Visita à Torre de Gálata e seu mirante 360º no coração de Istambul
A Torre de Gálata (Galata Kulesi em turco) é um dos lugares mais bonitos de Istambul, além de ter grande importância histórica.
É possível subir ao mirante da Torre de Gálata, local que além de uma vista espetacular, conta com uma pequena museu.
Assim como a Torre de Bajazeto (Beyazıt Kulesi) e a Torre de Leandro (Kız Kulesi), a Torre de Gálata merece uma visita. E aqui vou explicar como chegar lá, preços de ingressos e como é o dentro da torre, com muitas fotos e dicas.
Torre de Gálata: dicas e se vale a pena conhecer
- História da Torre de Gálata
- Como chegar
- Ingressos e preços
- Mirante da Torre de Gálata
- Museu da Torre de Gálata
- Restaurante com vista
Confira a seguir a história, a localização e como é visitar a imponente Torre de Gálata, um dos pontos turísticos mais visitados de Istambul.
Dados e história da Torre de Gálata
Em 1349 a Torre de Gálata foi construída pelos genoveses nos arredores de Constantinopla, para a proteção da cidade onde eles viviam, Gálata.
Com 62 metros de altura e paredes grossas, de quase 4 metros de largura, ela era a edificação mais alta da cidadela. Foi utilizada para controlar o trânsito de navios no estreito do Bósforo e também identificar incêndios em Istambul.
A torre resistiu à queda do Império Bizantino, em 1453, quando Constantinopla foi enfim tomada pelo Império Otomano.
Em posição privilegiada no coração da atual Istambul, a torre teve seu interior reformado em 1960, ganhou elevador, um mirante aos 51 metros de altura e desde então está aberta para a visitação.
O bairro da Torre de Galata é um dos melhores lugares para se hospedar em Istambul, e está repleto de bons hotéis por um ótimo custo-benefício.
Como chegar à Torre de Gálata
Na região de Gálata, uma área histórica e indispensável em qualquer Roteiro em Istambul, a torre tem muitos bons hotéis ao seu redor, e fácil acesso via transporte público.
Eu estava hospedado no Collage Pera Hotel, a apenas 7 minutos de caminhada da torre.
Caso você esteja em outros bairros de Istambul, vá de metrô:
- Desça na estação Şişhane da Linha Verde (M2) do metrô de Istambul. Ande por menos de 10 minutos, pelas ruas seguras e históricas do bairro, até a base da torre, onde está a bilheteria.
- Se estiver hospedado no Bairro de Karaköy, na parte baixa de Gálata, ou vier de ferry, pegue o funicular Karaköy e desembarque ao lado da estação de metrô.
Não sei se você já está cansado de saber: Uber não funciona na Turquia. E não tem nenhum outro app similar decente. Táxi? Golpes são comuns. Por isso, prefira sempre usar metrô, ônibus ou bondes.
Ingressos da Torre de Gálata: preços, onde comprar e cartão de Istambul
- Ingresso individual: 350 liras turcas (R$ 62 na cotação de hoje)
- Museum Pass İstanbul: está à venda na bilheteria da torre, e inclui entradas em muitas outras atrações culturais.
O Cartão dos Museus de Istambul dá acesso a 12 museus da cidade. Custa hoje o equivalente a R$ 404. Você pode comprá-lo na própria bilheteria da Torre de Gálata, no site oficial ou aqui no Get Your Guide.
No meu caso, valeu a pena comprar o cartão, pois passei apenas 5 dias em Istambul, tempo exato da duração do passe, e visitei outras atrações inclusas, como o Palácio Topkapi e o Museu Arqueológico de Istambul. Confira quais são os museus incluídos no cartão de Istambul, com preços de cada um, e se compensa pra você.
Subida ao mirante, museu e interior da Torre de Gálata
Tá com o preparado físico em dia? Porque subir 51 metros de escada (equivalente a 16 andares) não é fácil. Mas não se preocupe, pois tem dois elevadores na Torre de Gálata 😂.
Ao chegar ao último andar do elevador, será preciso subir apenas um lance de escadas para acessar o mirante.
Dá pra andar ao redor da torre, que possui vista 360º de Istambul, incluindo aí uma grande extensão do Estreito do Bósforo. Afinal, controlar o mar foi a principal razão da construção da torre pelos genoveses.
Museu da Torre de Gálata
Inaugurado em 2020 pelo Ministério da Cultura e Turismo da Turquia, o Museu da Torre de Gálata guarda objetos que retratam a história da torre.
Mas é apenas um motivo extra para visitar o local. O que realmente faz valer a visita é a vista do mirante.
Restaurante “rooftop” com vista para a Torre de Gálata
A vista também é maravilhosa dos bares que ocupam coberturas nos prédios ao redor da Torre de Gálata.
Visitei o bar no terraço do Meroddi Barnathan Hotel, que é aberto a não hóspedes, e gostei dos drinks. Mas o que realmente importa no local é a vista.
Foi do alto desse bar que descobri que Istambul fica próxima a grandes montanhas nevadas, como a Kartepe, onde inclusive é possível esquiar.
Outro bar de cobertura que também tem vista para a Torre de Gálata é Zula Galata, muito bem avaliado pelos clientes.
Continue planejando sua viagem à Turquia
Aqui no blog você encontra muitas dicas para sua viagem a Istambul.
Aproveite para organizar todos os detalhes com os parceiros do blog, como o Booking.com, onde você encontra hotéis em Istambul pelo melhor custo benefício, e a Seguros Promo, que tem boas opções de seguro viagem com as mais completas coberturas.
Desejo a você uma excelente viagem!
Reserve hotéis, ingressos, passeios e seguros com os parceiros do Buenas Dicas.
Você não paga nada a mais, e o blog recebe uma comissão.