Não é só de tapas (e beijos) vive Barcelona. A Catalunha tem dezenas de pratos típicos, incluindo entradas, petiscos, sopas, carnes e doces. E claro, o melhor lugar para comer tudo isso é nos deliciosos restaurantes de Barcelona.

(Tá com viagem marcada para Barcelona? Veja também Onde se hospedar em Barcelona, e conheça os melhores bairros, perto dos melhores restaurantes para provar isso aqui tudo)

Veja a seguir 17 comidas típicas de Barcelona para você provar e repetir quantas vezes for preciso. Delícias legítimas da gastronomia catalã, de base mediterrânea e múltiplas influências, principalmente de origens árabe, judaica e, claro, espanhola. As sobremesas estão no final da lista. =D

Saiba mais: Quais são os principais pontos turísticos de Barcelona

1. Pà de pagès

O nome em catalão não ajuda a entender o que é essa comida típica da Barcelona. Mas é simplesmente o pão mais comum na Catalunha e nas Ilhas Baleares. Grande, arredondado e pouco gorduroso, ele pode ser fatiado como um pão de forma.Para encontrar este pão em Barcelona, procure também pelos nomes em espanhol: Pan de Payés ou Pan Rústico.

Veja aqui mais fotos e a receita, em espanhol

2. Pa amb Tomáquet

comidas tipicas barcelona pan tomate
Não tem comida típica mais simples do que essa | Foto de Jaula de Ardilla (CC)

Gostou do pão catalão? Então também vai gostar da mais típica entrada dos restaurantes de Barcelona, que consiste em basicamente esfregar um tomate maduro e temperos como alho ao Pà de pagés. Resumindo, trata-se de um pão com tomate cru. Geralmente acompanha tapas ou é servido antes do prato principal.

3. Calçotada

Em bom português, até poderíamos chamar de Churrasco de Cebolinha, mas não é exatamente isso. O Calçot é uma variação de cebola inventada na Catalunha. As colheitas geralmente acontecem entre janeiro e abril, então essa é a melhor época para encontrar essa iguaria típica em Barcelona. Para entender mais o que é isso e o ritual de Calçotada, leia o artigo do Bistrô Carioca.

Veja aqui onde comer Calçotada em Barcelona.

4. Pimientos de Padrón

comidas tipicas barcelona pimento padron
Comida típica de Barcelona para vegetarianos e vegans | Foto de Aida Mollemkamp (CC)

O “pimiento” é um parente do pimentão e é muito comum na gastronomia espanhola, com presença quase certeira nas tábuas de tapas em Barcelona. Bem menor do que um pimentão comum, ele é servido frito, envolto numa camada de sal. Antes de pedir sua porção de Pimentos Padrón em Barcelona, é bom saber se eles são ou não do tipo “pimento apimentado”, que arde bastante.

Veja aqui aqui algumas dicas para vegetarianos na Espanha, que fala sobre os pimientos.

5. Escalivada

Mais vegetais! A Escalivada Espanhola é mais uma comida típica de Barcelona ideal para vegetarianos. Basicamente, é um cozido de legumes, incluindo berinjela, cebola, alho, manjericão e os clássicos “pimientos”, dos quais falei acima.

Veja aqui a receita em português e aqui mais informações sobre o Bar Casí, que tem uma das mais elogiadas Escalivadas de Barcelona.

6. Coca de Recapte

Se Escalivada já é bom, imagine ela sobre uma massa crocante e coberta de anchovas? Então você já entendeu o que é a Coca de Recapte, comida típica de Barcelona e de outras cidades da Catalunha. Lembrando que a anchova fresca do Mediterrâneo tem sabor incomparável.

Veja aqui a receita e vídeos ensinando a preparar o prato.

7. Butifarra ou Botifarra

comidas tipicas barcelona butifarra
Linguiça ou Butifarra? Pratada de comida típica de Barcelona | Foto de Jeremy Keith (CC)

Um tipo de linguiça à base de porco, original da Catalunha, comum em Portugal e que também se tornou uma comida típicas de país da América do Sul como Colômbia e Peru. Conhecido também como “salsicha catalã”. O embutido leva, além de carne de porco moída, outras especiarias e temperos como sal, pimenta e alho.

Veja aqui em espanhol os melhores restaurantes e bares para comer Butifarra em Barcelona.

8. Arròs Caldoso con Bogavante

O próprio nome já indica as principais características do prato. Apesar da Parrillada ser bastante encontrada em Barcelona, o Arrós Caldoso é um prato mais atrelado às tradições da Catalunha. Está mais para um ensopado com legumes, carnes e frutos do mar do que para um risoto. Na Catalunha a versão mais comum é com “bogavante”, um crustáceo parente da lagosta.

Veja aqui a rota do arroz em Barcelona e aqui os 5 melhores restaurantes de paella e arroz marinero da cidade. Tudo em espanhol.

9. Arròs Negre

Ou arroz negro, para quem não “habla” catalão. Muito comum em Valência e Barcelona, o prato poderia ser simplesmente uma paella, com arroz, alho e frutos do mar, se não fosse tudo pintado pela tinta de lula, que dá esse aspecto de “feijoada de arroz” ao prato.

Veja aqui, em português, onde comer Arroz Negro em Barcelona.

10. Fideuá

comidas tipicas barcelona fideua
Caldeirada Fideuá, comida típica de Barcelona | Foto de Marcela Escandell (CC)

Gosta mais de macarrão do que de arroz? Então você vai adorar o Fideuá, um prato típico da costa sul da Espanha, mas que se incorporou à rica dieta mediterrânea de Barcelona. Tem os mesmos ingredientes que dão sabor à paella, mas em vez de arroz, a base do prato é um macarrão que lembra o espaguete.

11. Escudella i carn d’olla

O tradicional cozido catalão é a primeira sopa de que se tem notícia na Europa, com escritos do século 14 que falam sobre o consumo diário do alimento pelos catalães. O ensopado é feito com grandes almôndegas, salsão, repolho, cenoura e outros ingredientes a gosto, como pedaços de butifarra, a linguiça catalã.

Veja aqui a receita, em espanhol.

12. Suquet de peix amb cloïsses

A sopa de pescado é um prato histórico e típico de Barcelona e toda a Catalunha, principalmente da Catalunha do Norte, localizada em território francês. Como muitas receitas, foi criado para evitar o desperdício, no caso de peixes que já não apresentavam bom aspecto para a venda e eram assim consumidos pelos pescadores. Pode ser feito com diferentes tipos de peixe, vegetais e legumes.

13. Coca de Montserrat

coca de montserrat comidas tipicas barcelona
Delícias de doces típicos de Barcelona | Foto de Nadine (CC)

A coca da Catalunha não tem nada a ver com a Coca-Cola e muito menos com a Coca da Bolívia, aquela plantinha boa de mascar e que dá origem a drogas mais pesadas. Coca é simplesmente uma massa, semelhante à massa de bolo, podendo ser doce ou salgada. Em Barcelona, a mais comum é a Coca de Montserrat ou Montserratina: massa coberta com açúcar refinado. Nada mais perfeito para acompanhar um bom café. Sua origem, claro, é a cidade Catalã de Montserrat, que aliás é um ótimo bate e volta de Barcelona.

14. Esqueixada de bacallà

Lascas de bacalhau cru, tomate, cebola, “pimientos”, azeitonas pretas, vinagre, sal e pimenta. Pronto, você já tem um belo exemplar da mais fácil de preparar das comidas típicas de Barcelona. É possível encontrar variações dessa receita pela Catalunha.

Veja aqui as fotos e como preparar a sua. Em espanhol.

15. Mel i Mató

O nome em Catalão não ajuda, mas a primeira sobremesa da lista é simples. “Mató” é um queijo fresco típico da Catalunha. Pode ser de leite de cabra, ovelha ou vaca. É sem sal e pode ter um toque de suco de limão. Com mel e nozes por cima, está pronto esse doce, nem tão doce, típico de Barcelona.

16. Bomba de la Barceloneta

comidas tipicas barcelona bomba
Comida típica, oleosa e deliciosa | Foto de Moritz Barcelona (CC)

Barcelona é a única cidade da Europa onde se fala BOMBA toda hora sem o menor pânico. Isso porque as bombas de lá estão mais para um atentado contra a dieta. As tais Bombas de la Barceloneta mais parecem um grande coxinha, mas não têm nada a ver com o petisco brasileiro. Elas são, na verdade, bolas de batatas recheadas com carne e molho picante. E sim, foram inventadas em La Barceloneta, bairro da praias mais famosa de Barcelona.

Veja mais sobre sobre o Tapas 24, em português, lugar com bombas famosas em Barcelona.

17. Crema Catalana

Mais do que uma comida típica de Barcelona, é um legítimo doce com DNA catalão. Lembra um crème brûlée francês, mas é diferente na receita e no sabor, como uma doceira explica aqui. Indiscutível, somente o fato de que esse creme de ovo coberto com açúcar caramelizado gera paixões em Barcelona e é a sobremesa favorita de nativos e turistas.

Créditos das imagem de destaque (Bomba): Moritz Barcelona

Viajar com tudo reservado é bem melhor
      • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
      • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
      • Passagens aéreas: melhores sites para pesquisar preços de passagens
      • Airbnb: reservas de quartos e apartamentos de temporada

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

        • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguro Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
        • Acesse o Airbnb por esse link e ganhe mais de  R$ 150 em crédito  de hospedagem se ainda não for cadastrado.
Autor

Criador e editor do Buenas Dicas, o blog de viagem super sincero. Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

4 Comments

  1. Olá,
    Uma delícia de blog!!!!
    Assistindo a um filme a atriz diz que vai
    preparar um (a) cola cao. O que é isso?
    Abraços,

    Régis

    • Olá, Régis. Nunca tinha ouvido falar. Googlei aqui, parece que é um tipo de Toddy / Nescau da Espanha, com sede em Barcelona.

      Saudações.

  2. Ernesto Fabrich Zanon responder

    Olá, estou procurando uma receita de comida que minha avó fazia e ainda não encontrei na culinária espanhola.
    Ela chamava a comida de morrete. Fazia-se com bacalhau ou figado, alho frito e batatas. ela adicionava farinha e formava uma pasta e comia-se com pão.
    Vc já viu esta receita?

Comentários