Um bom indicativo sobre o turismo em uma cidade, seja de lazer ou negócios, é seu número de hotéis.  E eu sempre tive vontade de saber quais cidades brasileiras têm o maior número de hotéis.

Observando dados do Booking, o maior site de reservas do mundo, matei um pouco dessa curiosidade. Afinal, a maior parte dos hotéis brasileiros está cadastrada no site. Além de hotéis, outros tipos de hospedagem são considerados no número total, como flats, resorts, hostels, pousadas e campings.

Cidades brasileiras com mais hotéis no Booking em 2018

Rio de Janeiro e de São Paulo são os estados com mais cidades na lista, considerando as 25 cidades com mais hotéis. Somando por regiões, o Sudeste está em primeiro lugar, seguido por Nordeste e Sul. A região Centro-Oeste tem apenas uma cidade no ranking e o Norte não tem nenhuma. E aí, será quantos hotéis têm em São Paulo? E no Rio? E nas outras cidades mais turísticas do Brasil? Veja a lista completa e descubra.

 

1. Rio de Janeiro, RJ : 5900 hotéis

Resultado esperado esse 1º lugar da capital fluminense. Veja nossas dicas do Rio de Janeiro.

 

2. Florianópolis, SC: 2898 hotéis

Floripa em 2º lugar no ranking de hotéis do Brasil. Veja nossas dicas de Florianópolis.

 

3. Gramado, RS: 1446 hotéis

Não faltam hotéis na capital da Serra Gaúcha.

 

4. São Paulo, SP: 1354 hotéis

Maior cidade do Brasil e 4º lugar no ranking de cidades brasileiras com mais hotéis. Veja nossas dicas de São Paulo. Além de muitos hotéis, a cidade tem cada vez mais albergues. O que me levou a selecionar os 10 melhores hostels de São Paulo.

 

5. Búzios, RJ: 969 hotéis

Búzios, na região dos lagos do Rio de Janeiro.

 

6. Ubatuba, SP: 961 hotéis

Ubatuba tem muitos hotéis e algumas das melhores praias de SP.

 

7. Fortaleza, CE: 912 hotéis

Fortaleza é a cidade nordestina com maior número de hotéis. Veja nossas dicas de Fortaleza e Ceará.

 

8. Salvador, BA: 912 hotéis

Na última pesquisa, Salvador aparece empatada com Fortaleza em número de hotéis. Como critério de desempate, utilizei outras pesquisas e a página inicial do Booking, onde Salvador aparece com menos hotéis.

 

9. Paraty, RJ: 874 hotéis

Paraty, cidade histórica, cultural, cheia de hotéis e, principalmente, pousadas charmosas.

 

10. Caldas Novas, GO: 869 hotéis

Capital mundial das águas quentes, Caldas Novas é a única representante do Centro-Oeste no ranking de hotéis. Veja mais dicas de Caldas Novas e também o nosso ranking de melhores hotéis de Caldas Novas.

Cidades com mais hotéis no Brasil, a partir da 11º posição no ranking do Booking

Pra você que é ainda mais curioso, aqui vão as outras cidades com mais hotéis do Brasil, para completar o ranking com 25 municípios. Exceto pela presença de Canela e Campos do Jordão, são todas cidades praianas, onde o número de hospedagens cresce bastante no verão, época em que essa lista foi feita.

11. Bombinhas, SC: 800 hotéis

12. Cabo Frio, RJ: 708 hotéis

13. Guarujá, SP: 634 hotéis

14. Porto de Galinhas, PE:   615 hotéis

15. Balneário Camboriú, SC: 601 hotéis

16. Natal, RN:   592

17. Arraial do Cabo, RJ: 571 hotéis

18. Canela, RS: 563 hotéis

19. Maceió, AL:   518

20. Ilhabela, SP: 516

21. Campos do Jordão, SP: 492 hotéis

22. Recife, PE: 454 hotéis

23. Penha, SC: 439 hotéis

24. Pipa, RN: 427 hotéis

25. Porto Seguro, BA: 365 hotéis

* Fonte: Plataforma de Afiliados do Booking. Dados colhidos em 24 de janeiro de 2018. Como entram e saem hotéis da plataforma todos os dias, esses números são flutuantes. O site também mostra um número de hotéis disponíveis na página inicial de cada cidade, que são bem diferentes destes apresentados, pois estão atrelados à disponibilidade e tipo de hospedagem.

* As fotos utilizadas são de propriedade do Buenas Dicas, do Booking e do site de imagens gratuitas Pixabay. Se você for o autor desconhecido de alguma dessas imagens, entre em contato, assim publicaremos os créditos ou substituímos a imagem.

Para planejar sua viagem:  
  1. Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  2. Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  3. RentCars: aluguel de carro pelo menor preço nas principais locadoras do mundo
Viaje com descontos:
  1. 100 reais de desconto no Airbnb
  2. 5% ou mais de desconto em Seguro Viagem
Autor

Criador e principal editor do Buenas Dicas, o blog do viajante inteligente (que é você 😄). Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

6 Comments

  1. O meu amigo, vcs estão por fora desta pesquisa, Foz do Iguaçu tem o terceiro maior parque hoteleiro do Brasil e nem aparece em sua lista. Me poupe vcs estão por fora. Seus inoportunos. Se atualizem por favor. Antes de divulgar suas estatísticas mentirosas.

    • Nivaldo responder

      Olá, João. Qual o motivo da sua agressividade? Bom, de qualquer forma, você não é o primeiro a se ofender. Já veio outro indignado. No caso, ele gostaria que Salvador estivesse em primeiro. Pesquisei no IBGE e nem mesmo eles têm um ranking oficial de cidades com mais hotéis no Brasil. Essa daqui, como falei, é uma lista extraída de pesquisa no Booking, site de reservas que tem o maior número de hotéis cadastrados no Brasil. Considera não apenas hotéis, mas o número total de leitos para hospedagem. Então também tem albergues, pensões, flats, apartamentos e quartos de temporada, campings, entre outros meios. Sobre Foz do Iguaçú em terceiro lugar, em ranking oficial ou não, receito que você caiu numa notícia falsa. Fake News, em bom português. Acho impossível, em qualquer cenário, Foz ter mais hotéis do que São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Caldas Novas ou Salvador, entre outras.

  2. Paulo Pereira responder

    Olá…agora que entendi… na verdade, como você disse, são número de hospedagens, e não apenas de hotéis. Ainda mais agora que o Booking parece que aceita cadastro de quartos em casas de pessoas tipo airbnb… Sou da Bahia e gostei de ver Salvador com tantas opções de hospedagem, entre as 10 cidades com mais hotéis no Brasil. Saudade de Gramado, linda cidade. E de Porto Seguro. Alguém me segura, preciso conhecer todas as outras. ❤️❤️❤️

    • Nivaldo responder

      Olá, querido. Ainda bem que você observou esse detalhe. Realmente são considerados diversos tipos de hospedagem, por isso são milhares de locais em cada cidade. Se fossem apenas hotéis, esse número seria reduzido drasticamente. Mas como novas formas de se hospedar são cada vez mais comuns, como hostels e quartos em casas de pessoas “normais”, o número fica elevado. Assim as maiores cidades e as cidades turísticas ganham em opção e os turistas conseguem pagar menos.

  3. O buenasdicas está me ajudando muito,pois vou viajar em maio e estava com muitas dúvidas com relação a hospedagem , obrigada!

    • Obrigado pelo elogio! É muito bom poder ajudar no planejamento de viagem, seja com dicas de hospedagem, passeios e o que for necessário. 😀😁😍

Comentários