Ferry na Grécia: rotas, navios, passagens e dicas

Viajar de barco é uma das maneiras mais práticas de visitar as Ilhas Gregas. Depois de navegar pelo Mar Egeu, comprando as passagens por conta própria, estou aqui para contar como foi a experiência e se vale a pena viajar de ferry na Grécia e quando é melhor ir de avião.

Antes de tudo: a tradução de ferry é balsa. Mas não espere viajar naquelas plataformas arcaicas que cruzam canais no Brasil. Na Grécia, as rotas são operadas por navios modernos, alguns deles com direito até a uma “Classe Business”, que eu também testei.

Por outro lado, não espere um navio de cruzeiro. Mesmo que nas maiores embarcações haja cabines com cama a bordo, o conforto e o balanço do ferry não podem ser comparados aos de um transatlântico.

Como é viajar de ferry na Grécia

  1. Principais empresas de ferry na Grécia
  2. Rotas de ferry na Grécia
  3. Onde comprar passagem de ferry
  4. Tipos de ferry
  5. Duração de viagens de barco na Grécia
  6. Viagem com a Blue Star Ferries
  7. O que levar na viagem de navio
  8. Ferry ou avião?
  9. Dicas e comentários

Ah, a Grécia! O país tem mais de 6 mil ilhas, muitas delas com praias paradisíacas e muita história pra contar. As maiores ilhas contam com aeroporto. Mas para chegar em algumas delas, o jeito é ir de barco. Ou melhor, de “ferry”.

É a melhor forma de viajar? Depende de cada um, e depende também do trajeto. Este pequeno guia sobre viagem de ferry na Grécia traz minhas experiências pessoais, e também opiniões de colaboradores do blog.

A minha viagem foi de Santorini para Atenas, com paradas em Ios, Naxos e Paros, e chegada no porto de Piraeus, ao sul da capital.

1. Principais empresas de ferry na Grécia

  • A maior empresa é a Blue Star Ferry, que forma o Attica Group junto à Superfast Ferries e a Helenic Seaways.
  • Em segundo lugar, vem a Seajets, que opera ferries menores e mais rápidos.
  • Há ainda inúmeras cias menores, como Fast Ferries, Golden Star Ferries, Olympic e Minoan Lines.

2. Rotas de ferry na Grécia

As principais ilhas gregas estão interconectadas por serviços de ferry. Mas algumas rotas só ficam disponíveis, ou são mais frequentes, durante o verão.

Selecionei abaixo os destinos conectados pelas duas maiores empresas gregas de ferry.

Destinos da Seajet

Anafi, Andros, Atenas (Piraeus), Creta (Rethymnon e Heraklion), Folegandros, Ios, Irakleia, Kea, Kimolos, Koufinissia, Kythnos, Lavrion, Milos, Mykonos, Naxos, Paros, Piraeus, Rafina, Santorini, Schinoussa, Sifnos, Sikinos, Syros, Thirasia e Tinos.

Destinos da Blue Star Ferry:

Aegina, Agistri, Astypalea, Alonissos, Amorgos, Anafi, Andros, Chios, Creta, Donoussa, Ermioni, Folegandros, Fourni, Hydra, Ikaria, Ios, Iraklia, Kalymnos, Karpathos, Kasos, Kastellorizo, Kavala, Kea, Kimolos, Kos, Koufanissia, Kynthos, Lemnos, Leros, Lesbos, Lipsi, Milos, Mykonos, Naxos, Nisyros, Oinousses, Patmos, Paros, Poros, Porto Heli, Psara, Rhodes, Samos, Santorini, Serifos, Sifnos, Sikinos, Skiathos, Skopelos, Spetses, Symi, Syros, Schinoussa, Tilos e Tinos.

Mapa de rotas: Blue Star Ferry + Superfast Ferry + Helenic Seaways
.
.
Repare no mapa que também é possível viajar de ferry entre a Itália e a Grécia. Partindo de Veneza, Ancona e Bari, principalmente, dá pra ir de barco às ilhas gregas. A mais próxima da Itália é Corfu.

3. Onde comprar passagem de ferry na Grécia

As empresas maiores, como a Blue Star e a Seajets, vendem passagens diretamente em seus sites.

Ou busque em várias cias de uma vez no site Omio, um comparador de preços, onde inclusive é possível encontrar as passagens mais baratas do que nos sites oficiais.

Existem outros buscadores, mas esse foi o único que testei. Inclusive, escrevi o post Omio é confiável, baseado em minhas experiências.

4. Tipos de ferry para viajar na Grécia

Cada empresa tem sua própria frota. Diferente navios, levam a diferentes velocidades e duração de viagens. Geralmente, viagens em barcos rápidos custam mais.

