Há anos sou fã da culinária cearense. Mergulhei de vez na gastronomia local depois de passar alguns dias em Jericoacoara e Fortaleza, saboreando petiscos, peixes, carnes e sobremesas, incluindo as mais consagradas comidas típicas do Ceará.

Aliás, nunca vi um estado ou país pra ter tanta comida típica igual o Ceará. De todas as seleções gastronômicas que já fiz aqui no Buenas Dicas, de longe essa foi a mais disputada.

Agora, vou compartilhar aqui os melhores pratos que provei e outros que fiquei só na vontade, alguns com links para receitas, outros com as fotos que eu consegui tirar (é difícil não atacar a comida antes). Afinal, quando se fala das comidas típicas do Ceará, bate sempre aquela vontade de tentar fazer em casa.

Como são apenas 10 pratos, já aviso que alguns clássicos da culinária cearense ficaram de fora, como a buchada de bode, a panelada, a galinha à cabidela, a peixada cearense, a paçoca e o doce de caju. Mas garanto que as comidas selecionadas vão deixar muita gente com água na boca.

10. Carne de Sol com macaxeira

comida nordestina

Também conhecida como carne de vento ou carne do sertão, é um dos pratos mais comuns nas casas e restaurantes do Ceará. O nome “carne de sol” vem do processo pré-histórico de conservação, em que a carne era desidratada ao sol, assim resistindo a longas viagens.

9. Rapadura

O Ceará é o maior produtor de rapadura do Brasil. E não duvido que o estado seja também o maior consumidor, pois o alimento, de alto valor calórico, faz parte até da merenda escolar cearense. Pode ser misturada com castanha-de-caju, coco e amendoim. Mas os sertanejos gostam mesmo é de rapadura com farinha.

8. Tapioca

tapioca comidas tipicas ceara

Já comi excelentes tapiocas pelo Brasil, mas sem dúvidas as melhores foram no nordeste, como essa delícia abaixo, que provei no hotel em Jericoacoara. Sobre sua história, primeira vez que os portugueses viram uma tapioca foi em uma tribo de Pernambuco. Mas há registros de que os índio Cariris, do Ceará, também conheciam o alimento, à base de farinha de mandioca. O que eles nem imaginavam, é que ficaria muito melhor com manteiga e queijo. Veja também: o que fazer em Jericoacoara.

7. Sarapatel

De origem portuguesa, o sarapatel foi adaptado ao gosto brasileiro e faz sucesso no nordeste, sendo uma das comidas típicas mais tradicionais do Ceará. Na receita do prato, que tem o aspecto de um ensopado de carne, vão vísceras de porco, sangue coalhado, toucinho e temperos como pimenta-de-cheiro e folhas de louro.

6. Peixes da costa cearense

comidas tipicas ceara peixe robalo

Nos cardápios do Ceará, o que não falta é peixe pra escolher. Os mais comuns são o Pargo, a Cavala, a Pescada Amarela, o Sirigado e o Robalo. E foi esse último o que eu mais gostei, principalmente grelhado, servido assim, literalmente de bandeja.

5. Sarrabulho

Esse prato eu vi até em restaurante de quilo no Ceará, mas não tive coragem de provar. Também de origem portuguesa, o sarrabulho cearense leva carne de porco, com direito a sangue coagulado, toucinho, fígado, garganta, além de temperos. Como você pode ver aqui, junto à receita, o prato é polêmico.

4.Cuscuz Nordestino

cuscuz cearense pratos tipicos

Existe o cuscuz paulista e o cuscuz nordestino. E é esse segundo, claro, que entra na lista das melhores comidas típicas do Ceará. Ele pode ser comido puro, como acompanhamento de carne seca, por exemplo. Ou pode se tornar um prato único, como nesta receita de cuscuz com queijo.

3. Bolo Mole

bolo mole comidas tipicas ceara

Provei vários bolos moles no Ceará (o pior deles foi esse da única foto que tirei, que estava meio murcho). Também conhecido como bolo baeta e bolo de leite, me pareceu um meio termo delicioso entre bolo e pudim. Na receita vai leite condensado, leite integral, farinha de trigo, leite de coco e manteiga. O melhor que comi foi no hotel em Jericoacoara. Olha aqui o modo de preparo.

2. Moqueca Cearense

Falar de moqueca é sempre um assunto polêmico. Cada estado litorâneo tem a sua, com variações dentro do próprio estado.  No Ceará, a moqueca tradicional deve ser com peixes mais comuns da região, como robalo, badejo ou namorado. No preparo, o toque cearense é o suco de caju. A receita mais legal na internet é essa aqui. Boa sorte no preparo desse delicioso prato típico do Ceará!

1. Baião de Dois

comidas tipicas ceara baiao de dois

Queria encerrar essa lista com o feijão de corda, um dos pratos típicos mais comuns à mesa das famílias do Ceará. Mas provei ele junto ao arroz e ficou muito melhor. Nascia aí meu amor pelo baião de dois. Ou simplesmente Baião, como chamam os mais íntimos. Acho justo, pois não é simplesmente uma combinação de arroz e feijão. Além dos dois ingredientes principais, o prato ainda leva cebola, pimentão, cheiro verde, alho, tomate, toucinho e queijo coalho, o coringa da cozinha cearense.

Veja mais comidas típicas do Brasil e do mundo

Viajar com tudo reservado é bem melhor
  • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  • Touron: ingressos e tours em Buenos Aires e em todo o Brasil
  • Confidence: compra de moedas e cartão pré-pago internacional

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

→ Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguro Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem

→ Acesse o Airbnb por esse link e ganhe mais de  R$ 150 em crédito  de hospedagem se ainda não for cadastrado.

→ Chip internacional de dados e voz com  15% de desconto  se usar o cupom CHIPMAISBARATO.

Autor

Criador e editor do Buenas Dicas, o blog de viagem super sincero. Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

10 Comments

  1. Baião é vida! Aliás todas essa comidas. A gente come muito o cuscuz com manteiga e café, no café da manhã também.

    • Nivaldo responder

      Oi Ana. Obrigado por complementar. Espero poder voltar logo ao Ceará para experimentar dessa forma.

  2. Carla Almeida responder

    Vou para Milão visitar minha cunhada, lá jantarei com alguns italianos que nunca conheceram o Brasil, muito menos o Ceará (óbvio haha). Como sou de Fortaleza eu tava pesquisando o que eu poderia levar para eles, vendo sua postagem decidi levar uma rapadura de caju, lá não tem cana de açúcar nem caju, então acredito que vá ser uma experiência bem diferente. Voltando a sua portagem…acredito que a grande diferença entre as comidas da região nordeste não são nem os pratos em si , mas muito o tempero e o modo de preparo de cada região. Claro que há exceções, por exemplo, pessoal de Recife sabe nem o que é baião de dois: “Oxente! é só pegar o feijão e colocar em cima do arroz, né não?!” Não queridos, não é!

  3. Eu vou em outubro….para Fortaleza…nao vejo a hora de chegar neste paraiso😍

    • Nivaldo responder

      Que legal. Ótima época pra viajar ao Ceará! Se tiver tempo, vale a pena dar uma esticada até Jericoacoara. Quando voltar, tá convidada pra voltar aqui e dar suas dicas. Boa viagem!

    • Venha e seja bem vinda desde já. Espero que nossos pratos agradem seu paladar. Não esqueça de pedir tbm CREME DE FRANGO, se for bem feito, te garanto que vai amar!

Comentários