7 dicas de viagem a Sanibel e Captiva Island, na Flórida

Escrevi estas dicas de Sanibel e Captiva algumas semanas antes da chegada do furacão Ian, que destruiu essa parte da costa oeste da Flórida. Mas agora, quase 1 ano depois, a ponte já foi reconstruída e a maioria dos hotéis já voltou a funcionar.

Não é Caribe, mas é tão bonito quanto. Interligadas entre si, como se fossem um destino só, a Ilha Sanibel e a Ilha Captiva possuem algumas das praias mais paradisíacas da Flórida.

No meu roteiro na Flórida, tive o prazer de visitar as ilhas, ainda pouco conhecidas dos brasileiros. E aqui vão todas as dicas de Sanibel e Captiva Island, desde como chegar, até o que fazer e onde se hospedar, além de distâncias, preços e informações úteis para sua viagem.

Dicas de viagem a Sanibel e Captiva Island, na Flórida

Entenda agora como planejar sua viagem a Sanibel e Captiva Island. Inclusive em qual das duas ilhas é melhor se hospedar, e se realmente vale a pena incluir as ilhas no seu roteiro de carro pela Flórida.

  1. Mapa de Sanibel e Captiva
  2. Quando ir
  3. Como chegar
  4. Onde se hospedar
  5. Praias
  6. O que fazer em Captiva em Sanibel
  7. Viagem na Flórida

Localização de Sanibel e Captiva no mapa da Flórida

  • Distância de Orlando: 292 km / 3h40 de viagem de carro
  • Distância de Miami: 264 km / 2h50 de viagem de carro
  • Distância de Cape Coral: 25 km / 30 minutos

As ilhas de Sanibel e Captiva estão localizadas no sul da Flórida, na costa do Golfo do México, onde as praias tendem a ser mais calmas e de águas cristalinas, além de menos frias em relação às praias do Atlântico, como em Miami.

Apesar de ser possível fazer uma viagem bate e volta, desde Orlando ou Miami, recomendo passar a noite nas ilhas. Tanto para aproveitar mais, quanto para não se exaurir. Afinal a viagem a Orlando pode durar mais de 4 horas, e a Miami, mais de 3 horas. Isso se você não errar o caminho.

A grande cidade mais próxima de Sanibel e Captiva é Cape Coral, a 25 km de distância, onde é possível encontrar hotéis mais baratos do que nas ilhas.

Quando ir a Sanibel e Captiva

Minha viagem foi em abril e achei o clima perfeito, pois é uma época de poucas chuvas e temperaturas agradáveis, com médias entre 19 ºC e 24 ºC.

  • Verão: entre junho e setembro, o clima é quente e chuvoso, além de ser a época dos furacões.
  • Outono: em outubro e novembro chove pouco na região. Temperaturas média entre 18 ºC e 25 ºC.
  • Inverno: entre dezembro e março, chove pouco e as temperaturas médias ficam entre 14 ºC e 20 ºC. Excelente para fazer trilhas e passeios, mas complicado se quiser entrar no mar. As diárias nos hotéis ficam mais baratas.
  • Primavera: do final de março ao início de junho, também é uma boa época para curtir as praias. Temperaturas médias entre 17 ºC e 27 ºC, com poucas chances de chuvas.

Como chegar a Sanibel e Captiva

Apesar de ter sido destruída pelo furacão Ian, a ponte já foi reconstruída e o acesso a Captiva e Sanibel está normalizado. Pode ir de carro!

Com base em Orlando, aluguei o carro na Enterprise e peguei a estrada em direção ao sul da Flórida. Seguindo o GPS, segui pelo caminho mais rápido. Boa parte da viagem foi em pista dupla. Mas pegamos também pistas simples, em excelentes condições. Exceto no movimentado entorno de Orlando, o trânsito estava de leve a moderado.

Caso venha de Miami, o caminho mais rápido é pela Interestadual 75, toda duplicada e em linha reta, com pedágios.

Não se esqueça de alugar um carro com equipamento para passar pelas vias rápidas dos pedágios, por exemplo o SunPass. O valor é irrisório diante da economia de tempo e perrengues que você pode evitar.

Sanibel e Captiva não possuem transporte público. E pelo que vi e pesquisei, até o momento não é possível chegar de ônibus de linhas às ilhas. Caso não queira alugar carro ou se arriscar nas caronas, vá com uma excursão.

Onde se hospedar em Sanibel e Captiva

Sim, vale a pena passar pelo menos uma ou duas noites em Sanibel ou Captiva Island.

Aliás, devido à dificuldade de estacionar nas ilhas, ao se hospedar você garante acesso a qualquer hora à praia mais próxima do seu hotel.

A localização do Island Inn é a melhor possível em Sanibel, pé na areia de uma praia privativa.

Confira preços e avaliações de outros hotéis e resorts nas ilhas:

Alguns hotéis foram destruídos ou sofreram muitos danos com a passagem do furacão. Em breve atualizarei estas dicas, quando mais hotéis já estiverem recuperados e aceitando reservas.

Praias em Sanibel e Captiva

Algumas das praias mais bonitas da Flórida estão em Sanibel e Captiva. Uma delas, a Bowman’s Beach, em Sanibel Island, é considerada também uma das praias mais bonitas dos Estados Unidos.

Mas foi outra praia que me chamou ainda mais atenção: a Captiva Beach, no trecho em frente ao The Mucky Duck Restaurant, estava com as águas num azul turquesa padrão Caribe. Sem ondas, é ideal para banhistas e passeios de caiaque.

Apesar dos nomes diferentes, e de alguns trechos possuírem infraestrutura e outros serem desertos, a praia das ilhas geograficamente uma só, de areias brancas e águas geralmente calmas. No início das ilhas, nos primeiros quilômetros de Sanibel, as águas são mais escuras, devido à proximidade com a baía.

Nas poucas horas que passei de fato nas praias, tive a sorte de ver golfinhos no mar, nadando muito perto da faixa de areia.

O que fazer em Sanibel e Captiva

A única atividade realmente imperdível na região, é percorrer as belíssimas praias, a maioria delas de areias branquíssimas e águas de um azul digno do Caribe.

Entre os passeios turísticos possíveis em Sanibel e Captiva, também estão roteiros de bicicleta, aluguel de caiaque, trilhas e visitas aos bons restaurantes da região.

Quando as ilhas se recuperarem da passagem do furacão Ian, postarei novamente uma lista de atividade, que retirei para não confundir os leitores.

Continue planejando sua viagem à Flórida

Apesar de também ter entrado na rota do furacão Ian, a região de Orlando sofreu muito menos, e continua em plenas condições de receber os viajantes.

Para começar a planejar sua viagem, recomendo que leia os dois principais guias aqui do blog. Primeiro, quando ir para a Flórida, um guia completo sobre o clima e temperaturas no estado. Depois, leia onde se hospedar em Orlando, para entender quais são as melhores regiões e conferir algumas dicas de hotéis próximos aos parques da Disney.,

Caso você more na Flórida, e possa nos ajudar nas atualizações sobre Sanibel e Captiva, mande seu comentário. Estamos ansiosos pelo reconstrução da infraestrutura nessas belíssimas ilhas.

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

  1. Olá Nivaldo. Sua matéria foi muito importante para quem que conhecer essa linda parte da Flórida, pouco explorada pelos turistas brasileiros. Eu tenho muita vontade de ir à Sanibel e ficar por uma semana. Vc disse tudo que podemos fazer durante esse período, ajudando muito minha decisão. Gosto de coletar conchas, e em Sanibel tem muitas delas. Você sabe informar como posso trazer conchas para o Brasil? Conte-nos mais sobre isso🐚.
    Muito obrigada por compartilhar suas experiências 😍❤️👏🙏🏻

    1. Oi Raquel.

      Muito bem lembrado! Eu achei umas conchas lindas e grandes em Sanibel. Inclusive trouxe algumas delas para o Brasil. Não tive problemas na imigração. Coloquei umas 3 na mala de bordo e umas 3 na mala despachada.

      Não sei quantas você pretende trazer, ou se pode dar algum problema, mas comigo não houve nada.

      Boa viagem!