10 comidas realmente típicas da Colômbia

À primeira vista, a culinária colombiana lembra muito a brasileira, pois também teve influência dos escravizados africanos e da riquíssima floresta amazônica.

Mas os pratos típicos da Colômbia também trazem outros dois elementos importantíssimos: a Cordilheira dos Andes, com todo o histórico gastronômico dos povos originários, e o Mar do Caribe.

A seguir, confira quais são as principais comidas típicas de Colômbia e como foi nossa experiência provando algumas dessas delícias durante a viagem pelo país, em que percorremos Bogotá, San Andrés e Cartagena.

Comidas típicas da Colômbia: pratos e lanches de rua

A culinária colombiana está cada dia mais em destaque, com restaurantes de Bogotá entre os melhores da América Latina e muitas comidas típicas de rua fazendo sucesso mundo afora.

Nas maiores cidades do Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, é comum encontrar pratos colombianos e principalmente “food trucks” de comida colombiana.

Agora, confira esta seleção exclusiva com as melhores comidas realmente típicas da Colômbia.

1. Ajiaco

ajiaco colombia
Ajiaco, sopa típica da Colômbia

O ajiaco é um ensopado tradicional em toda a Colômbia, principalmente em locais mais frios devido à altitude, como Bogotá. Na receita mais comum, a sopa é feita com milho, frango, alcaparras, coentro e diferentes tipos de batata, tudo muito bem cozido.

2. Arroz de coco

Almoço: peixe frito com arroz de coco

Assim como no nordeste do Brasil temos o arroz de leite, na Colômbia um prato típico do litoral é o “arroz con coco”, muito popular na região do Caribe. Feito com leite natural de coco, geralmente é servido dentro da cuia do próprio coco, acompanhado de outras delícias como patacones. Esse da foto, acima do peixe frito, eu comi no resort Gente de Mar, perto de Cartagena.

3. Patacones

patacon colombia
Patacones recheados de queijo

Pedacinhos fritos de banana da terra muito, muito crocantes. Essa é a base do patacón, típico e simples prato colombiano, que pode ser servido assim, puro, ou com patês de frango, guacamole, vinagrete, ou o que você quiser. Os melhores eu comi no Caribe, em Cartagena de las Índias. É um dos pratos colombianos mais conhecidos e reproduzidos no exterior.

4. Bandeja Paisa

Ah que saudade da bandeja paisa. Esse prato mata-fome criado em Medellín, a cidade de Pablo Escobar. Pode ser encontrado em restaurantes de toda a Colômbia. A composição mais comum do prato é essa da foto: arepas, patacones, morcela (a linguiça preta, de sangue coagulado e temperos), linguiça, arroz, torresmo, carne moída, feijão e um pedaço de abacate. Geralmente é um prato barato que alimenta de duas a três pessoas. Esse da foto eu comi em Cartagena.

5. Lechona Tolimense

Uma leitoa assada lentamente, num processo que leva cerca de 10 horas. Ela é recheada de arroz, cebola e muitos temperos. Assim é feita a Lechona Tolimense, uma comida típica colombiana que nasceu na cidade de Ibagué, região de Tolime, a leste de Bogotá. Para acompanhar o prato, nada melhor do que as clássicas arepas.

6. Arepa Colombiana

Arepas
Arepas recheadas de carne

A arepa é feita com um tipo de massa muito comum na Venezuela, no Panamá e na Colômbia. A versão colombiana tem cara de tortilha, massa de milho ou canjica branca e deve ser frita. É consumida a qualquer hora do dia na Colômbia, seja recheada com frango, carne desfiada, queijo, ou simplesmente amanteigada.

7. Ají

Na dúvida do que vai acompanhar seus patacones, suas arepas, seu peixe ou qualquer outra comida típica da Colômbia? A dica é temperar tudo com “ají”, uma espécie de versão colombiana do nosso vinagrete. Ele leva ingredientes como coentro, pimenta habanero, tomate e limão. Muy picante! O ají também é muito comum no tempero das comidas típicas do Peru. Inclusive, dizem que é originário de lá.

8. Empanadas Colombianas

Em Bogotá e outras grandes cidades da Colômbia, é comum encontrar empanadas nos cardápios de restaurantes. Elas geralmente são oferecidas como entrada. Diferente das grandes empanadas chilenas e das empanadas argentinas, na Colômbia elas são fritas. O tamanho é mediano e os recheios mais comuns são queijo e “carne mechada”, que é carne desfiada. Essa da foto eu comi no restaurante Chibchombia, no bairro La Macarena, centro gastronômico da capital colombiana.

9. Frijoles Rancheros

É a feijoada colombiana. Foi a melhor coisa que eu provei em Bogotá. Servido numa cumbuca de barro preto, o feijão de bola vem cozido com carne moída, linguiça, batata palha e banana. Pra acompanhar, arroz, abacate e arepas. Esse da foto eu comi no restaurante La Puerta de La Catedral, em Bogotá, no bairro de La Candelaria. Costuma ser bem servido e é perfeito para os dias mais frios.

10. Almojábana ou Pan de Buono

O pão de queijo da Colômbia. Tem sabor mais suave do que o parente mineiro, e está mais para pão do que para queijo. Mesmo assim, é gostoso e pode ser encontrado principalmente no centro das grandes cidades. É comida de rua por excelência, vendido quase sempre muito barato. Na região de Cali, é chamado de Pan de Buono.

Vai uma comida típica da Colômbia aí?

Minha dica é que você vá para a Colômbia!

É no próprio país que as comidas típicas da Colômbia ficam mais características, pois são feitas com ingredientes locais, alguns deles difíceis de serem encontrados no Brasil.

Apesar de não ser a cidade mais bonita, Bogotá tem a melhor gastronomia do país, e alguns dos melhores restaurantes da América Latina.

Em segundo lugar, a melhor cidade para provar a culinária colombiana é Medellín, que também recebem voos do Brasil.

Mas também é possível provar os principais pratos em destinos mais turísticos, como Cartagena, San Andrés e Santa Marta.

Boa viagem! Ou melhor, bom apetite, enquanto saboreia algumas das melhores comidas típicas da Colômbia.

Reserve hotéis, ingressos, passeios e seguros com os parceiros do Buenas Dicas.

Você não paga nada a mais, e o blog recebe uma comissão.

Conheça nossos parceiros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 Comentários

  1. ola nivaldo , poderia me informar seu sobrenome e a data de postagen deste artigo para fazer referencia de um trabalho academico

    1. 😲😲😲 Oi Amanda. A data do post é essa descrita no topo: 10 de agosto de 2015. Meu nome é Nivaldo Martins. Abraço e sucesso no trabalho.

      1. Amei as receitas. Vou fazer algumas. Quero acostumar meu paladar, coisa que acredito não será difícil. Futuramente, estarei indo para Bogotá, se Deus assim me permitir