Como ir de uma ilha para outra na Grécia (2024)

Sabia que a Grécia tem mais de mil ilhas? Vale a pena visitar pelos menos algumas delas durante a viagem. E aqui vou explicar como ir de uma ilha a outra na Grécia, para que você enriqueça seu roteiro e viaje com inteligência.

Cada ilha grega é única, e a forma de viajar entre elas também.

Entre ilhas que ficam próximas, por exemplo Naxos, Paros e Santorini, o melhor transporte é sempre o ferry. Mas para circular entre ilhas mais distantes, por exemplo de Creta a Mykonos, ou para ir de Atenas às ilhas, pode ser melhor utilizar avião.

Marquei no mapa acima algumas das ilhas mais visitadas da Grécia, além de Atenas, para você já começar a entender quais delas estão mais próximas.
Resumo e transporte que vale mais a pena, na minha opinião:
  • Atenas para Santorini e Creta: melhor ir de avião
  • Creta para Mykonos: melhor ir de avião
  • Santorini para Naxos e Paros: vá de ferry
  • Naxos e Paros para Milos, Tinos e Kea: vá de ferry
  • Rhodes para Karpathos e Chios – vá de ferry
  • Rhodes e Lesbos para Atenas: melhor ir de avião
  • Zakinthos para Kyllini e Cefalônia – vá de ferry

Passagem de ferry, compre nas maiores cias, como Blue Star Ferries, ou em sites que pesquisam em várias empresas ao mesmo tempo, como o Omio. Para conferir rotas de voos na Grécia, recomendo o site FlightConnections.

Como viajar entre as ilhas gregas

  • Site confiável para comprar passagem de ferry na Grécia: Omio
  • Principais cias aéreas que voam entre Atenas e as ilhas gregas: Aegean, Ryanair, Volotea, Olympic Air, Sky Express, TUI Fly

É preciso entender como se deslocar de uma ilha pra outra ao mesmo tempo em que planeja seu roteiro na Grécia. Afinal, fica complicado querer visitar ilhas muito distantes, que não possuem voos entre elas, ou ilhas menos visitadas, que possuem poucas ligações marítimas.

Comece seu planejando pela dica mais importante:

Vá de avião e volte de ferry, ou o contrário

Faça o trajeto mais longo de avião, seja na ida ou na volta.

Por exemplo, comece sua viagem por Santorini. Dessa forma, pegue um voo de Atenas para Santorini, que é uma das ilhas mais distantes do continente. Então, vá voltando aos poucos, de ferry, com paradas em outras ilhas.

Um roteiro fácil de fazer, é pegar a balsa de Santorini para Ios, depois de Ios para Naxos, então ir de Naxos para Mykonos.

Em Mykonos, pode pegar um voo para Atenas, ou encarar uma viagem mediana de ferry.

Fazer o contrário também é válido.

Pesquise preço de passagens de ferry com antecedência

Já expliquei aqui no blog onde comprar passagem de ferry na Grécia, de forma bastante detalhada, listando inclusive quais são as principais cias que transitam entre as principais ilhas.

Agora, pra resumir, recomendo a você ir direto no site Omio, que eu utilizei para pesquisar preços e comprar minhas passagens.

Lá você encontra bilhetes de ferry entre as principais ilhas gregas, sem a necessidade de buscar em vários sites.

Nas minhas pesquisas, verifiquei que as empresas de balsas não possuem tarifas tão dinâmicas quanto cias aéreas. Mas os valores não são fixos sempre. Se deixar para comprar na última hora, os preços costumam subir.

Recomendo comprar suas passagens com pelo menos um mês de antecedência, caso vá viajar em meses de baixa temporada, entre março e maio, e em outubro. Se for na alta temporada, em junho, julho e agosto, recomendo comprar suas passagens pelo menos com 3 meses de antecedência, para encontrar vagas nos melhores horários e com descontos.

Confira as melhores cidades e opções de hotéis no guia sobre Onde ficar em Santorini, e reserve sua hospedagem na mais famosa das ilhas gregas.

Dicas para sua viajar de avião da Grécia

Além de ser recomendável fazer de avião o trecho mais longo, recomendo também que você voe para ou partir de uma ilha mais importante.

Afinal, quanto mais visitada é uma ilha, mais voos ela recebe. E quanto mais voos, melhores são as opções de horários e maior é chance de encontrar voos mais baratos.

Fiz meus voos na Grécia com a cia aérea grega Aegean Airlines, que é a maior do país. Ela faz parte do mesmo grupo da Olympic Air, também responsável por algumas rotas entre as ilhas gregas e a Grécia continental.

Mas também é possível encontrar voos entre as ilhas gregas por cias aéreas de outras nacionalidades. Alguns exemplos que encontrei agora, numa rápida busca:

Continue planejando sua viagem para a Grécia

Além de muitas dicas de Santorini, aqui no blog já temos conteúdo sobre Atenas, roteiros na Grécia e em breve teremos guias completos sobre gastronomia, cultura e mais destinos no país.

Aproveite e veja também nosso guia Onde se hospedar em Santorini, com os melhores hotéis da ilha.

Em caso de dúvidas, fale comigo!

Posso ajudar você a organizar todos os detalhes da sua viagem com dicas personalizadas, de acordo com seu perfil e orçamento.

Desejo a você uma excelente experiência na Grécia.

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *