Com muitos dias pra curtir Barcelona, resolvi procurar algum bate e volta barato pra fazer. Olhei várias praias da Catalunha, principalmente na Costa Brava, mas decidi conhecer primeiro as praias de Sitges, cidadezinha catalã bem perto de Barcelona.

Porque escolhi as praias de Sitges

Depois de aproveitar muito as praias de Barcelona, era hora de conhecer as outras praias da Catalunha. O primeiro passo foi olhar no Google Maps o que existia ao redor de Barcelona. Logo notei Sitges, ao sul, e Mataró, ao norte.

mapa sitges barcelona

Consultei minha anfitriã do Airbnb em Barcelona, uma alemã que conhece bem as praias próximas à cidade. Ele me recomendou ir além de Mataró, mais precisamente à famosa Costa Brava da Espanha. Quando a Sitges, ela me disse ser uma cidadezinha sem graça, conhecida apenas por suas praias gays.

Olhei as fotos da Costa Brava e achei tudo realmente lindo. Os dois principais balneários da região são Lloret del Mar e Tossa del Mar, sendo que essa última tem uma natureza muito mais exuberante. O tempo de viagem entre Tossa del Mar e Barcelona é de quase 3 horas, considerando as esperas nas trocas de ônibus e trem. Isso me desanimou um pouco, mas parti para a estação de trem com o destino definido.

trem sitges barcelona

Estação de trem na cidade de Sitges.

Já na estação Barcelona-Sants, consultei os preços e horário de trens para Tossa del Mar. Foi desanimador. Acostumado a pagar 4 euros num trecho intermunicipal na Itália, me assustei com os tickets acima de 15 euros em Barcelona.

Aí resolvi consultar a simpática atendente da estação. Ela me recomendou seguir mesmo para Sitges, pois era mais perto, mais barato, mais fácil de chegar e também tinha uma ótima praia. Com o diferencial de ser uma praia de água calmas, diferente da Costa Brava, que descobri não ter esse nome à toa.

Como chegar em Sitges

Em Barcelona, basta ir até a estação Sants, um grande terminal de trens. De lá também saem trens para outras cidades como Valencia, Zaragoza e Tarragona.

praia sitges igreja

Aliás, se não me engano foi no trem para Tarragona que embarquei, pois uma de suas primeiras paradas é justamente a cidade praia de Sitges. O trajeto de Barcelona até a estação de Sitges durou aproximadamente 30 minutos, num trem bastante moderno e razoavelmente confortável – O espaço das pernas é curto. Se você tem mais de 1,70, certamente terá que ir retorcido, como foi o meu caso.

trem barcelona sitges

Vista básica do Mediterrâneo no trem pra Sitges.

A estação de trem de Sitges de parece com quase todas as outras da Europa. Pequena, algumas plataformas confusas de embarque, um balcão com atendente lento e algumas máquinas de auto atendimento da Renfe, a companhia de trens da Espanha.

Como chegar na praia em Sitges

A cidade é pequena e a estação fica perto da praia. Tem um pequeno centro comercial ao lado da estação, onde passei pra comprar bebidas e alguns petiscos no mercado “Mercadona”.

Saindo de lá, virei à esquerda, desviei do centro turístico de Sitges e andei apenas 3 quadras compridas até a orla.

Qual praia de Sitges escolher

Dei uma olhada na praia de Sant Sebastià e não vi ninguém. Passei pela Iglesia de San Bartolome y Santa Tecla e aí sim encontrei o calçadão principal da orla de Sitges.

praia sitges 3

Atravessei andando pela areia a segunda praia de Sitges, logo ao lado da igreja. Tratava-se realmente de uma praia gay. Ou melhor, de uma praia com predominância de público gay, já que uma praia não tem orientação sexual. Lembrando que na Espanha as pessoas se sentem livres para o nudismo nas praias. Ou seja, foi um festival de chorizos e bundas peludas. Como essa não é minha praia, tanto no sentido figurativo quanto no literal, avancei para a próxima faixa de areia.

praia sitges areia

Como as praias de Sitges parecem não ter nomes, vamos chamar de terceira praia. Atravessando a praia, o clima já me pareceu bem mais tranquilo – Isso se você não preferir o festival de salsichas. Caso hot dog esteja no seu cardápio, volte uma praia.

Fui até e estiquei o pescoço pra ver a quarta praia, que estava vazia e tinha uma faixa de areia mais curta. Assim resolvi voltar até o meio da terceira praia e estender ali mesmo minha toalha vermelha made in Malta.

Curtindo a terceira praia de Sitges

Foi uma excelente escolha. Com as areias limpas, o mar com temperatura agradável e um festival de vendedores ambulantes, até me senti no Brasil. Bom, com a vantagem de ter topless por todos os lados. Palmas para as mulheres da Espanha, que provavelmente enfrentaram os fiscais de peito e hoje podem fazer topless na praia sem serem presas por isso.

praias sitges

As praias de Sitges são realmente calmas como a atendente da estação de Barcelona me falou, mas não são totalmente paradas. Ou seja, dá pra “pular uma onda” ou, baixando ainda mais o nível, “pegar um jacaré” de boas na lagoa. Digo, de boas no mar.

O que mais fazer em Sitges?

A praia de Sitges é mesmo ficar na praia, mas a cidade tem um centro histórico típico da Catalunha, com lojas de frios, sorveterias e bares de tapas.

Vi também alguns bares e pubs com cara de interior, a maioria transmitindo um jogo de Barcelona X La Coruña que não valia mais nada, pois o Barcelona já era campeão espanhol com duas rodadas de antecedência.

bar tapas sitges

Na saída da praia, subindo a rua Primer de Maig com destino a estação de trem, parei num bar de tapas que tinha uma promoção interessante: pediu 3 tapas, ganhou 3 taças de vinho da casa. Interessante. Então me dá um tapa aí! Pensei. Mas fiz o pedido sem trocadilho e usando meu sofrível espanhol mesmo.

Excelentes tapas, melhores e mais baratas do que em Barcelona.

Saí de Sitges logo no fim da tarde, mas vi a movimentação começando a esquentar nos bares. Senti que as baladas de Sitges bombam ou pelo menos tem o esquenta ali na rua Primer de Maig, no quarteirão da praia.

Como voltar para Barcelona

Aí não tem segredo. Basta atravessar estreitas ruas de Sitges, tentar não comprar nenhuma porcaria pelo caminho e entrar na estação de trem.

Como já tinha a passagem de volta comprada, foi só esperar na plataforma e embarcar. Pelo que entendi, quase todos os trens que passam em Sitges vão com destino a Barcelona ou pelo menos param por lá.

trem sitges barcelona

Já em Barcelona, desci no mesmo lugar que embarquei, a Estação Sants. Em vez de fazer a conexão pro metrô, resolvi sair e caminhar até Plaza Espanya. Mas a Plaza Espanya e o Museu Nacional da Catalunha já são assunto pra um próximo post.

praia sitges areia

Espero que você também goste das praias de Sitges. Ou pelo menos de uma delas, seja a praia gay, a praia do topless ou a praia vazia.

 

Mais Buenas Dicas na Europa

Dicas de Londres | Dicas de Veneza| Dicas de Barcelona | Dicas de Malta

 

Viajar com tudo reservado é bem melhor
  • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  • Touron: ingressos e tours em Buenos Aires e em todo o Brasil
  • Confidence: compra de moedas e cartão pré-pago internacional

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

→ Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguro Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem

→ Acesse o Airbnb por esse link e ganhe mais de  R$ 150 em crédito  de hospedagem se ainda não for cadastrado.

→ Chip internacional de dados e voz com  15% de desconto  se usar o cupom CHIPMAISBARATO.

Autor

Criador e editor do Buenas Dicas, o blog de viagem super sincero. Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

Comentários