porto de Galinhas

Entre novembro e janeiro estão os dias mais longos do ano em Porto de Galinhas. Enquanto no meio do ano o dia dura em média das 5h30 às 17h, no auge do verão o sol nasce de madrugada e se esconde um pouco mais tarde:

            • Nascer do sol: 4h50 ☀️
            • Pôr-do-sol: 17h30 🌙

Assim, você tem UMA HORA A MAIS DE PRAIA POR DIA. O que vale ouro numa viagem. Atenção a esses horários para não perder tempo.

Quando NÃO ir a Porto de Galinhas – Meses mais chuvosos

Ninguém gosta de praia com chuva. Ainda menos num destino de piscinas naturais, que ficam com a água turva em dias chuvosos.

Por isso, se puder, evite ir a Porto de Galinhas nestes meses:

  • Maio
  • Junho
  • Julho

Nesse período, entre o final do outono e o início do inverno, o índice de precipitação chega a superar 300 mm, com ocorrência de até mais de 20 dias de chuva num mês.

Claro que é possível ter lindos dias de sol nessa época. E como faz calor e a água é morna o ano inteiro, aproveite se o “veranico” cair bem nos dias da sua viagem, se tiver sorte.

Baixa temporada – Datas tranquilas e baratas em Porto de Galinhas

Entre os meses com melhor clima, outubro é o menos concorrido. Nessa época, você pode encontrar hotéis mais baratos e as praias ficam menos lotadas. O que é ótimo para observar os peixes nas piscinas naturais, sem aquele tanto de gente fazendo lama no mar.

Outros meses como março e setembro também são de menor ocupação em Porto de Galinhas, assim como na Praia dos Carneiros e no Recife.

Dica esperta para economizar:

Se viajar em dias de semana, vai gastar muito menos. Desde a passagem aérea até as diárias de hotéis, tudo fica mais barato. Além de ser mais fácil encontrar vagas para estacionar e mesas nos melhores restaurantes.

Alta temporada – Datas mais caras e movimentadas em Porto de Galinhas

Se não gosta de praias lotadas, evite viajar a Porto de Galinhas em meses de férias escolares, como dezembro, janeiro e julho. Desses, a pegadinha é ainda maior em julho, que além de tudo ainda tem o clima chuvoso.

Feriados e feriadões emendados também aumentam muito a procura pela região.

Se vai viajar no Natal e no réveillon, por exemplo, prepare o bolso e reserve tudo com muita antecedência, pois os melhores hotéis e os voos diretos logo ficam esgotados. É recomendável agendar até os passeios.

O pior feriado de todos? Na minha opinião, o Carnaval. Porto de Galinhas e a Praia dos Carneiros, apesar de não terem tradição de grandes festas, vão de carona no movimento de Recife e Olinda, pois muitos foliões resolvem complementar o roteiro.

Aí, quem faz a festa mesmo são os hotéis e companhias aéreas, que chegam a cobrar o dobro do valor padrão em diárias e passagens.

Dias de sol em Porto de Galinhas e Praia dos Carneiros

Fotos da minha viagem, entre o final de novembro e o início de dezembro. Peguei sol todos os 10 dias, e não vi sequer uma gota de chuva. As praias mais famosas estavam lotadas, mas encontrei trechos tranquilos na Praia dos Carneiros e na Praia de Muro Alto.

Apenas em Recife e Olinda que encontrei o tempo um pouco nublado, mas nada que comprometesse a viagem. Foi uma ótima época para viajar.

Praia dos Carneiros
Restaurante na Praia das Carneiros
Praia do Cupê
Jangada na Praia do Centro de Porto de Galinhas
Praia de Muro Alto, Porto de Galinhas
Piscinas naturais do Cupe
Vista de Olinda para Recife

Agora que você já sabe a melhor época para viajar a Porto de Galinhas e outras praias da região, comece a organizar outros detalhes do seu roteiro. E se tiver qualquer dúvida, é só perguntar aqui pelos comentários.

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

        • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
        • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Criador e editor do Buenas Dicas, o blog de viagem super sincero. Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

Comentários