A frota de navios da Blue Star Ferry é provavelmente a maior do segmento. São todos navios grandes, acima de 100 metros de comprimentos. Viajei no Blue Star Delos, que possui capacidade para 2.400 passageiros e até 430 veículos a bordo, além de ter cabines privativas, elevador e até escada rolante, e velocidade máxima de 70 km/h.

Já a frota da Seajets apresenta maior variedade. Em sua maioria, barcos menores, como um catamarã, com capacidade para apenas 394 passageiros. O ferry mais rápido deles é o Worldchampion Jet, que alcança a velocidade de 92 km/h.

5. Duração de viagens de barco na Grécia

O tempo a bordo depende do trajeto, da embarcação e do clima Como trajeto, entenda não apenas origem e destino, como também se há paradas pelo caminho.

Por exemplo, fiz o trecho de Santorini a Atenas em 8 horas, pois fizemos 3 paradas, com direito a embarque e desembarque de passageiros, carros e caminhões. Então, cada uma levava um bom tempo. Mas, apenas no verão, a mesma empresa faz essa rota direta em apenas 5h55.

Por isso, confira sempre a duração da viagem, o número de paradas, se há troca de navio (conexão) e qual embarcação fará sua viagem.

Tempos de duração dos principais trechos de ferry na Grécia:

  • Atenas – Santorini: 5h55m / 8 horas
  • Atenas – Mykonos: 5h30m
  • Atenas – Paros: 3 horas / 4h10m / 5 horas
  • Heraclion, Creta – Atenas: 8h30 / 9h15
  • Milos – Atenas: 2h20 / 3h20
  • Mykonos – Santorini: 2h20 / 2h30
  • Mykonos – Naxos: 25 minutos / 50 minutos / 1h35
  • Naxos – Paros: 30 minutos / 50 minutos
  • Santorini – Paros: 1h40 / 3h35
  • Santorini – Naxos: 1h20 / 2h25
  • Santorini – Heraclion, em Creta: 1h40 / 2h05
  • Tinos – Atenas: 2 horas / 3h45
  • Tinos – Mykonos: 14 minutos / 25 minutos

Inúmeras empresas e embarcações operam as rotas acima. Selecionei o tempo das viagens mais rápidas e mais comuns entre os destinos, e também viagens mais demorados e com paradas, pra demonstrar as diferenças possíveis.

6. Minha viagem a bordo do Blue Star Delos

Como falei acima, viajei de Santorini para Atenas. Comprei a passagem com a Blue Star e fui a bordo do Blue Star Delos.

O embarque foi no Athinios Ferry Port, o porto de ferries de Santorini. No local tem alguns cafés onde dá pra esperar o navio, empresas de aluguel de carro e serviços de transporte. Então, caso vá embarcar ou desembarcar nesse porto, saiba que possui boa infraestrutura e diferentes possibilidades para ir e voltar do hotel e das cidades.

Na hora marcada, o navio estava no porto. Não foi preciso imprimir a passagem, que estava disponível para baixar na carteira digital. Olha como ficou a minha na Apple Walltet:

Não é preciso despachar bagagem. Malas comuns vão a bordo, com o passageiro. Reparei, na entrada do navio, em um espaço onde as pessoas estavam deixando algumas malas. Mas como a minha era pequena, levei comigo até o assento, e deixei solta por lá, mesmo quando estava passeando no navio. Caso tenha itens de valor, o navio oferece armários que podem ser trancados.

→ Classe econômica ou business na Blue Star Ferries?

Na minha viagem de Santorini pra Atenas, por ser um trecho longo, com mais de 8 horas de duração, optei por uma passagem na classe executiva.

Enquanto uma passagem convencional custava 40 euros, paguei 80 euros para ter acesso a um espaço exclusivo no navio.

Já adianto que não vale a pena. Entenda abaixo como são as classes e tipos de assento a bordo do navio.

Como é a classe business

Percebi que foi um desperdício assim que entrei na tal business class. O local nada mais é do que um ambiente de cafeteria, junto à janela frontal do navio. Os assentos não são mais confortáveis do que nas outras áreas. Inclusive, fiquei incomodado pelo volume alto das TVs e pelo balanço da embarcação, que me pareceu maior nesse “camarote” na proa.

Os banheiros também são semelhantes aos das demais áreas do navio.

Resumindo, não vale a pena gastar mais para ir na área VIP. Pelo menos, não na baixa temporada, quando o restante do navio tinha espaço de sobra.

Confira preços de hotéis na Grécia, e reserve sua hospedagem nas cidades do seu roteiro. Se for no verão, entre junho e setembro, reserve com a maior antecedência possível, de preferência mais de 3 meses antes de embarcar.

