Do litoral ao sertão, a Paraíba é um dos melhores lugares para experimentar a típica culinária nordestina, de influências indígenas, africanas e portuguesas. E há também os pratos tradicionalmente paraibanos. Veja quais são as principais comidas típicas da Paraíba e o que vale a pena comer em João Pessoa e outras cidades.

Essa lista de comidas típicas da Paraíba tem pratos à base de carne, peixes e doces, entre outras receitas características do estado. E se você tem algo a acrescentar sobre a gastronomia paraibana, mande sua dica, principalmente se você for nativo do estado, com muito mais a acrescentar.

Assim como em outros estados do nordeste, na Paraíba a culinária se divide em duas: a Culinária Litorânea, com pratos de pescados regionais e temperos trazidos das colônias portuguesas, e a Culinária Sertaneja, marcada pelo alto consumo de carnes de animais de rebanho e grãos de longa vida útil, como arroz e feijão.

1. Tapioca ou Beiju

De origem indígena, a tapioca é um prato típico de toda a região nordeste do Brasil. Seu nome, na língua tupi, significa “pão de casa”. À base de mandioca, é um quitute barato e fácil de fazer. Na Paraíba, os recheios mais comuns do beiju, como também é chamada, são a manteiga e o queijo coalho. Mas o pessoal solta a imaginação, servindo beiju com carne de sol, presunto, ovos mexidos e outros recheios.

2. Mungunzá

A culinária paraibana tem muitos pratos à base de milho. O primeiro destaque vai para o mugunzá, mais comum no período das festas juninas. A receita leva milho, leite e açúcar, sendo uma espécie de ensopado adocicado, podendo ser preparado também com canela, cravo e até mesmo caldo de carne. No sudeste e outras regiões do Brasil, esse prato é conhecido como canjica. Já no nordeste, o que chamam de canjica é curau no nordeste.

3. Cuzcuz

Surgiu na África e ganhou a casa de milhões de brasileiros, especialmente no nordeste. A versão mais comum na paraíba é o cuscuz de farinha de milho, cozida no vapor. Existe até um equipamento para o seu preparo, a “cuscuzeira”. Pode ser o prato principal num café da manhã ou almoço, ou servido como acompanhamento no jantar, com leite, ovos, manteiga ou carne.

4. Buchada

As buchadas são pratos feitos com as entranhas, que são rins, fígado e vísceras, cozidos em bolsas feitas com o estômago do animal. As mais comuns são a buchada de bode e a buchada de boi. Tem forte influência de um prato português chamado “maranho”. Mais comum no interior do estado. Prato pesado, de “sustança”, tem preparo mais elaborado e é daqueles que reúne famílias inteiras aos domingos.

5. Baião de dois

Clássico no nordeste, principalmente na culinária cearense, a baião de dois também é uma das melhores comidas típicas da Paraíba. Basicamente, é a mistura de arroz, feijão, além de temperos como manteiga de garrafa, cebolinha e coentro, servidos no mesmo prato. Mas tem alguns detalhes. O feijão deve, de preferência, ser o feijão verde. Pode ser servido assim para vegetarianos e veganos. Mas a versão mais comum do prato leva carne de sol ou linguiça picadinha.

6. Arrumadinho

Não exatamente um prato típico, o arrumadinho é uma maneira de servir algumas comidas tradicionais. O nome já diz tudo. No mesmo prato ou travessa, as porções são acomodadas lado a lado. Na combinação tradicional, o arrumadinho vem com vinagrete, carne de sol, arroz e mandioca. Não necessariamente nessa ordem. Pra dar uma gosto ainda mais paraibano, pode despejar manteiga de garrafa.

7. Tábua de carne de sol

Porção de carne de sol com cebola – Foto de Marcus Bevilaqua (CC)

Já citada como figurante em alguns dos pratos acima, a carne de sol na verdade é uma das principais estrelas da culinária paraibana. Tem vários restaurantes dedicados a ela em João Pessoa. Tem esse nome pois, antigamente, era desidratada com sol e exposta ao sol, pois assim durava mais tempo. O processo se modernizou, mas ela continua uma das favoritas nos cardápios.

8. Arroz de leite

Prato típico em boa parte do nordeste, o arroz de leite também é amado na Paraíba, sendo um dos melhores acompanhantes para a carne de sol. Trata-se, em resumo, do arroz cozido com manteiga e leite, tornando-se um prato bem cremoso. Geralmente é servido também com queijo coalho, que derrete no calor da panela e dá ainda mais sabor ao conjunto.

9. Camarões, peixes e frutos do mar

No litoral da Paraíba, são mais comuns os pescados. As receitam e acompanhantes variam bastante, de forma que não existe um prato específico que seja o mais tradicional da região. Entretanto, são relativamente comuns os rodízios de camarão nos restaurantes de João Pessoa, servidos fritos, cozidos, em molhos, bobós, em risotos e de outras formas.

10. Arroz doce

Arroz doce com canela – Foto de Porto Experiences

Uma das sobremesas mais tradicionais do Brasil e especialmente do nordeste. No mês de julho, com as grandes festas juninas, como a de Campina Grande, o arroz doce é provavelmente o doce mais consumido do Brasil. A origem não é comprovada, mas especula-se que o prato surgiu na Ásia, particularmente na China ou no Vietnã. O modo de preparado é simples: arroz cozido em leite e açúcar, temperado com limão, canela e outras especiarias.

11. Cartola

A cartola é um doce legitimamente brasileiros e nordestino, criado nas casas dos engenhos de cana-de-açúcar. A sobremesa completa é montada com bananas fritas em manteiga, acompanhadas de queijo coalho derretido e cobertura de açúcar com canela. Apesar de ser um prato mais associado com Pernambuco, também é muito comum na culinária da Paraíba.

12. Bolo de rolo

Massa de bolo enrolada com uma camada de goiabada derretida, polvilhado com açúcar. Essa é a descrição mais sucinta possível do Bolo de Rolo, espécie de rocambole à brasileira, com ingredientes comuns na região dos engenhos de cana-de-açúcar, como a goiaba. Por lei, é considerado patrimônio imaterial de Pernambuco. O que não impede que seja tradicional e comum também na Paraíba, estado vizinho que compartilha parte da história e do paladar.

Viajar com tudo reservado é bem melhor
  • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  • Touron: ingressos e tours em Buenos Aires e em todo o Brasil
  • Confidence: compra de moedas e cartão pré-pago internacional

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

→ Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguro Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem

→ Acesse o Airbnb por esse link e ganhe mais de  R$ 150 em crédito  de hospedagem se ainda não for cadastrado.

→ Chip internacional de dados e voz com  15% de desconto  se usar o cupom CHIPMAISBARATO.

Autor

Criador e editor do Buenas Dicas, o blog de viagem super sincero. Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

Comentários