O que você pensa da Bratislava? Retratada como uma zona de guerra na comédia Eurotrip e como um lugar horripilante no terror trash O Albergue, eu esperava que a cidade estaria longe dos estereótipos. Ainda bem que acertei. Limpa, histórica e animada, tem muito o que fazer na Bratislava, que merece mais tempo do que o tradicional bate e volta a partir de Viena. Então partiu Eslováquia!

Saiba mais: Onde se hospedar em Bratislava

Bate e volta?

bratislava centro historico igreja

Sim, a Bratislava fica a apenas 70 km de distância de Viena, e a viagem pode ser feita de trem, ônibus ou barco. E foi pelo Rio Danúbio que eu cheguei lá, atravessando um trecho histórico entre Áustria e Eslováquia, com direito a castelos medievais pelo caminho. Em um dia é possível conhecer as principais atrações da cidade, mas eu recomendo que fique pelo menos uma noite, pra explorar com calma essa pequena capital que me pareceu uma mistura de República Tcheca, Goiânia e União Soviética, mas que tem muita personalidade própria.

Vou contar um pouco dessa experiência por lá. Não é exatamente um roteiro de viagem, e sim um pequeno guia com dicas de como chegar, onde ficar, o que fazer e como aproveitar a Bratislava com apenas um dia e uma noite.

Chegada no porto

bratislava barco viena danubio

Meu barco atracou num pequeno píer, base de várias empresas que operam entre Bratislava, Viena e Budapeste. O local é muito perto do centro turístico da cidade. Apesar de ser subida e da mochila pesada, fui andando até o hostel, a pouco mais de 1 km dali. Bom pra economizar, ruim pra coluna sofrida de mochileiro. Não me lembro do preço exato da passagem, mas era um pouco mais cara do que o mesmo trecho Viena-Bratislava de trem.

Onde eu fiquei

bratislava hostel blues

Reservei com bastante antecedência o Blues Hostel, muito bem avaliado no Booking e no TripAdvisor. Mesmo localizado numa avenida importante e movimentada, a primeira impressão foi ruim: a porta que dá acesso ao hostel fica embaixo de uma marquise, com colunas na frente e um aspecto de se estar embaixo de um viaduto. Mas, porta adentro, ficou um saldo positivo. Atendente simpática, área de convivência com sanduíches baratos e boas dicas pra comer por perto. Quarto pra 8 pessoas espaçoso e banheiros limpos. Região segura e próxima ao Centro Histórico da Bratislava.

Alguma semelhança com O Albergue?

hostel seguro

Nenhuma, foi quase tudo tranquilo. Quase, porque chegando do jantar, vi uma dupla estranha fazendo checkin no hostel. Os sujeitos tinham cara de soldado desertor e bafo de cachaça (ou vodka). Claro que foram pro mesmo quarto que eu. Desagradáveis, mas fora a sinfonia de roncos e peidos, não aconteceu nada. Veja o post Hostel é Seguro?

O que fazer em um dia na Bratislava

bratislava placas turismo

Como falei no início, não falta o que fazer na simpática capital da Eslováquia, com a vantagem de ser tudo muito perto. Vou listar as principais coisas que eu fiz na cidade em apenas um dia, sem correria e parando muito pra fotografar, descansar e comer. Também selecionei outras coisas legais que vi por lá e infelizmente não aproveitei por falta de tempo.

• Centro Histórico

bratislava centro historico fonte

É o principal atrativo pra turistas de um dia na cidade. Com ruelas medievais, restaurantes típicos, ótimas sorveterias e lojas de presentes, é um passeio obrigatório. Explorei por pouco mais de uma hora durante o dia e voltei à noite, em busca de um bar: encontrei dezenas, principalmente casas estilo caribenho. Pois é, parece que gostam do ritmo latino em pleno Leste Europeu.

• Castelo da Bratislava

bratislava castelo

O acesso ao castelo é praticamente colado ao Centro Histórico, mas pra chegar lá tem que encarar uma ladeira. Em cima de um morro, o castelo é o cartão-postal da Bratislava. Medieval por fora e museu moderno por dentro, o melhor mesmo é a vista da janela do topo, que eu coloquei na foto em destaque logo no início do post.

• Orla do Rio Danúbio

bratislava deck eurovea shopping

Ao contrário de Viena, que tem a orla do Danúbio afastada do centro turístico da cidade, na Bratislava o rio é muito bem aproveitado pelos moradores e visitantes. O lugar mais interessante é a grande área gastronômica externa ao Shopping Eurovea. Com muitos restaurantes, bares, espreguiçadeiras e um calçadão, é possível passar o dia observando o vaivém de barcos no rio.

• Banho de Cerveja / Cervejoterapia

bratislava banho de cerveja terapia

As saunas são uma mania na Europa, principalmente na Alemanha, na República Tcheca e na Eslováquia. E assim como em Praga, a Bratislava está cheia de SPAs que oferecem o combo SAUNA + BANHO NA CERVEJA. Todos usando o marketing lascivo, com uma mulher sensualizando na banheira. Mas não se anime tanto. Os SPAs são lugares, digamos, sérios, realmente especializados na cervejoterapia. Não tive tempo de mergulhar em malte e lúpulo, mas certamente é uma experiência recomendável.

O que comer na Eslováquia

bratislava prato tipico

Apesar de ser mais próxima culturalmente da República Tcheca, com quem formava até pouco tempo atrás a Tchecoslováquia, achei o cardápio da Eslováquia mais próximo ao austríaco. Assim como em Viena, o prato mais vendido nas ruas da Bratislava é o Schnitzel: carne de porco à milanesa, geralmente acompanhada de batatas assadas e rodelas de limão. Esse da foto eu comi no tradicional Slovak Pub.

Fora o Schnitzel, prevalece a profusão de salsichas da Europa Central. Também gostei muito das sobremesas, principalmente dos sorvetes, como falei no início do post.

Quando ir

bratislava vista castelo rio danubio

Bem no centro da Europa, a Bratislava tem as estações do ano bem definidas. Meses de verão, junho, julho e agosto são quentes e chuvosos. Já no inverno, em dezembro, janeiro e fevereiro, as temperaturas podem ficar abaixo de zero e o sol se põe mais cedo. Por isso mesmo eu evitei essas épocas e fui em abril, que acredito ser o melhor mês na cidade: fim da primavera, com longos dias de sol e noites levemente frias. Pelo calendário, setembro e outubro também parecem ser boas épocas para conhecer a Bratislava.

Viajar com tudo reservado é bem melhor
      • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
      • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
      • Passagens aéreas: melhores sites para pesquisar preços de passagens
      • Airbnb: reservas de quartos e apartamentos de temporada

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

        • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
        • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO
Autor

Criador e editor do Buenas Dicas, o blog de viagem super sincero. Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

Comentários