Como é a classe econômica

A área comum do navio é imensa. Dá pra se acomodar nas mesas tipo boteco da área externa, nos sofás dos restaurantes e cafés, nos bancos das áreas comuns e também nas poltronas que eles chamam de “airplane type seats”. Apesar do nome, são poltronas bem mais espaçosas do que num avião.

Os lugares não eram marcados. Então, pude transitar livremente por todo o navio. Durante as 8 horas, experimentei todas as “classes” do navio.

Inclusive, todas as áreas externas, podem ser acessadas por quem paga a passagem mais barata. É possível transitar pelas laterais e popa (traseira) do navio. Inclusive, os fumantes são liberados do lado de fora.

Quando fui tentar dormir, o lugar mais confortável foi justamente a área das “aiplane seats”. Mas o mar agitado e o enjoo não me deixaram descansar.

Como é a classe canina

Sim, pode viajar com seu “pet” a bordo do ferry Blue Star Delos. Vi alguns cachorros no navio, passeando com seus tutores, e fui verificar como eram suas acomodações.

A área especificada para os cães fica no fundo do navio. São jaulas individuais, que me pareceram em tamanho adequado até para animais maiores.

Mas não tinha nenhum cachorro nos aposentos. Os tutores, provavelmente, preferem passar a viagem toda circulando nas áreas externas, do que deixar os bichinhos enjaulados. Eu faria o mesmo.

Não me lembro de ver cachorros nas áreas internas do navio, e não sei dizer se existe alguma restrição. De qualquer forma, as “varandas” são grandes e contam com cafés e lanchonetes. O único fator que pode ser um problema, é o vento gelado.

Internet e Wi-Fi durante uma viagem de ferry na Grécia

O Blue Star Delos oferece os seguintes pacotes para passageiros utilizarem o Wi-Fi do navio:

  • 400 MB – 3 euros
  • 800 MB – 5 euros
  • 1.5 GB – 7 euros
  • 2.5 GB – 12 euros

Não precisei comprar, pois o sinal de internet no meu celular funcionou praticamente durante a viagem toda. Oscilava principalmente entre 3G e 4G. Mas nada de 5G. Meu plano internacional estava utilizando a rede da Vodafone.

Caso não tenha um plano internacional, recomendo comprar na O Meu Chip, assim você já chega na Europa com internet no telefone.

7. O que levar na viagem de ferry?

Dramin!

Prepare sua frasqueira com muitos remédios para náusea e enjoo. A chance de ficar mareado é muito grande.

“Ah, mas eu não costumo ficar enjoado em viagem de barco”.

Eu também não. Mas dessa vez não teve jeito. Conversando com amigos que fizeram viagens de ferry na Grécia em barcos menores, descobri que a situação é ainda pior. O relato é de que metade das pessoas no barco estavam vomitando.

E leve também um casaquinho ;) O navio é climatizado, mas tem muitas áreas externas que merecem um passeio, então tenha um agasalho em local de fácil acesso.

8. Ferry ou avião?

Depende da sua rota, do seu roteiro e de quantas ilhas pretende conhecer.

Eu fui de Atenas para Santorini de avião e voltei de ferry. Foram 40 minutos de voo na ida e 8 horas de navegação na volta.

Mesmo tendo um gosto maior por viagens de barco, ter passado 8 horas nauseado me fez rever meus conceitos. Se for novamente, vou preferir os trechos maiores de avião.

Inclusive, porque os preços são similares. Em média, as passagens custam a partir de 40 euros entre Atenas e Santrorini, tantos as áreas quanto as marítimas. Isso se comprar com antecedência.

Se deixar para a última hora, é provável que encontre as passagens de ferry mais baratas, pois os valores não oscilam tanto.

Agora, imaginando um roteiro completo pelas ilhas gregas, uma dica é ir de avião para a ilha mais distante, e ir voltando aos poucos de barco, parando de ilha em ilha. Ou vice-versa. Repare na duração das viagens de ferry na Grécia e veja se compensa na sua viagem.

9. Alguma dica ou dúvida sobre viajar de ferry na Grécia?

Listei acima as principais informações que colhi durante minha viagens.

Caso você também tenha viajado de barco pelas ilhas gregas, e tenha dicas para complementar, é só mandar aqui pelos comentários.

E se estiver planejando sua viagem, não fique na dúvida: fale comigo aqui pelos comentários ou mande um email para nivaldo@buenasdicas.com.

Vale a pena conhecer a Grécia, e se utilizar dos ferries é uma boa maneira de enriquecer seu roteiro. Boa viagem!

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *