7 comidas realmente típicas da Colômbia
A culinária colombiana está cada dia mais em destaque, com restaurantes de Bogotá entre os melhores da América Latina e muitas comidas típicas de rua fazendo sucesso mundo afora. (Antes de embarcar, veja estas 15 dicas de viagem para a Colômbia)
Em São Paulo mesmo existem bons restaurantes colombianos, especializados em alguns dos melhores pratos típicos do país. Receitas tradicionais, passadas de geração em geração nas principais regiões colombianas, do Caribe à Amazônia.
E foi viajando pela Colômbia e seguindo as dicas dos moradores, que experimentei os pratos mais comuns do país, presentes nos cardápios de restaurantes em Cartagena, Bogotá e San Andrés. Se quiser tentar fazer algum deles em casa, tem receitas e modos de preparo indicados. E se está de viagem marcada para a capital colombiana, veja estas 3 dicas de restaurantes em Bogotá.
• 7 comidas típicas da Argentina
Antes de embarcar, pesquise aqui preços de hotéis em Bogotá e veja aqui os hotéis disponíveis em Cartagena.
1. Ajiaco
Uma sopa com tudo dentro, uma estilo de prato tipicamente da América do Sul. Na versão colombiana, a receita mais comum leva milho, frango, alcaparras e diferentes tipos de batata. Tudo muito bem cozido.
- Receita de ajiaco
2. Arroz de coco
Assim como no nordeste do Brasil temos o arroz de leite, na Colômbia um prato típico do litoral é o “arroz con coco”, muito popular na região do Caribe. Feito com leite natural de coco, geralmente é servido dentro da cuia do própria coco, acompanhado de outras delícias como patacones. Esse da foto, acima do peixe frito, eu comi no resort Gente de Mar, perto de Cartagena.
- Receita de arroz con coco (em espanhol, mas fácil de entender)
3. Patacones
Pedacinhos fritos de banana da terra muito, muito crocantes. Essa é a base do patacón, típico e simples prato colombiano, que pode ser servido assim, puro, ou com patês de frango, guacamole, vinagrete, ou o que você quiser. Os melhores eu comi no Caribe. Se vai pra lá, entenda onde se hospedar em Cartagena.
4. Bandeja Paisa
Prato mata-fome criado em Medellín, a cidade de Pablo Escobar. Pode ser encontrado em restaurantes de toda a Colômbia. A composição mais comum do prato é essa da foto: arepas, patacones, morcela (a linguiça preta, de sangue coagulado e temperos), linguiça, arroz, torresmo, carne moída, feijão e um pedaço de abacate. Geralmente é um prato barato que alimenta de duas a três pessoas. Esse da foto eu comi no Shooping Bocagrande, em Cartagena.
- Receita de bandeja paisa (em espanhol, mas fácil de entender)
5. Lechona Tolimense
Uma leitoa assada lentamente, num processo que leva cerca de 10 horas. Ela é recheada de arroz, cebola e muitos temperos. É uma comida típica colombiana da cidade de Tolima, a leste de Bogotá. Para acompanhar, nada melhor que as clássicas arepas.
6. Arepa Colombiana
Um tipo de massa muito comum na Venezuela, no Panamá e na Colômbia. A versão colombiana tem cara de tortilha, massa de milho ou canjica branca e deve ser frita. É consumida a qualquer hora do dia na Colômbia, recheada a gosto com comidas como frango e carne desfiada.
7. Ají
Na dúvida do que vai acompanhar seus patacones, suas arepas, seu peixe ou qualquer outra comida típica da Colômbia? A dica é temperar tudo com “ají”, uma espécie de versão colombiana do nosso vinagrete. Ele leva ingredientes como coentro, pimenta habanero, tomate e limão. Muy picante!
- Receita de ají colombiano
8. Empanadas Colombianas
Em Bogotá e outras grandes cidades da Colômbia, é comum encontrar empanadas nos cardápios de restaurantes. Elas geralmente são oferecidas como entrada. Diferente das grandes empanadas chilenas e das empanadas argentinas, na Colômbia elas são fritas. O tamanho é mediano e os recheios mais comuns são queijo e “carne mechada”, que é carne desfiada. Essa da foto eu comi no restaurante Chibchombia, no bairro La Macarena, centro gastronômico da capital colombiana.
9. Frijoles Rancheros
É a feijoada colombiana. Foi a melhor coisa que comi em Bogotá. Servido numa cumbuca de barro preto, o feijão de bola vem cozido com carne moída, linguiça, batata palha e banana. Pra acompanhar, arroz, abacate e arepas. Esse da foto eu comi no restaurante La Puerta de La Catedral, em Bogotá, no bairro de La Candelaria. Custou apenas 29 mil COP, tipo R$ 35, e serviu bem duas pessoas (entenda sobre Câmbio na Colômbia).
10. Almojábana
O pão de queijo da Colômbia, no geral, tem sabor mais suave do que o parente mineiro. Está mais para pão do que para queijo. Mesmo assim, é gostoso e pode ser encontrado principalmente no centro das grandes cidades. É comida de rua por excelência, vendido quase sempre por menos de R$ 1. Na região de Cali, é chamado de Pan de Buono.
Vai uma comida típica da Colômbia aí?
Se você ainda não conhece a Colômbia, não tem viagem marcada para o país e está sim disposição para reproduzir em casa as receitas de cada uma desses pratos típicos, o jeito é descobrir restaurantes típicos colombianos no Brasil.
Em São Paulo já conheço dois, o Maíz e o Sabores de Mi Terra, ambos em Pinheiros. Conhece algum restaurante colombiano? Indique aí nos comentários, assim todos podemos experimentar.
Mais comidas típicas da América do Sul
5 comidas típicas do Chile | 10 comidas típicas da Inglaterra | 10 comidas típicas de São Paulo | 10 comidas típicas de Goiás | 10 comidas típicas do Peru | 5 bebidas típicas do Chile | 7 comidas típicas da Colômbia
Boa viagem! Ou melhor, bom apetite, enquanto saboreia algumas das melhores comidas típicas da Colômbia.
Créditos das fotos: Arepas: Josh / Ajiaco: James / Patacón: scott&emily
- Booking: hotéis, resorts e apartamentos de temporada
- Get Your Guide: passeios, ingressos e traslados
- Real Seguros: compare preços de seguro viagem
- Wise ou C6: melhores cartões de viagem em Dólar e Euro
- Aluguel de carro: saiba como alugar mais barato
Descontos para economizar na viagem
- Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha 5% de desconto em seguro viagem
- Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha 15% de desconto usando o cupom CHIPMAISBARATO
ola nivaldo , poderia me informar seu sobrenome e a data de postagen deste artigo para fazer referencia de um trabalho academico
😲😲😲 Oi Amanda. A data do post é essa descrita no topo: 10 de agosto de 2015. Meu nome é Nivaldo Martins. Abraço e sucesso no trabalho.
Amei as receitas. Vou fazer algumas. Quero acostumar meu paladar, coisa que acredito não será difícil. Futuramente, estarei indo para Bogotá, se Deus assim me permitir