Roteiro na República Tcheca: 4 cidades, 4 patrimônios mundiais da Unesco

Encravada na Europa Central, entre Alemanha, Polônia, Eslováquia e Áustria, na República Tcheca tem muito mais a ser visto do que a exuberante capital Praga. Prova disso são as 4 cidades cujos centros históricos são patrimônios mundiais da Unesco, incluindo a capital. E pra quem gosta de história, por si só esses lugares compõem um belíssimo roteiro pela República Tcheca.

1. Centro Histórico de Praga

praga-centro-historico-unesco

Parece um labirinto medieval, mas é simplesmente um dos lugares de maior riqueza histórica da Europa. Afinal, a região central de Praga concentra pontos imperdíveis, como o Castelo de Praga com a Catedral de São Vito, a Cidade Velha com sua praça e relógio, a antiga Cidade Judaica com várias sinagogas, e os exclusivos monumentos barrocos representados pelo Templo de São Nicolau no Bairro Pequeno. Em meio a tudo isso, dezenas de bares para apreciar algumas das melhores cervejas do mundo.

2. Centro Histórico de Český Krumlov

cesky-krumlov-republica-tcheca-unesco

A 170 km ao sul de Praga, depois de uma viagem que pode ser feita em menos de 3 horas de trem, Český Krumlov está às margens do Rio Moldava, assim como Praga. E também conta com o charme da arquitetura barroca, como no Teatro do Castelo, que, sim, fica dentro de um imponente castelo. A cidade tem ótimos mirantes e a vantagem de ser mais tranquila do que Praga. Romantismo garantido em suas ruas estreitas e sinuosas.

3. Centro Histórico de Kutná Hora

kutna-hora-republica-tcheca-unesco

Romantismo, história e arquitetura também são os atrativos dessa cidade de nome estranho e grandes áreas verdes a apenas 80 km de distância de Praga. Seus principais pontos turísticos e históricos são a gótica Igreja de Santa Bárbara e a barroca Catedral de Santa Maria, no bairro Sedlec. Por si só, um bom destino para religiosos e apaixonados por arquitetura. Ou simplesmente uma boa parada a caminho de Telč, o próximo e mais famoso destino do interior da República Tcheca.

Atração macabra: no subúrbio da cidade está o Ossuário de Sedlec, uma igreja localizada dentro de um cemitério e “decorada” com os ossos de mais de 40 mil pessoas.

4. Centro Histórico de Telč

telc-lago-centro-historico-republica-tcheca

Se em Český Krumlov e Kutná Hora as casinhas de arquitetura barroca são apenas mais um detalhe charmoso, em Telc elas dominam a paisagem, contribuindo para que a cidade seja considerada uma verdadeira joia renascentista. Entre as construções que a colocam entre as cidades medievais mais preservadas da Europa, estão a praça principal Zachariaš de Hradec e o Castelo de Telč. Tudo isso concentrado em uma pequena península: as construções históricas refletidas na água deixam a cidade ainda mais romântica. E não faltam bares, restaurantes e hotéis para celebrar todo esse amor em forma de patrimônio histórico.

Como chegar: Telč fica no sul da República Tcheca, a 158 km de distância de Praga.

Fonte e imagens: release enviado pelo czechtourism.com, agência governamental que promove o turismo na República Tcheca. Outras fotos do Pixabay.

Viaje com tudo reservado

Descontos para você economizar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *