Onde comer em Mendoza – Restaurantes e hamornizações

Mendoza é pura gastronomia. Entre passeios para vinícolas, muitos deles com harmonização de pratos e vinho, e caminhadas pela cidade, comer é uma das principais atividades.

Entenda aqui onde comer em Mendoza, com dicas de restaurantes especializados no melhor da culinária argentina, especialmente na famosa “parrilla”, onde é assado o tradicional churrasco argentino.

Já visitei Mendoza três vezes e experimentei um pouco de tudo. De restaurantes baratos no centro, a harmonizações nas vinícolas, além, é claro, de bons restaurantes na região central da cidade.

Dicas de onde comer em Mendoza

Antes de viajar, eu não li nenhuma lista tipo essa. Saí andando por Mendoza e fui descobrindo, pelo caminho, restaurantes interessantes.

Uma dica para viver assim e se dar bem, é ficar do olho nas notas dos restaurantes em sites como Tripadvisor e no próprio Google Maps. Se, nessa última plataforma, a nota for superior a 4,5 significa que a chance de ser realmente bom é grande.

Onde estão mais restaurantes em Mendoza

A Av. Aristides Villanueva é um pólo gastronômico de Mendoza. Lá estão dezenas de bons restaurantes e “restobares”, além de pubs que servem excelentes pratos típicos.

Os preços não assustam. O que costuma impressionar é o tamanho dos pratos.

No entorno da Plaza Independencia também estão ótimos restaurantes.

Algumas dicas de restaurantes em Mendoza, na região central:

  • El Palenque Aristides – Restaurante tradicional, serve pratos fartos da culinária argentina, como milanesas, batatas fritas com queijo e excelentes empanadas. Lugar pra comer bem sem gastar muito.
  • Cordillera Vinos y Fuegos – Ambiente um pouco mais refinado, onde se destacam os pratos feitos na parrilla. Também serve carnes em cortes argentinos, como lomos, matambres e chorizos, além de boas empanadas e, como diz o nome, tem uma grande carta de vinhos da região.
  • Canta La Rambla – Restaurante espanhol. Ou melhor, catalão. Especializado em pratos da Península Ibérica, como lulas empanadas, paella e muitos outros frutos do mar.
  • Fuente y Fonda – Não existe nada mais argentino em Mendoza. Cantina charmosa, de pratos bem servidos da tradicional cozinha ítalo-argentina, com raviólis, lasanhas, carnes assadas e doces típicos.
  • Azafrán – Na capital argentina dos vinhos, nada como jantar dentro de uma adega. Restaurante tradicional na cidade, serve pratos finos e também petiscos consagrados da culinária argentina, como empanadas. E a carta de vinhos é uma das melhores de Mendoza.

Dicas de bodegas e vinícolas com restaurantes e harmonização com vinhos:

Na cidades que é a maior produtora nacional de vinhos, e o enoturismo movimenta a economia, não faltam lugares para aprender a combinar pratos e vinhos. Ou simplesmente para comer com a maior oferta possível de vinhos regionais. Atenção: para almoçar, geralmente é preciso agendar com antecedência.

  • Bodega Finca Agostino – A 40 km do centro da cidade, essa é uma das melhores bodegas de Mendoza. E é possível almoçar no local, harmonizando pratos finos com vinhos próprios.
  • Casa El Enemigo – A 30 km do centro de Mendoza, esse é um dos melhores restaurantes da província. Pertence ao famoso enólogo Alejandro Vigil. A harmonização com vinhos acontece em todo a sequência do menu, da entrada até a sobremesa.

Devido à distância da região central de Mendoza, para ir a esses restaurantes, é bom ter um carro alugado e um motorista da vez. Ou compre os passeios com agências de turismo. Outra opção, para não estar tão longe, é se hospedar nessa região das principais bodegas de Mendoza. Nas dicas de Onde ficar em Mendoza, tem sugestões de pousadas inclusive “dentro de vinícolas”.

Alguma dúvida sobre o que comer ou onde comer em Mendoza?

Além desses restaurantes mais tradicionais ou refinados, Mendoza também tem ótimas lanchonetes, onde se comem excelentes “panchos”, o cachorro-quente argentino, entre outras especialidades de comidas de rua ou mais baratas, como pizzas e empanadas.

Para esses, a dica é realmente sair andando e parar onde lhe apetecer. De preferência, com o celular em mãos para poder conferir opiniões de outros viajantes.

E para planejar outras etapas da viagem, aqui no blog mesmo tem muito mais dicas de Mendoza.

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

5 Comentários

  1. Nossaaaaaaaaahhhhh que delícia de dicas de churrasco argentino em Mendoza. A-D-O-R-O linguiça preta, não vivo sem. Obrigado por compartilhar dicas tão legais de restaurantes em Mendoza e tudo sobre a verdadeira parrilla.

  2. Queria ver aqui umas dicas de como preparar esse churrasco argentino em casa! Além de sugestões de onde encontrar esses cortes.

  3. @85749dce0d8cb18657034d8324f3be68:disqus Pode até ser, principalmente no sul. Mas no sudeste e no centro-oeste não conheço ninguém que goste e nenhum lugar que sirva a iguaria. E valeu, Policarpo. Espero tornar esse espaço no mínimo uma fonte válida sobre os encantos da Argentina.

    1. Acredito que o equivalente a morcilla aqui no Brasil seja o churiço (tipo de lingüiça feita a base de sangue. Nunca comi a tal morcilla, mas gosto do churiço (e sou do sudeste). O churiço não é muito conhecido mesmo e já deve estar ficando esquecido, só os mais velhos apreciam, é uma tradição que não está sendo passada à frente.

  4. Grande blogueiro! Parabéns pela iniciativa. A Argentina, fora os argentinos, é um lugar maravilhoso mesmo. Uma correção: a tal da morcilla, ou morcilha para os tupiniquins, pode não ser muito apreciada na maioria dos estados como Goiás e toda a sua região metro e centropolitana (aí incluímos Brasília), mas é uma iguaria digna de muita pompa no sul e, posso até arriscar, no sudeste do país. Bem preparada pede um bom tinto encorpado desses envelhecidos em carvalho com “vê”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *