A culinária colombiana está cada dia mais em destaque, com restaurantes de Bogotá entre os melhores da América Latina e muitas comidas típicas de rua fazendo sucesso mundo afora. (Antes de embarcar, veja estas 15 dicas de viagem para a Colômbia)

Em São Paulo mesmo existem bons restaurantes colombianos, especializados em alguns dos melhores pratos típicos do país. Receitas tradicionais, passadas de geração em geração nas principais regiões colombianas, do Caribe à Amazônia.

E foi viajando pela Colômbia e seguindo as dicas dos moradores, que experimentei os pratos mais comuns do país, presentes nos cardápios de restaurantes em Cartagena, Bogotá e San Andrés. Se quiser tentar fazer algum deles em casa, tem receitas e modos de preparo indicados. E se está de viagem marcada para a capital colombiana, veja estas 3 dicas de restaurantes em Bogotá.

Mais comidas típicas da América do Sul

• 10 comidas típicas do Peru

• 5 comidas típicas do Chile

• 7 comidas típicas da Argentina

Antes de embarcar, pesquise aqui preços de hotéis em Bogotá e veja aqui os hotéis disponíveis em Cartagena.

 

1. Ajiaco

ajiaco colombia
Ajiaco, sopa típica da Colômbia

Uma sopa com tudo dentro, uma estilo de prato tipicamente da América do Sul. Na versão colombiana, a receita mais comum leva milho, frango, alcaparras e diferentes tipos de batata. Tudo muito bem cozido.

Receita de ajiaco.

 

2. Arroz de coco

Almoço: peixe frito com arroz de coco

Assim como no nordeste do Brasil temos o arroz de leite, na Colômbia um prato típico do litoral é o “arroz con coco”, muito popular na região do Caribe. Feito com leite natural de coco, geralmente é servido dentro da cuia do própria coco, acompanhado de outras delícias como patacones. Esse da foto, acima do peixe frito, eu comi no resort Gente de Mar, perto de Cartagena.

Receita de arroz con coco (em espanhol, mas fácil de entender).

 

3. Patacones

patacon colombia
Patacones recheados de queijo

Pedacinhos fritos de banana da terra muito, muito crocantes. Essa é a base do patacón, típico e simples prato colombiano, que pode ser servido assim, puro, ou com patês de frango, guacamole, vinagrete, ou o que você quiser. Os melhores eu comi no Caribe. Se vai pra lá, entenda onde se hospedar em Cartagena.

Receita de patacón.

 

4. Bandeja Paisa

Prato mata-fome criado em Medellín, a cidade de Pablo Escobar. Pode ser encontrado em restaurantes de toda a Colômbia. A composição mais comum do prato é essa da foto: arepas, patacones, morcela (a linguiça preta, de sangue coagulado e temperos), linguiça, arroz, torresmo, carne moída, feijão e um pedaço de abacate. Geralmente é um prato barato que alimenta de duas a três pessoas. Esse da foto eu comi no Shooping Bocagrande, em Cartagena.

Receita de bandeja paisa (em espanhol, mas fácil de entender).

 

5. Lechona Tolimense

Uma leitoa assada lentamente, num processo que leva cerca de 10 horas. Ela é recheada de arroz, cebola e muitos temperos. É uma comida típica colombiana da cidade de Tolima, a leste de Bogotá. Para acompanhar, nada melhor que as clássicas arepas.

 

6. Arepa Colombiana

Arepas
Arepas recheadas de carne

Um tipo de massa muito comum na Venezuela, no Panamá e na Colômbia. A versão colombiana tem cara de tortilha, massa de milho ou canjica branca e deve ser frita. É consumida a qualquer hora do dia na Colômbia, recheada a gosto com comidas como frango e carne desfiada.

Receita de arepa.

 

7. Ají

Na dúvida do que vai acompanhar seus patacones, suas arepas, seu peixe ou qualquer outra comida típica da Colômbia? A dica é temperar tudo com “ají”, uma espécie de versão colombiana do nosso vinagrete. Ele leva ingredientes como coentro, pimenta habanero, tomate e limão. Muy picante!

Receita de ají colombiano.

 

8. Empanadas Colombianas

Em Bogotá e outras grandes cidades da Colômbia, é comum encontrar empanadas nos cardápios de restaurantes. Elas geralmente são oferecidas como entrada. Diferente das grandes empanadas chilenas e das empanadas argentinas, na Colômbia elas são fritas. O tamanho é mediano e os recheios mais comuns são queijo e “carne mechada”, que é carne desfiada. Essa da foto eu comi no restaurante Chibchombia, no bairro La Macarena, centro gastronômico da capital colombiana.

 

9. Frijoles Rancheros

É a feijoada colombiana. Foi a melhor coisa que comi em Bogotá. Servido numa cumbuca de barro preto, o feijão de bola vem cozido com carne moída, linguiça, batata palha e banana. Pra acompanhar, arroz, abacate e arepas. Esse da foto eu comi no restaurante La Puerta de La Catedral, em Bogotá, no bairro de La Candelaria. Custou apenas 29 mil COP, tipo R$ 35, e serviu bem duas pessoas (entenda sobre Câmbio na Colômbia).

 

10. Almojábana

O pão de queijo da Colômbia, no geral, tem sabor mais suave do que o parente mineiro. Está mais para pão do que para queijo. Mesmo assim, é gostoso e pode ser encontrado principalmente no centro das grandes cidades. É comida de rua por excelência, vendido quase sempre por menos de R$ 1. Na região de Cali, é chamado de Pan de Buono.

 

Vai uma comida típica da Colômbia aí?

Se você ainda não conhece a Colômbia, não tem viagem marcada para o país e está sim disposição para reproduzir em casa as receitas de cada uma desses pratos típicos, o jeito é descobrir restaurantes típicos colombianos no Brasil.

Em São Paulo já conheço dois, o Maíz e o Sabores de Mi Terra, ambos em Pinheiros. Conhece algum restaurante colombiano? Indique aí nos comentários, assim todos podemos experimentar.

 

• Veja também:

Os 10 melhores hostels de Bogotá

Onde ficar em São Paulo

Onde ficar em Santiago do Chile

 

• Mais bebidas e comidas típicas do mundo

5 comidas típicas do Chile | 10 comidas típicas da Inglaterra | 10 comidas típicas de São Paulo | 10 comidas típicas de Goiás | 10 comidas típicas do Peru | 5 bebidas típicas do Chile | 7 comidas típicas da Colômbia

Boa viagem! Ou melhor, bom apetite, enquanto saboreia algumas das melhores comidas típicas da Colômbia.

Créditos das fotos: Arepas:  Josh / Ajiaco: James / Patacón: scott&emily

Além de viagens pelo país e conversos com colombianos, também utilizei como fontes de informações os sites Homeaway e Off2Colombia, que eleboraram seleções gastronômicas com o mesmo propósito.

Viajar com tudo reservado é bem melhor
  • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  • RentCars: aluguel de carro pelo menor preço nas principais locadoras do mundo

Descontos para economizar na viagem

Autor

Criador e principal editor do Buenas Dicas, o blog do viajante inteligente (que é você 😄). Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

2 Comments

  1. ola nivaldo , poderia me informar seu sobrenome e a data de postagen deste artigo para fazer referencia de um trabalho academico

    • Nivaldo responder

      😲😲😲 Oi Amanda. A data do post é essa descrita no topo: 10 de agosto de 2015. Meu nome é Nivaldo Martins. Abraço e sucesso no trabalho.

Comentários