Eu amo café, e Bogotá foi o lugar perfeito para provar vários e entender porque a Colômbia é um dos países com os melhores cafés do mundo. Aliás, o país é o terceiro maior produtor, atrás apenas de Brasil e Vietnã.

Nos dias em que fiquei por lá, choveu a maior parte do tempo, mas isso não atrapalhou as caminhadas turísticas. Melhor do que provar diferentes tipos de café, foi conhecer dezenas de cafeterias, espalhadas nos melhores bairros de Bogotá. Muito mais confortável do que viajar quilômetros até alguma fazenda, como vi em algumas dicas de roteiros.

Aliás, eu fiquei encantada com a quantidade de lugares legais para se tomar um bom café e o mais legal foi andar por toda a cidade e descobrir cada um deles. Lembrando dos melhores, selecionei 4 dicas de de cafés em Bogotá.

 

1. Magola Buendia

Magola Buendía é um café que fica na parte histórica de Bogotá, perto do bairro La Candelaria. Estilo hipster de humanas, todo trabalhado nos tijolinhos e cadeiras velhas empoeiradas que dão aquele charme descolado e acolhedor. =P

Os preços são bons e o café é melhor ainda. Provei três tipos: um grão que é colhido por pequenas famílias agricultoras, um com água de panela, que é água adoçada com rapadura, e outro tradicional. O mais legal desse café é que ele incentiva e ajuda os produtores e produtoras locais com projetos como Lasoñadora.

(página oficial)

 

2. Café Origami

Uma portinha toda charmosa no bairro La Macarena. Quando você entra, já dá de cara com um monte de origamis. É luminária de origami, parede de origami, tudo de origami. O café é bom e o preço é ok. (site oficial)

Esse bairro é um dos lugares mais originais pra comer em Bogotá. Então, antes de passar no Origami Café, sugiro almoçar por lá. Minha dica é o restaurante Chibchombia, que serve algumas das melhores comidas típicas da Colômbia, como a Bandeja Paisa.

 

3. Azahar Café  93

O Azahar faz a linha mais moderna e fica na parte mais cara de Bogotá, perto Parque 93. Consequentemente é mais caro também (não tão caro quanto um Starbucks), porém é bom e cheio de métodos de preparo, daqueles que a gente não resiste numa viagem, ainda mais num paraíso cafeteiro como a Colômbia.

(site oficial)

Se estiver andando por essa parte da cidade, vale a pena conhecer, combinando a visita com uma caminhada na Zona Rosa, onde estão três shoppings e dezenas de restaurantes e cafés.

 

4. Masa Panadería, Café, Repostería

O Café Masa fica no meio termo entre o moderno e o hipster de humanas e está literalmente entre os bairros La Candelaria e Chicó III, mais precisamente na Zona G, a Zona Gourmet de Bogotá. Os preços são aceitáveis e o café é bem gostoso.

(Site oficial)

 

E o Juan Valdez Cafe?

O Juan Valdez é a maior rede de cafeterias da Colômbia, com unidades em dezenas de cidades, como nas turísticas Cartagena, San Andrés. São tantas lojas que é impossível visitar a Colômbia sem provar qualquer coisa no Juan Valdez, afinal eles estão em shoppings, aeroportos e até dentro de museus. Por isso não está na lista, pois o Juan Valdez é onipresente e não precisa ser indicado.

Diferente do que li em outros blogs antes de viajar, não é um café ruim. É muito melhor do que o Starbucks e tem produtos melhores do que outras cafeterias que visitei na Colômbia. Não tem charme, é verdade, mas a variedade do seu cardápio é incomparável. Entre os melhores pedidos que fiz em lojas do Juan Valdez, estão o café com sorvete e o macchiato com arequipe, como é chamado o doce de leite na Colômbia.

(todas as unidades do Juan Valdez)

 

Localização e como chegar nesses cafés em Bogotá

Bogotá não tem metrô e os ônibus estão quase sempre lotados. Então utilizei muito aplicativos de transporte particular. Lá funcionam normalmente o Uber e o Cabify, pelo mesmos aplicativos que utilizamos no Brasil. Custa um pouco mais barato do que táxi. Pra você salvar no seu celular os cafés indicados e marcar sem erro a localização no app, aqui vai o mapa:

Para planejar sua viagem:  
  1. Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  2. Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  3. RentCars: aluguel de carro pelo menor preço nas principais locadoras do mundo
Viaje com descontos:
  1. 100 reais de desconto no Airbnb
  2. 5% ou mais de desconto em Seguro Viagem

1 Comment

  1. Adorei as dicas!! Já anotei todas e quando for para Bogotá vou em todos! Muito obrigada!

Comentários