Como ir do Aeroporto de Istambul (IST) ao Centro e Taksim

O Aeroporto de Istambul (IST) fica a 40 quilômetros da área central da cidade. Tem metrô praticamente dentro do aeroporto, mas nem sempre ele é a melhor opção de transporte. Eu mesmo me arrependi de usar o metrô para sair do terminal.

Confira sair do Aeroporto de Istambul rumo aos principais bairros da cidade, como Taksim, Beşiktaş e Sultanahmet, que é o coração do centro histórico de Istambul.

Istambul tem dois grandes aeroportos, o Aeroporto Internacional Sabiha Gökçen (SAW) e o Aeroporto de Istambul (IST). Este último, cuja sigla é IST, é o melhor para chegar a Istambul, pois fica bem mais perto da área central da cidade. Caso você tenha essa opção, escolha o Aeroporto de Istambul (IST) para chegar à maior cidade da Turquia.

Opções de transporte do Aeroporto de Istambul rumo ao centro

No meu roteiro em Istambul, utilizei diferentes opções de transporte na cidade. Para ir do aeroporto a Taksim, onde me hospedei, fui de metrô. Na volta ao aeroporto, preferi pegar um táxi. E também reparei nas opções de transfer com agência de turismo e nos ônibus executivos.

Não existe Uber em Istambul, tampouco outro aplicativo semelhante amigável para turistas. Por isso, leia com atenção essas dicas de como sair do aeroporto e escolha o transporte mais adequado para você.

1. Metrô no Aeroporto de Istambul

  • Preço da passagem: aproximadamente R$ 3 cada trecho (conexões externas)
  • Dica: tenha liras turcas em espécie

O extenso sistema de metrô de Istambul tem uma estação conectada ao aeroporto. Basta andar cerca de 10 minutos após o desembarque, seguindo as placas, e descer muitas escadas rolantes (ou elevador) até a estação İstanbul Havalimanı.

O metrô de Istambul é moderno, limpo e seguro. Mas tem uma pegadinha terrível para viajantes com malas: as conexões são externas.

Então, pra trocar de linha, é preciso sair na rua e andar a céu aberto até o próximo embarque. Por isso, compre o “bilhete único” deles ou pelos menos duas ou três passagens, de acordo com seu destino.

Se for para a região de Beyoglu e Takskim, basta uma troca de linha. Já em direção a Sultanahmet será preciso fazer duas conexões.

Antes de viajar, li num blog que eu poderia pagar a passagem do metrô no cartão de crédito. Cheguei confiante com meu Cartão Wise. Mas todos os terminais automáticos estavam com problema, aceitando apenas dinheiro, e não tem atendimento humano.

Sem dinheiro vivo, precisei voltar até o interior do aeroporto para comprar Liras Turcas.

Por isso, recomendo que você também já faça uma parte do câmbio no aeroporto, apesar da cotação desfavorável. Não precisa saber turco. Basta escolher outro idioma na máquina, como inglês ou espanhol.

O metrô de Istambul funciona das 6h até a meia-noite. É a melhor e mais barata opção de transporte no aeroporto. Mas, se você chegar fora desse horário, ou com muitas malas, recomendo que agende um transfer, de acordo com as dicas abaixo.

2. Transfer que busca no Aeroporto de Istambul

As maiores agências de viagem multinacionais, como Get Your Guide e Civitatis, operam com parceiros locais em Istambul e comercializam o traslado do aeroporto aos bairros hoteleiros da cidade.

O transporte é realizado de várias formas, depende do tamanho do seu grupo e do nível de conforto que prefere. Então, pode ser em van, microônibus ou carro.

Algumas opções:

  • Transfer em minivan no Aeroporto de Istambul
  • Traslado privativo do aeroporto ao hotel
  • Ida e volta (fica mais barato) entre o aeroporto e o hotel

3. Ônibus executivo no Aeroporto de Istambul

O site oficial do Aeroporto de Istambul informa quais são os ônibus de linha e também sobre o ônibus executivo que leva passageiros para os bairros centrais.

A empresa Havaist é a responsável pelos ônibus executivos que conectam o Aeroporto de Istambul às principais regiões hoteleiras, como Beşiktaş e Taksim.

Segundo o site da empresa, os ônibus passam com uma frequência de 20 minutos a 1h30, dependendo do destino. A viagem para o centro dura a partir de 75 minutos.

4. Táxi no Aeroporto de Istambul

  • Valor médio oficial: 20 dólares até os bairros centrais
  • Quanto eu paguei: 40 dólares, negociando muito, na viagem de volta
  • Dica: não use.

O imenso e organizado Aeroporto de Istambul tem seus táxis oficiais, que estacionam em frente ao terminal, e também tem os guichês de táxis dentro do aeroporto. Parece tudo muito seguro, certo?

Mas, assim como em muitas grandes cidades, os taxistas de Istambul são especialistas em aplicar golpes, especialmente em turistas.

Há muitos relatos na internet de golpes aplicados no próprio guichê de táxis do aeroporto. É praticamente uma máfia, um grande esquema de corrupção que chega a cobrar 10 vezes mais por um corrida, dependendo do grau de inocência do viajante.

Na minha volta do hotel ao Aeroporto de Istambul, devido ao horário do voo, precisei ir de táxi. Fiz o agendamento na recepção do hotel, com meu amigo turco ao lado, me ajudando a evitar ciladas. O valor foi acertado fiz o pagamento no próprio hotel. Chegando ao aeroporto, o taxista insistiu pra receber um valor extra, não entendi por que motivo. Como eu já estava zerado de Liras Turcas, me livrei.

Continue planejando sua viagem a Istambul

A colossal Istambul é um dos destinos de viagem mais interessantes do mundo. Para conhecer essa histórica metrópole turca, organize seu itinerário com nosso Roteiro em Istambul, um guia de viagem completo, que incluir os principais passeios e pontos turísticos imperdíveis.

E não deixe de conferir nossa lista com as comidas típicas da Turquia, para você saber o que vale a pena experimentar na cidade, e o que costuma ser cilada para o paladar brasileiro.

Boa viagem!

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *