Dicas de Aveiro: o que fazer, onde comer e hospedagem na Veneza Portuguesa
Buscando o que fazer no roteiro de carro (compare preços) entre Lisboa e Porto, encontrei a simpática Aveiro. Conhecida como “A Veneza Portuguesa”, por conta de seu canal navegável, ela tem muitas outras atrações. Entenda aqui se vale a pena conhecer Aveiro (ou fazer um bate e volta), com dicas de pontos turísticos, praias e hospedagem.
Vale a pena conhecer Aveiro? Recomendo ler todas as nossas dicas de Aveiro e ver as fotos que tirei na cidade, pra tirar sua própria conclusão. Mas, se quer ir direto para minha opinião, a resposta está no final do post. Boa leitura!
Dados de Aveiro
Planeje sua viagem:
Clima: frio e chuvoso de novembro a março. Primavera agradável em abril e maio. Verão seco de junho a meados de setembro, sendo essa a melhor época se for à praia.
Quantos dias ficar: em um dia inteiro dá pra conhecer as principais atrações.
Como chegar: de carro, o trajeto é quase todo por pistas duplicadas em excelentes condições, com pedágios. Se for de ônibus ou trem, a estação fica a menos de 1 km do bairro histórico.
Dicas de Aveiro: o que fazer, atrações, atividades e pontos turísticos
Como citei no início, Aveiro é famosa por três razões principais: seus canais navegáveis, que lhe renderam o apelido de Veneza Portuguesa, o Ovo Mole de Aveiro, um saboroso doce de ovos criado na cidade e as simpáticas casinhas coloridas na Praia da Costa Nova. Aqui vão mais detalhes sobre essas e outras atrações de Aveiro.
1. O canal de Aveiro
O Centro Histórico de Aveiro é cortado pelo estuário Ria de Aveiro, que marca a transição entre o Rio Vouga e o Oceano Atlântico. Esse canal de águas calmas foi transformado no principal ponto turístico da cidade. Repleto de barcos a remo, inspirados em Veneza, ali são feitos passeios com turistas. A navegação é rápida, afinal o canal é curto. Percorri a pé toda sua extensão em cerca de 10 minutos. Preço do passeio de barco: em média 10 Euros para adultos e 5 Euros para crianças.
2. Ovo Mole de Aveiro
Criado pelas freiras do Mosteiro de Jesus de Aveiro, o Ovo Mole é um verdadeiro patrimônio municipal. O doce é realmente muito gostoso. Experimentei na Confeitaria Peixinho, que tem mais de 160 anos de idade e é especialista em Ovo Mole, entre outras delícias à base de ovo.
3. Monumento ao Ovo Mole
O doce é tão famoso que tem um monumento em sua homenagem no centro da cidade. É possível chegar lá de barco, pois fica exatamente no final do canal. Não é lá muito fotogênico, mas é uma atração no mínimo pitoresca, provavelmente um dos maiores monumentos do mundo em homenagem a uma comida.
4. As praias de Aveiro
A 11 km do centro, estão as praias de Aveiro. De águas geladas, ondas fortes e ventos implacáveis, elas não estão entre as mais famosas de Portugal. Mesmo assim, são muito frequentadas pelos locais, que ao invés de guarda-sol, utilizam uma espécie de guarda-ventos pra suportar a brutalidade das correntes de ar. As principais são a Praia do Paredão Barra, a Praia da Costa Nova e a Praia da Vagueira.
5. Casinhas com listras coloridas de Aveiro, na Praia da Costa Nova
Perto da Praia da Costa Nova, no Bairro dos Pescadores, estão as célebres casinhas coloridas de Aveiro. Essas habitações se tornaram um ponto turístico de Aveiro, mas são cada vez mais raras. Esse estilo de decoração externa, conhecido como “casinhas às riscas”, é inspirado nas antigas casas de pescadores da região.
Vale a pena se hospedar em Aveiro?
Pra quem vai de Lisboa ao Porto de carro, fazendo várias paradas pelo caminho, Aveiro é uma boa opção de hospedagem. Após Sintra, Óbidos, Peniche, Nazaré e Coimbra, ela é a última cidade realmente interessante pelo caminho, além de ter muitos hotéis e restaurantes.
Bem localizado, próximo ao centro e com vista para o canal, o Melia Ria Hotel é um dos melhores da cidade, além de ter vaga de garagem, a um custo de 6 Euros por dia (cobrar estacionamento é comum em Portugal, mas geralmente sai mais barato do que estacionar na rua, pois há parquímetros por todo o país).
Se busca um hotel mais barato, a dica é o Royal Guesthouse, em ótima localização no Centro Histórico. Nesse caso, é melhor ir de trem para Aveiro ou ir em baixa temporada, quando é mais fácil encontrar vagas na rua, pois o local não possui estacionamento próprio.
Para mais dicas de hotéis e hospedagem, veja Onde ficar em Aveiro.
Vale a pena conhecer Aveiro?
Sim, definitivamente. A cidade é pequena e pode ser conhecida em poucas horas, se tornando uma parada obrigatória entre Lisboa e Porto. Além de quebrar a monotonia, pois entre tantas cidades onde as principais atrações são igrejas e castelos, Aveiro vai encher seu roteiro de cores e ondas, com o sabor único dos Ovos Moles de Aveiro.
Em caso de dúvidas, basta enviar sua pergunta. Boa viagem para Aveiro!
Reserve hotéis, ingressos, passeios e seguros com os parceiros do Buenas Dicas.
Você não paga nada a mais, e o blog recebe uma comissão.
Boa noite é muito bonito escrever sobre a Aveiro só é pena enganar as pessoas com publicidade enganosa porque a praia de Aveiro é São jacinto e não as menciona no seu site é mais uma vez deixar-nos para trás .
Oi Luísa.
Essas dicas de Aveiro são baseadas em minha experiência pessoal na cidade. Não são publicidade e não tem patrocínio. Não cheguei a conhecer essa praia de São Jacinto. Se quiser acrescentar algo sobre ela, alguma dica extra ou detalhes, se vale a pena conhecer, é só dizer. Os comentários também são bastante lidos. Saudações.
Aveiro é uma cidade muito mágica, adoro ir sempre que posso, porque é magnífica e desfruta de um bom dia com amigos e família! Muito obrigado pelo post! :)
Também gosto! Se tiver alguma dica de Aveiro para acrescentar, será bem-vinda.