Melhores sites para reserva de hostel no Brasil e no mundo

Quem se hospeda em hostel economiza muito na viagem, afinal, reservar uma cama em quarto compartilhado é quase sempre muito mais barato do que ficar em hotel. Com a vantagem de hostels serem (geralmente) ambientes mais descolados, bem decorados e propícios para fazer amizade. Mas onde fazer reserva de hostel?

Bom, tem alguns sites especializados no assunto. O maior deles é o HostelWorld.com. Mas ele tem muitos concorrentes, inclusive o maior site de reservas do mundo. Confira os melhores sites para reservar hostel e pesquise preços no seu próximo destino.

→ Hostel World, especialista em albergues

É um dos pioneiros em reservas de hospedagem. Surgiu em 1999 e tem sede em Dublin, na Irlanda. Tem foco em hostel, mas também tem algumas pousadas no catálogo. O site foi renovado esse ano e ficou mais fácil de entender os detalhes de cada albergue. Em alguns casos, permite reembolso total da reserva em casos de cancelamento. Presente em 178 países.

  • Site oficial em português: https://www.brazilian.hostelworld.com/
  • Experiência pessoal: já usei algumas vezes e nunca tive problemas. Deixei de usar pois o site ficou defasado e lento, mas agora está atualizado e novamente competitivo.

→ Booking, o maior site de reservas do mundo

Atualmente o site preferido dos brasileiros. Surgiu em 1996 e tem sede em Amsterdam, na Holanda. Provavelmente tem o maior catálogo do mundo em número de hotéis e pousadas. No assunto hostel, é um forte concorrente do Hostel World, sendo que muitas vezes oferece a mesma propriedade por um preço ainda mais baixo.

  • Site oficial em português: https://www.booking.com
  • Experiência pessoal: já usei muitas vezes e quase sempre é o site mais barato para reservar um hostel. Bastante confiável. Se precisar de atendimento, é fácil entrar em contato por e-mail e telefone.

→ Hostel Bookers

Faz parte do Grupo Hostel World. Tanto que, se você clica no link “sobre nós” no site, será redirecionado para o Hostel World. Apesar de ser parte de uma mesma empresa, o catálogo de albergues e os preços são diferentes. Menor e menos divulgado no Brasil, é um site igualmente confiável e seguro para fazer sua reserva de hostel.

  • Site oficial em português: https://pt.hostelbookers.com/
  • Experiência pessoal: já usei uma vez, sem problemas. Confiei justamente por fazer parte do Hostel World.

→ Airbnb – Sim, agora tem hostel por lá

A ideia inicial do Airbnb era que pessoas comuns pudessem hospedar viajantes em suas próprias casas.  Depois, surgiram as possibilidades de reservar um apartamento inteiro e mesmo suítes em hotéis, pousadas e hostels. O catálogo de albergues não se compara em relação aos gigantes acima. Mas é possível encontrar boas opções.

  • Site oficial em português: https://airbnb.com.br
  • Experiência pessoal: para reservar hostel, utilizei apenas uma vez. Na ocasião, apesar de ter encontrado o mesmo hostel no Booking e lá ser um pouco mais barato, preferi reservar pelo Airbnb porque oferecia café da manhã sem taxa extra, sendo um melhor custo-benefício.

→ Hostelling Internacional

Antes da internet, já havia a Hostelling Internacional, mais conhecida pela sigla HI. Trata-se de uma federação internacional que reúne associações de albergues de dezenas de países, algumas delas com quase 100 anos de existência. Até o início dos anos dois mil, ser parte da HI era uma espécie de selo de qualidade dos albergues, relevância que perdeu para os grandes portais de viagem. Mas, ainda hoje, é possível solicitar uma carteirinha de membro da HI, que oferece 10% de desconto nos hostels da rede, entre outros benefícios. Afirma ser uma entidade não lucrativa e permite reservas online.

  • Site oficial em português: https://www.hihostels.com/pt
  • Experiência pessoal: nunca reservei pelo site. Já me hospedei em hostels com o selo de qualidade, mas não reparei nada de especial.

→ Hostels Club

Empresa italiana com sede em Veneza. Tem milhares de propriedades em seu catálogo, embora o foco maior seja na Europa, principalmente na Itália. Também é possível encontrar um ou outro anúncio de pousadas e hotéis, inclusive em cidades brasileiras. Mas o foco é realmente em albergues.

  • Site oficial: https://www.hostelsclub.com/pt/
  • Experiência pessoal: utilizei duas vezes, em Veneza e em Florença. Já faz algum tempo e na época exigiam a confirmação da reserva impressa. Espero que isso tenha mudado.

Conhece mais sites de confiança para reservar vaga em hostel?

Se tiver alguma dica, manda pra gente pelos comentários. Publiquei apenas sites que conheço e tenho confiança para indicar, pois já utilizei e não tive problemas. Além de estares entre os maiores do mundo. Evito utilizar sites desconhecidos ou pouco avaliados, pois bate aquela insegurança de chegar lá na porta do hostel e não encontrarem a reserva, ou ser uma espelunca, ou não ter nada a ver com as fotos.

Por isso considero esses acima os melhores sites para reservar hostels pelo mundo. Em caso de dúvidas, dicas ou se quiser falar qualquer coisa (agradável, kkk), utilize os comentários abaixo. E boa viagem pra você que também gosta de viajar com economia.

Mais dicas sobre sites de hospedagem:

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

  1. O albergue.com é um site de confiança para eu registrar meus dados de cartão de crédito e fazer uma reserva ?