Dicas de viagem para Lisboa: o que fazer e como planejar
Viajar para Lisboa é o sonho de muita gente. E já adianto: vale cada centavo. A capital de Portugal é uma das cidades mais interessantes da Europa. Cores vibrantes, comida gostosa, monumentos grandiosos e preços que não assustam. E aqui tem as mais sinceras dicas de viagem para Lisboa.
Fiz esse post que é praticamente um guia de viagem para Lisboa, com dicas mastigadas de roteiro, pra quem vai a primeira vez e não tem muita experiência na Europa e com viagens internacionais de modo geral. Saiba quando ir, como chegar, onde se hospedar, o que fazer, quanto gastar, onde comer e mais dicas de Lisboa. Vem comigo!
Dicas de Lisboa:
Não perca a oportunidade de agendar um “Free Tour em Lisboa“. Com menos de 3 horas de duração, o passeio percorre os lugares mais bonitos e históricos de Lisboa. No final, você escolhe quanto vai pagar. Já fiz esses passeio em várias cidades e sempre vale a pena.
Quando viajar para Lisboa
Considero que a melhor época para visitar Lisboa é quando não está quente demais, nem frio demais, nem chovendo muito. E de preferência quando a cidade não está mais superlotada do que o normal. Dessa forma, considero que os melhores meses para visitar Lisboa são:
- Março: chance de chuva moderada. Temperaturas entre 10ºC e 17ºC.
- Abril: chance de chuva moderada. Temperaturas entre 11ºC e 20ºC.
- Maio: pouca chance de chuva. Temperaturas entre 13ºC e 22ºC.
- Junho: pouca chance de chuva. Temperaturas entre 15ºC e 25ºC.
- Setembro: pouca chance de chuva. Temperaturas entre 16ºC e 27ºC.
- Outubro: chance de chuva moderada. Temperaturas entre 15ºC e 23ºC.
Então não vale a pena viajar nos outros meses? Claro que vale, desde que você saiba o que esperar. Lembrando também que previsão do tempo não é nada preciso. Mas, generalizando, as temporadas, estações do ano e outras variáveis fazem com que Lisboa seja predominantemente fria e chuvosa em novembro, dezembro, janeiro e fevereiro, e que o calor e as multidões sejam insuportáveis em julho e agosto (meses de férias na Europa).
Quantos dias ficar em Lisboa
Dá pra passar anos em Lisboa e ainda vai ter lugares interessantes para conhecer. Mas, numa viagem a turismo, pra conhecer o básico, como os bairros e lugares mais importantes, recomendo ficar no mínimo 3 dias inteiros em Lisboa.
Já aproveitou as ofertas da Black Friday do maior site de reservas do mundo? Acesse o site promocional do Booking.com e encontre hotéis com até 35% de desconto até 4 de dezembro.
Num roteiro de 3 dias, pode usar o primeiro dia para conhecer o miolo do Centro Histórico, como a Baixa, o Chiado e o Bairro Alto. No segundo dia, vá na Alfama e nos mirantes de Lisboa. No terceiro dia, faça o indispensável passeio para Belém.
Caso tenha mais dias, explore também as cidades próximas, como Sintra e Cascais, e aproveite para visitar lugares menos conhecidos de Lisboa, com mais tempo para curtir cada cantinho.
Dessa forma, pra evitar correria, 5 dias é o tempo ideal em Lisboa. Principalmente caso Portugal seja seu único destino na Europa.
Como ir para Lisboa – Passagens e voos
Em tempos sem pandemia, Lisboa recebe voos dos principais capitais da Europa e também está ligada ao Brasil atualmente por voos diretos das seguintes capitais: Natal, Recife, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre, Belém e São Paulo. A maioria desses voos é operado pela companhia portuguesa TAP (que eu não recomendo) e alguns pelas brasileiras AZUL e LATAM.
O preço médio da passagem em 2023 varia de R$ 4.500 a R$ 6.500 ida e volta.
Antes da pandemia, os voos mais baratos partiam das capitais do Nordeste, mas essas rotas ainda não foram retomadas.
Depois da retomada do turismo, ainda não vi boas promoções de passagens para Lisboa. De qualquer forma, veja nossas dicas de sites para comprar passagem aérea mais barata, que uso para encontrar os voos mais em conta.
Chegada em Lisboa – Imigração e documentos necessários
Portadores de passaporte brasileiros precisam passar pela imigração na chegada a Lisboa, a não ser que esteja vindo de outro país membro do Espaço Schengen.
Os fiscais costumam ser rigorosos com brasileiros, devido à grande onda de imigração ilegal. Para não ter problemas, o primeiro passo é ter todos os documentos preparados para a conferência:
- Passaporte: documento obrigatório e deve ser válido no mínimo pelos próximos três meses.
- Comprovante de seguro viagem: obrigatório e deve ter cobertura mínima de 30 mil euros. Faça um orçamento aqui.
- Endereço em Portugal: o fiscal pode perguntar onde você ficará hospedado. Tenha o endereço anotado em local de fácil acesso. Caso seja hotel, tenha o comprovante de reserva.
O CIVP, Certificado Internacional de Vacina e Profilaxia, com vacina contra febre amarela, NÃO é cobrado em Portugal.
Como ir do Aeroporto de Lisboa para o centro
Existem diferentes alternativas de transporte, como ônibus, táxi e Uber, que funciona em Lisboa e cobra em média 10 Euros numa corrida até os bairros turísticos centrais. Mas sem dúvidas o melhor jeito de sair do aeroporto é de metrô: logo que sair do terminal, vai ver a Estação Aeroporto. A passagem custa 1,50 + 0.50 pelo cartão recarregável. Em cerca de 30 minutos você chega aos bairros centrais, como na Estação Baixa-Chiado.
E você pode verificar todas as estações e tempos de viagem no site do Metropolitano de Lisboa, que também explica os tipos de bilhetes e descontos. Passo-a-passo para ir ao Centro:
- Embarque na Estação Aeroporto, Linha Rosa, Sentido São Sebastião
- Na Estação Alameda, conexão para a Linha Verde, sentido Cais do Sodré
- Se estiver hospedado na Baixa, desembarque na Estação Baixa-Chiado ou Rossio
Hospedagem – Bairros e hotéis bem localizados em Lisboa
Para facilitar o acesso aos pontos turísticos, metrôs, restaurantes e fazer muitas coisas a pé, recomendo se hospedar na região central de Lisboa. A região mais turística de todas é a Baixa, onde ficam a Rua Augusta, a Praça do Comércio e o Elevador de Santa Justa. Nessa região, uma pousada que indico é a Lost Lisbon Chiado, que costuma fazer ótimas promoções na baixa temporada.
- Conheça mais sobre a Baixa de Lisboa.
Ao redor do centro e também com estações de metrô, pontos turísticos e bons restaurantes acessíveis a pé, o Cais do Sodré, o Rossio e a região de Marquês de Pombal valem a hospedagem. No Rossio, em frente ao metrô, indico o Goodmorning Lisbon, que é um hostel bastante animado, com programação própria de festas e jantares.
Outra região que destaco é o histórico bairro da Alfama, que apesar das ladeiras e de não ter metrô, é próximo ao centro e tem charme próprio.
Para encontrar hotéis e apartamentos de temporada com o melhor custo-benefício, recomendo pesquisar em sites como Booking e Hotéis.com. Se reservar com pelo menos três meses de antecedência, encontra vaga nas melhores opções.
O que fazer em Lisboa – Principais pontos turísticos
Lisboa oferece atrações para uma vida inteira. Mas como o tempo de viagem costuma ser, em média, de 4 a 5 dias em Lisboa, é melhor focar nos lugares mais importantes da cidade. Selecionei pontos turísticos e atividades que merecem entrar na sua lista do que fazer em Lisboa.
Para conhecer vários lugares de um vez só, aproveitando ao máximo seu tempo e sem gastar nada, recomendo fazer este “Free tour em Lisboa“. Em menos de 3 horas, a caminhada com guia turístico, começa na Praça dos Restauradores e termina na Praça do Comércio, passando por lugares emblemáticos do Bairro Alto, do Chiado e da Baixa. É realmente grátis, mas você pode contribuir no final, com um valor que achar justo.
- Praça do Comércio: uma das maiores praças da Europa, cercada de edifícios e locais histórico, como o Martinho da Arcada, café e restaurante que era frequentado por Fernando Pessoa.
- Rua Augusta: exclusiva para pedestres, é o centro do turismo em Lisboa, com suas dezenas de cafés, restaurantes, lojas e hotéis. Movimentada dia e noite, liga a Praça do Comércio à Praça do Rossio.
- Parque Eduardo VII: esse belo parque é o maior do Centro de Lisboa e forma um cenário impressionante, com a vista alcançando toda a região da baixa até o Rio Tejo.
- Alfama: um dos mais antigos bairros de Lisboa, sobreviveu ao terremoto de 1755. Suas ladeiras preservam casarios históricos e tem ótimos bares, tornando a região um dos eixos da vida noturna de Lisboa.
- Mirantes da Alfama: uma atração à parte na Alfama são seus miradouros, como o Portas do Sol. Lá um portal conta em quadrinhos divertidos a secular história de Portugal. E a vista para o porto de cruzeiros é Magnífica.
- Castelo de São Jorge: em estilo medieval, é um dos pontos turísticos mais visitados de Lisboa, além de possuir uma linda vista para a cidade. Ingresso: 10 Euros
- Bairro Alto: esse nome faz todo sentido. Para chegar lá, onde estão algumas das melhores tascas com shows de fado em Lisboa, é preciso subir longas ladeiras e escadarias.
Em nossa lista com os 20 principais pontos turísticos de Lisboa você encontra mais detalhes sobre cada atração, com fotos, horários e dicas para planejar melhor cada passeio.
Passeios guiados em Lisboa em região
Quase sempre prefiro conhecer os lugares por conta própria. Mas há passeios em Lisboa que são melhores ou somente possíveis de serem feitos com guias. Fiz três atividades que recomendo bastante:
- Tour de Tuk Tuk: Lisboa está cheia daqueles triciclos motorizados, típicos da Tailândia, que fazem passeios por bairros como Alfama e Chiado. Não é tão necessário reservar antes, pois há muitos carros nas ruas, principalmente nas imediações da Praça dos Restauradores. Mas também dá pra agendar online, por exemplo, este Tour privado em tuk tuk. Dica: quanto mais gente, mais barato fica (até 3 ou 6 pessoas, depende do veículo).
- Bicicleta elétrica: as ladeiras de Lisboa não são muito amigas dos ciclistas. Por isso recomendo fazer um passeio de bicicleta elétrica para visitar mirantes e subir sem sofrer as colinas de Lisboa.
- Passeio de veleiro no Rio Tejo: partindo das Docas de Belém, esse passeio que pode ter 1 ou 2 horas vai até a Ponte 25 de Abril. O melhor horário é ao pôr-do-sol. Em média custa 30 Euros e inclui drinque a bordo.
Para reservar essas atividades, eu utilizei o Airbnb, que além de hospedagem, agora trabalha com experiências turísticas. Sai mais barato do que agência de turismo e, de modo geral, acho a experiência mais autêntica, pois cada “anfitrião” oferece atividades que realmente gosta e entende.
Belém, uma atração à parte
A 8 km de distância do centro de Lisboa, a charmosa Belém é um bairro de Lisboa. Às margens do Rio Tejo, foi um importante centro da navegação portuguesa e hoje concentra vários monumentos, museus e importantes pontos turísticos. Passar um dia em Belém é essencial em qualquer roteiro em Lisboa. O que fazer em Belém:
- Pastéis de Belém: local onde foi criado o famoso Pastel de Belém, vendido em outros lugares como “Pastel de Nata”. Além de comer, dá pra acompanhar a fabricação dessa iguaria da culinária portuguesa.
- Mosteiro dos Jerónimos: em arquitetura manuelina, foi eleito uma das 7 Maravilhas de Portugal e tem mais de 500 anos de história. Ingresso: 10 Euros.
- Torre de Belém: inaugurada em 1520 como um forte de defesa do Rio Tejo, hoje funciona como museu e também é uma das 7 Maravilhas de Portugal.
- Docas de Belém: local de onde partem passeios de barco pelo Rio Tejo. Recomendo fazer a atividade ao pôr-do-sol.
- Padrão dos Descobrimentos: monumento erguido no século passado, em homenagem às grandes conquistas da navegação portuguesa. É possível visitar uma exposição no seu interior.
- MAAT: museu com uma bela arquitetura e vista privilegiada para a Ponte 25 de Abril. Tem uma galeria de arte contemporânea (sem graça) e a chamada Central, com exposições interativas de eletricidade e tecnologia. Ingresso: 5 Euros para a Central.
Sintra, a cidade dos palácios, perto de Lisboa
Um bate e volta clássico para que viaja a Lisboa é a suntuosa Sintra. A 30 km de distância da capital, Sintra é ocupada a milênios. De forte muçulmano na época do domínio dos mouros, se transformou em refúgio de verão da família real portuguesa. O resultado, são palácios e castelos grandiosos.
O mais famoso deles é o Palácio Nacional de Pena. Esse antigo convento foi reformado e ampliado pelos monarcas que o adquiriram. Foi casa do último Rei de Portugal, Manuel II. Em localização privilegiada no topo de uma colina, tem vista que alcança as praias do Atlântico e o Rio Tejo. Somado a isso, a bela arquitetura e suas cores vibrantes, garantiram ao Palácio da Pena lugar como uma das 7 Maravilhas de Portugal.
Principais monumentos e palácios para visitar em Sintra:
- Parque e Palácio da Pena – Bilhete adulto (18 a 64 anos) – 14 euros
- Castelo dos Mouros – Bilhete adulto (18 a 64 anos) – 8 euros
- Chalet e Jardim da Condessa d’Edla – Incluído no ingresso do Parque + Palácio da Pena
- Quinta da Regaleira – 6 Euros
- Parque e Palácio de Monserrate – Bilhete adulto (18 a 64 anos) – 8 euros
- Palácio Nacional de Sintra – Bilhete adulto (18 a 64 anos) – 12 euros
- Palácio Nacional e Jardins de Queluz – Bilhete adulto (18 a 64 anos) – 10 euros
- Abegoaria e Quinta da Pena – Passeio a cavalo custa 15 Euros por 30 minutos
Os valores acima foram pesquisados em maio de 2023. Confira preços atualizados de ingressos no site oficial Parques de Sintra, além de mais informações sobre como chegar, possibilidade de ingressos gratuitos e fotos.
- No site tem mais detalhes sobre a maioria desses monumentos
Onde comer em Lisboa – Dicas de restaurantes
Em Lisboa se come muito bem e não se gasta tanto. Por cerca de 8 Euros é possível comer um prato de bacalhau em bons restaurantes centrais. Por mais 2 Euros, se bebe o vinho da casa. Gorjeta é bem-vinda, em cerca de 10%.
Restaurantes com bom custo-benefício, que comi e recomendo:
- Zé Varunca – Típica tasca portuguesa no Bairro Alto. Ótimo bacalhau.
- O Fernandinho – Simples, frequentado por operários locais do Chiado. Comida boa, tradicional e bem servida.
- Alpendre – Tradicional, em frente à Sé de Lisboa. Mais frequentado por locais do que por turistas.
- As Bifanas do Afonso – Boteco com cara de “pé sujo”. Serve os melhores sanduíches de Lisboa. Muito barato.
- Manteigaria – Rede especializada em pastéis de nata. Tem no Mercado da Ribeira, entre outros pontos.
Os melhores restaurantes de comidas típicas em Lisboa, indicados por leitores do Tripadvisor:
- Há Tapas no Mercado – Onde fica: Mercado de Arroios
- Versículo do Faia – Onde fica: Bairro Alto
- Floresta das Escadinhas – Onde fica: Rua de Santa Justa
- Crisfama – Onde fica: Rua da Cruz de Santa Apolônia
- Taberna Sal Grosso– Onde fica: Calçada do Forte
Roteiro de 5 dias e 4 noites em Lisboa
Quem pergunta quanto tempo ficar em Lisboa, ouve diferentes respostas. Para conhecer o básico de Lisboa, combinando a cidade com outros destinos em Portugal em na Europa, recomendo dormir pelo menos 4 noites em Lisboa, o que rende 3 dias inteiros na cidade.
- Dia 1 – Chegada. Aproveite para jantar um belo bacalhau.
- Dia 2 – Passeios no centro de Lisboa: Praça do Comércio, Baixa, Rossio e Parque Eduardo VII. Noite de fado no Bairro Alto.
- Dia 3 – Manhã de roteiro em Belém. Tarde na Alfama, com mirantes como Castelo de São Jorge ou Portas do Sol.
- Dia 4 –Dia em Sintra. Essencial é o Palácio da Pena. Noite nos bares da Rua Rosa, na Baixa de Lisboa.
- Dia 5 – Compre um Pastel de Nata pra viagem e se despeça de Lisboa
Orçamento – Quanto gastar numa viagem a Lisboa
Considerando esse roteiro de 5 dias, com hospedagem em pousada central bem avaliada, refeições em restaurantes com bom-custo benefício, transporte e entrada nos principais pontos turísticos.
- 4 noites em pousada no Chiado – 400 Euros, para um casal, 200 Euros por pessoa, se dividirem.
- Ingresso do MAAT: 6 Euros
- Ingressos Palácio da Pena e Castelo dos Mouros – 22 Euros
- Gastos com metrô em Lisboa e trens para Sintra e Belém: 30 Euros
- Transporte de Tuk Tuk até os palácios em Sintra: 15 Euros
- Dez refeições em restaurantes, mais gastos com cafés e petiscos: 150 Euros
- Presentes e gastos inesperados: 100 Euros
- TOTAL: 523 Euros, equivalentes a R$ 2.887 na cotação de hoje.
Esse é um orçamento simulado, baseado em preços reais. Quanto vai gastar, depende do perfil de cada um. Aqui, foquei numa viagem com o melhor custo-benefício, sem perrengue, mas também sem ostentação. Nessa conta não considerei gastos com sua ida a Lisboa, afinal cada uma parte de um lugar e paga um preço diferente na passagem. E há quem vai por terra ou de outros pontos da Europa.
Quer mais dicas de viagem para Lisboa?
Se quiser alguma informação extra, dicas para roteiros diferentes, mais lugares para visitar de acordo com seu perfil e outras informações, é só perguntar pelos comentário abaixo. Eu respondo sempre o mais rápido possível.
Boa viagem para Lisboa!
Explicamos tudo sobre a Black Friday do Booking em 2024. Leia e entenda como conseguir os melhores descontos de hotéis, carro e voos.
Reserve hotéis, ingressos, passeios e seguros com os parceiros do Buenas Dicas.
Você não paga nada a mais, e o blog recebe uma comissão.