Quando ir para Santorini: clima, temperaturas e temporadas

Planeje bem: quer conhecer Santorini numa época de calor e praias lotadas, ou prefere se arriscar em pegar um clima frio, e encontrar a ilha mais tranquila e mais barata? A dica é viajar num meio termo, em meses de outono e primavera.

Escolha quando ir para Santorini de acordo com as vantagens e desvantagens de cada época, após conferir dados como temperaturas médias, chuvas e quando é mais barato viajar à mais famosa das ilhas cíclades da Grécia.

Quando ir para Santorini

Em Santorini, existem três temporadas bem definidas, tanto em relação ao clima, como também nos quesitos filas, lotação e preços de hotéis e voos. São estas três estações:

  1. Baixa temporada em Santorini: novembro a março – Tudo fechado. Frio e chuvas. Melhor evitar.
  2. Média temporada em Santorini: abril, maio, setembro e outubro – Cada mês é diferente. Vá, é a melhor época.
  3. Alta temporada em Santorini: junho, julho e agosto – Verão, calor, tudo lotado. Pense bem.

1. Baixa temporada em Santorini

  • De novembro a meados de março – Temperaturas médias entre 9 ºC e 18 ºC
  • Temperatura das águas do Mar Egeu: 19 ºC a 17 ºC

Não tem absolutamente nada pra fazer. Turisticamente falando. Segundo moradores de Santorini, nesses meses de frio e inverno, praticamente todos os hotéis e restaurantes da ilha fecham as portas. Eles, os locais, aproveitam para pescar, descansar e ficar em casa protegidos das chuvas e dos ventos gelados.

Além das possibilidade quase nulas de atividades para os viajantes, nessa época os voos e balsas para Santorini reduzem drasticamente a frequência.

Dia 31 de outubro, muitos hotéis e pousadas se despedem dos últimos clientes e só voltam a funcionar em meados de março.

2. Média temporada em Santorini

  • Abril, maio, início de junho, final de setembro e outubro – Temperaturas médias entre 13 ºC e 26 ºC.
  • Temperatura das águas do Mar Egeu: 24 ºC em setembro, 22 ºC em outubro, 17 ºC em abril, 19 ºC em maio

Cheguei a Santorini no início de abril e encontrei a ilha despertando. Muitos hotéis estavam em obras, vi algumas piscinas abandonadas e restaurantes ainda fechados.

Por isso, abril é o mês mais barato para viajar a Santorini. Nessa época, os hotéis chegam a custar 3 vezes menos do que na alta temporada. Outra vantagem é poder dirigir em ruas vazias e estacionar em qualquer lugar.

Mas o clima não é dos melhores. Peguei ventos fortes à noite. Os dias costumam ser mais nublados. E mesmo quando abre um sol, ainda é complicado encarar as águas geladas do Mar Egeu.

A dica é se aproveitar das diárias mais em conta, e ficar mais dias em Santorini. Assim você tem mais chances de pegar uns dias de sol, e ainda curte a ilha com mais tranquilidade.

Em maio o clima já começa a esquentar. Com temperaturas em média a 22 ºC durante a tarde, o mar um pouco menos gelado, já é mais fácil entrar no mar. Por outro lado, as ruas e mirantes para fotos se tornam mais disputados.

Para junho, espere um pouco mais de calor, na faixa dos 25 ºC à tarde, e muito mais gente. Prefira ir no início do mês, quando é menos quente e menos lotado.

Em setembro e outubro as águas estão aquecidas

Depois do verão, que vamos explicar mais abaixo como funciona, chegam os meses de setembro e outubro em Santorini.

Na segunda metade de setembro, com o fim das férias na Europa e a chegada do outono, a tendência é que a ilha vá se esvaziando e as temperaturas se tornem mais agradáveis. E o Mar Egeu segue aquecido. Ótima oportunidade. Pra mim, o melhor mês do ano em Santorini.

Em outubro, com temperaturas mínimas abaixo dos 14 ºC e dias nublados, Santorini se torna novamente uma ilha mais tranquila e mais barata para viajantes.

3. Alta temporada em Santorini

  • Final de junho, julho e agosto – Temperaturas médias entre 21 ºC e 29 ºC
  • Temperatura das águas do Mar Egeu: 23 ºC

O verão começa oficialmente em 21 de junho e vai até 23 de setembro. Mas é em julho e agosto que as temperaturas sobem ao seu limite. Junte a isso as férias mundiais e feriadões na Europa. Santorini vira um caldeirão humano.

As temperaturas médias ficam entre 21 ºC e 28 ºC. Mas ondas de calor já fizeram os termômetros marcarem 41 ºC em Santorini. E são meses extremamente secos.

Além do calor sufocante, em julho e agosto Santorini atinge seu ápice em todos os sentidos. Leia-se filas em restaurantes, engarrafamentos e praias impraticáveis. Além, é claro, dos preços. Tudo fica mais caro no auge da alta temporada na Grécia.

Como vantagem dessa época, caso agito seja a sua praia, estão as festas. Outro ponto positivo é que circulam mais balsas e aviões, portanto é mais fácil se deslocar de Santorini para Atenas e ilhas gregas como Mykonos, Paros e Samos, por exemplo.

Eu não iria nessa época. Se for sua única opção, leve bastante protetor solar e paciência.

Qual a melhor época para viajar a Santorini

Setembro é o melhor mês do ano, tanto em Santorini quanto nas demais ilhas da Grécia, pois o clima é agradável e as águas do mar estão aquecidas pelo verão. Outra vantagenm é encontrar a ilha menos lotada, mas ainda com os hotéis e restaurantes funcionando a pleno vapor.

Em segundo lugar, na minha opinião, vem o mês de maio, pois o clima também é agradável e a ilha ainda está com uma quantidade suportável de turistas e os hotéis ainda não estão com a tarifa do verão. Como desvantagem em relação a setembro, apenas a temperatura da água do mar, ainda gelado nessa época.

abril e outubro são meses pra quem não faz questão de praia e prefere encontrar Santorini mais tranquila e bem mais barata.

Por último, evite os perrengues de verão em junho, julho e agosto. Há lugares bem melhores para viajar nesses meses pela Europa.


Continue planejando sua viagem para a Grécia

Aproveite que está aqui no blog e veja nossas Dicas de Santorini e o guia sobre Onde se hospedar em Santorini, dois posts super completos e muito sinceros. Em caso de dúvidas, mande sua pergunta pelos comentários.

Desejo a você uma excelente viagem!

 

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *