Depois de viajar pelas praias de Santa Catarina, resolvi fazer comparativos para quem não tem tempo de conhecer tudo. O primeiro é esse entre Bombinhas e Balneário Camboriú, dois dos principais destinos turísticos no litoral do estado.

Então, se você ainda não sabe para onde ir, se pra Bombinhas ou Balneário Camboriú, entenda qual delas tem os melhores restaurantes, as melhores praias, mais belezas naturais e qual é melhor para jovens, crianças, aventureiros, casais e outros perfis de viajantes.

 

Estradas, acesso e transporte

Santa Catarina sofre com o trânsito pesado, principalmente na BR-101, que leva até os principais destinos do litoral. Mas, por estar na ponta de uma península, o acesso a Bombinhas é ainda mais complicado. Pra chegar no centro da cidade, é preciso atravessar um longo trecho urbano, de ruas geralmente engarrafadas. E em alta temporada, a prefeitura cobra a entrada de carros na cidade.

Além de engarrafamentos maiores e cobranças, Bombinhas é um péssimo destino para quem viaja de ônibus. A cidade não tem rodoviária e pouquíssimas linhas levam até Porto Belo, cidade vizinha, onde o intrépido viajante precisa dar um jeito (tipo táxi) para chegar em Bombinhas.

Enquanto isso, Balneário Camboriú fica à beira da BR-101 e tem uma Rodoviária bem localizada, perto do centro e em frente ao maior shopping da cidade. Foi por onde eu cheguei lá, viajando pela Viação Catarinense, que tem um infinidade de linhas diárias para cidades como Florianópolis, Blumenau e Curitiba.

→ Melhor: Balneário Camboriú

 

Hotéis e pousadas

Aqui temos um empate. Tanto Bombinhas quanto Balneário Camboriú estão entre as 20 cidades com mais hotéis no Brasil. Nas datas de minha viagem, achei mais fácil encontrar acomodação em BC. Em Bombinhas, tem mais opções de pousadas pé na areia, o que custa caro. Por isso preferi economizar e me hospedei num hostel, pertinho da praia. Se quiser mais informações sobre hospedagem na cidade, veja nossas dicas de onde ficar em Bombinhas.

Já em Balneário Camboriú, cidade com os prédios mais altos do Brasil, as principais opções de hospedagem são os grandes hotéis. Pra se ter uma ideia, fiquei num hotel quatro estrelas, com vista pro mar, pelo mesmo preço de um hostel. Sem charme, mas com conforto e perto do que interessa.

→ Melhor: empate, por causa de estilos diferente

 

Restaurantes e gastronomia

Nesse quesito, Balneário Camboriú ganha com larga vantagem. A cidade tem centenas de restaurantes, para todos os bolsos. A maioria fica na Av. Atlântica, a beira-mar da cidade. Hamburguerias, pizzarias, sorveterias, italianos, franceses, cafeterias e frutos do mar, entre outras especialidades. Não precisa nem pesquisar muito antes. É só andar na orla e encontrar um lugar pra comer, a qualquer hora do dia e até altas horas da noite.

Em Bombinhas, além do número reduzido de restaurantes, eles ficam mais espalhados pela cidade. Andei ao longo de toda a orla da Praia de Bombinhas, a principal da cidade, e poucos lugares me despertaram a vontade de comer. Num dia de semana, mesmo em alta temporada, muitos lugares fecham antes da meia-noite.

→ Melhor: Balneário Camboriú

 

Bares e baladas


Vitória massacrante de Balneário Camboriú. A cidade tem baladas de renome nacional, como Wood’s, Shed Western Bar e Taj Bar, entre outras, além de baladas locais e outras festas, seja alta ou baixa temporada. Nas praias afastadas do centro, como Estaleirinho, os lounges de praia lotam no verão. E se conseguir enjoar de tudo, pode esticar até Itajaí, cidade vizinha que também tem boa oferta de bares e baladas, como o famoso Warung Beach Club.

→ Melhor: Balneário Camboriú

 

Praias: número e variedade

Bombinhas tem 39 praias. Balneário Camboriú tem apenas 10. Além de ganhar nos números, Bombinhas também ganha na variedade de praias. Enquanto o litoral de Balneário Camboriú é praticamente todo aberto ao Oceano, Bombinhas é uma península repleta de cantos protegidos da força do mar.

Assim, enquanto Balneário Camboriú tem principalmente praias de ondas fortes, Bombinhas tem mais opções para todos os gostos. Tem praias perfeitas para surfistas, como Mariscal, Bombas e Quatros Ilhas, e dezenas de praias tranquilas, de águas calmas, como Sepultura, Lagoinha, Prainha e Praia do Embrulho, entre outras.

→ Melhor: Bombinhas

 

Praias: beleza e temperatura da água

Outra vantagem das praias de Bombinhas é a temperatura da água. Se você não se importa com mar gelado, pode anular esse quesito. Mas, se você é como eu, e prefere evitar congelar no mar, seu lugar é em Bombinhas, que tem as águas mais mornas (ou menos geladas) do litoral de Santa Catarina, principalmente nas praias de água calmas.

Apesar de ser um critério completamente pessoal, também achei as praias de Bombinhas mais bonitas. Mesmo comparando as praias urbanas, Bombinhas ganha. Nas praias mais vazias, Balneário Camboriú também fica muito atrás das belezas naturais da pequena península.

→ Melhor: Bombinhas

 

Melhor para famílias com crianças

Mais um ponto para Bombinhas. Apesar de ficar lotada no verão, Bombinhas ainda é uma pequena cidade do interior, com uma rotina mais pacata do que Balneário Camboriú. A maior variedade de praias de águas calmas e com boa infraestrutura é outro fator a favor de Bombinhas.

→ Melhor: Bombinhas

 

Melhor para jovens


Se você quer ver o máximo possível de gente sarada na praia e ter uma infinidade de baladas e bares para frequentar todos os dias, vá direto para Balneário Camboriú. E você ainda pode pular de parapente do Morro do Careca, de onde se tem a melhor vista da cidade.

→ Melhor: Balneário Camboriú

 

Pontos turísticos, passeios e atividades

Nesse último quesito, só pode dar empate. Bombinhas e Balneário Camboriú tem dezenas de atrações. Na primeira, prevalece a natureza. Bombinhas é perfeita para o mergulho ecológico e é um lugar mais tranquilo para fazer atividades como SUP, caiaque, pedalinho e ter aulas de surfe.

Apesar de também ter boas opções de trilhas e passeios ecológicos, Balneário Camboriú vence apenas nos lugares, digamos, urbanizados, como o calçadão beira-mar, o teleférico e a grande infraestrutura.

→ Melhor: empate

 

Resultado final: qual é melhor, Bombinhas ou Balneário Camboriú

Somando os pontos nos critérios avaliados, Balneário Camboriú venceu por 4 a 3, levando os pontos principalmente nas categorias técnicas, como acesso e gastronomia. Bombinhas venceu nas praias e belezas naturais. Por isso é importante ver o que é melhor pra você.

Se quer festas, agito, bons restaurantes, hotéis baratos e ainda pegar uma praia, vá para Balneário Camboriú.

Se quer conhecer uma linda praia a cada dia, águas mornas, se hospedar numa pousada charmosa e curtir trilhas e esportes aquáticos em família, vá para Bombinhas.

Para planejar sua viagem:  
  1. Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  2. Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  3. RentCars: aluguel de carro pelo menor preço nas principais locadoras do mundo
Viaje com descontos:
  1. 50 reais de desconto no Booking
  2. 100 reais de desconto no Airbnb
  3. 5% ou mais de desconto em Seguro Viagem
Autor

Escreva seu comentário