|

Crocobeach: avaliação da maior barraca de praia de Fortaleza

Passei um único dia em Fortaleza e gastei minha tarde no lugar que todo mundo me indicou, com argumentos como “é a melhor barraca de praia de Fortaleza”, “tem a melhor estrutura da Praia do Futuro” e, acreditem, também me disseram que é “a maior e melhor barraca de praia do Brasil.” E lá fui eu conhecer o tal do Crocobeach.

Mas, entre os elogios, já senti o drama de pegar praia em Fortaleza. No próprio hotel, me disseram que poderia ir tranquilo ao Crocobeach, desde que o táxi parasse exatamente na porta e eu ficasse esperto na hora de descer. Foi o que fiz.

Chegando no Crocobeach, não me espantei com a tal imensa estrutura. Realmente é uma grande barraca de praia. Mas o que me impressionou mesmo foram outras coisas.

Segurança demais, é segurança de menos

policia crocobeach praia do futuro fortaleza

Eu nunca tinha visto um segurança armado em uma barraca de praia. Pra compensar, vi muitos deles no Crocobeach. Pelos uniformes, percebi que, além de seguranças particulares, muitos policiais militares também ficam de plantão ali.

segurança praia do futuro fortaleza crocobeach

Eles ficavam principalmente nesse corredor que liga o restaurante às mesas na praia. Mas também circulavam entre as cadeiras, vigiavam a piscina e a entrada do Crocobeach. Sei que a intenção de tantos seguranças é proteger o local de bandidos, mas estar entre tanta gente armada, só aumentou minha sensação de insegurança. É tenso. E se eles estavam ali, é porque deve ter muito criminoso de olho.

Essa é uma das razões de o Crocobeach ser tão indicado aos turistas. O lugar é uma pequena ilha de segurança em meio à perigosa Praia do Futuro.

Piscina na praia? No Crocobeach tem.

piscina crocobeach fortaleza

Eu também nunca tinha visto uma piscina em uma barraca de praia. Mais acostumado a praias do litoral de São Paulo, como Ilhabela e Riviera de São Lourenço, e Ipanema, no Rio de Janeiro, onde o mais normal é cada um levar sua própria cadeira para a praia, foi interessante ver até uma piscina como parte de uma barraca de praia.

cerveja crocobeach fortaleza

Não tive coragem de entrar. Apesar de fotogênica e até bonita pra se olhar de longe, não achei a piscina do Crocobeach um exemplo de higiene. O excesso de cloro era evidente olhando de perto. Se já é possível pegar micose em um clube em que todo mundo deve fazer exame médico, imagine então em uma piscina sem nenhum critério.

A piscina não é pública ou liberada para quem estiver no Crocobeach. Esqueci o preço exato, mas é cobrada uma taxa de uso mais ou menos de R$ 20.

Então é melhor nadar no mar da Praia do Futuro?

praia do futuro fortaleza propria para banho

A Praia do Futuro é própria para banho. Isso não significa que seja limpa, somente que o índice de cloriformes fecais e outras sujeiras está dentro do permitido. Não sei se é porque eu estava chegando da incrível Jericoacoara, mas achei a praia sem graça.

praia do futuro fortaleza

Mesmo sendo um nadador inveterado, não me senti atraído pelo mar da Praia da Futuro. Não que seja uma praia feia, mas ela realmente não me conquistou. Além do fato de estar recém chegado de Jeri, acho que foi a somatória dos fatores que me fez desistir de entrar no mar, como a sensação de insegurança, a areia suja e os pombos.

Como assim, tem pombos na Praia do Futuro?

pombos praia do futuro fortaleza

Reparem as pegadas. O que não falta no Crocobeach é pombo. Eles circulam pela área da piscina, do restaurante e pela faixa de areia. Eles brigam por pedaços de croquete embaixo das meses, fazem a dança do acasalamento e batem as asas por todos os lados. Veja também: 10 lugares lindos, mas cheios de pombos.

Pombo na praia não é uma exclusividade de Fortaleza. Também vi muitos no Rio de Janeiro e imagino que outras praias urbanas do Brasil sofram desse mal. Mas, como falei antes, eu tinha acabado de chegar de Jericoacoara. E em Jeri, meus amigos, ainda não tem essa praga. E espero que continue sem.

E a comida do Crocobeach?

petisco crocobeach praia do futuro fortaleza

Não foi fácil conseguir uns petiscos no Crocobeach. Não sei se é normal, mas o atendimento estava péssimo. E olha que foi em dia de semana, em uma quarta-feira. O lugar estava longe da sua lotação máxima e reparei em vários garçons ociosos. Mas eles preferiam bater papo e olhar o horizonte do que atender uma mesa.

comida crocobeach fortaleza

Entendo que o ritmo de trabalho à beira mar é outro, que o pessoal é mais tranquilo… Mas não era um atendimento ruim normal. Era muito ruim mesmo. Dezenas de minutos esperando a isca de peixe, esperando o espetinho, esperando a conta…

E quando a comida chegava, estava tudo bem mais ou menos. Nada que me lembrasse as deliciosas comidas típicas do Ceará que provei em outros lugares. Peixe com gosto artificial e carne com sabor forte, ruim mesmo.

Então onde curtir uma praia em Fortaleza?

Essa não é uma pergunta retórica. Eu realmente preciso de uma dica de praia válida. Afinal me recomendaram exaustivamente a Crocobeach e a Praia do Futuro, e foi essa sequência de decepções.

cadeiras praia do futuro crocobeach

Depois de contar minha experiência para fortalezenses  e amigos entendidos da capital cerarense, me disseram que infelizmente pegar praia em Fortaleza é assim mesmo. Que, para ter uma experiência melhor, só em Cumbuco.

É isso mesmo, a insegurança, os pombos e outros problemas realmente acabaram com as praias de Fortaleza? Comentem.

Gostou? Então veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 Comentários

  1. iih pior que pegar praia em Fortaleza é assim mesmo, moro na cidade e sempre que quero pegar uma praia acabo correndo para o litoral das cidades vizinhas, Morro branco e Beberibe são praias lindas e realmente quase uma Jeri, as pessoas acabam criando muitas expectativas sobre a praia do futuro por conta da Crocobeach mas moradores da cidade que ja conhecem bem as praias acaba colocando a praia do futuro como uma das mais perigosas e sujas realmente, indico muito a praia da Sabiaguaba (a parte do mangue) e prainha são praias que não tem o maior atrativo e tal não tem barracas luxuosas mas são mais tranquilas pra quem curte apenas um banho de mar e admirar, Praia de Iracema também é bem legal mas de uns tempos pra cá anda bem perigoso por la, até tem sim umas barracas legais mas é bem mais divertido a noite (são as únicas em fortaleza que ainda frequento). Como moradora o que tenho a dizer é que realmente Fortaleza não tenha boas praias.

    1. Obrigado pelas dicas, Aline! Espero voltar em breve pra Fortaleza e conhecer as praias que você indicou. =D

  2. Eu acabei não conhecendo o Crocobeach, mesmo também recebendo indicações positivas, mas acredito que realmente o fato de ter ido para Jeri primeiro acabou influenciando na experiência negativa. Eu recomendo dar outra chance para Fortaleza, visitando Canoa Quebrada, Cumbuco, Águas Belas, Morro Branco e até mesmo o Beach Park. Vão ser outras emoções. Abraço!

    1. Valeu, Thiago. Passei de carro em Cumbuco e achei bonito. Já vi umas fotos de Morro Branco e me pareceu uma quase Jeri. Quero voltar em breve pra ter esse outro ponto de vista. Abraço.